Treinamento e Desenvolvimento

Trabalho em equipe: conheça 5 dicas para estimular seus colaboradores

Escrito por: Equipe Younder

Para que o trabalho em equipe ocorra e renda bem, os profissionais devem ter um bom nível de engajamento e um objetivo em comum.

O sucesso da sua empresa está diretamente relacionado a um bom trabalho em equipe, mas como estimular um grupo a trabalhar junto de forma harmoniosa e eficiente?

Um grande desafio para o gestor de RH é estimular membros da equipe para trabalhar em conjunto. Afinal, por mais que sejam profissionais preparados, as relações humanas são complexas.

Ponha um grupo sem harmonia e sem direcionamento em um escritório e o fluxo pode ser desastroso, mesmo que tenham grandes especialistas envolvidos. 

Por isso, é necessário saber aproveitar o que cada um dos membros tem de melhor e esse é um desafio da liderança e da gestão de RH.

E, para te ajudar a entender melhor quais as vantagens do trabalho em equipe e como estimular essa colaboração dentro da empresa, vamos te indicar 5 dicas práticas para aplicar hoje mesmo. Confira a seguir!

O que é o trabalho em equipe?

O trabalho em equipe pode parecer um conceito simples, com o qual temos contato desde crianças, mas esse é um assunto estudado por muitos profissionais para melhorar a produtividade também na área corporativa.

Numa empresa, não basta montar um grupo diverso e esperar que ele funcione bem em conjunto logo de início.

Para que o trabalho em equipe ocorra e renda bem, os profissionais devem ter um bom nível de engajamento e um objetivo em comum.

Nesse processo coletivo, é preciso que todo o grupo entenda que as suas atitudes influenciam nos resultados gerais e no trabalho de cada colaborador em específico. Uma vez a equipe engajada, os resultados podem acontecer mais rapidamente e em maiores proporções.

Modelo de Briefing para Treinamento

Qual a importância do trabalho em equipe para as empresas?

Ter funcionários qualificados e empenhados é o desejo de toda empresa, mas nada garante que eles trabalhem tão bem em equipe quanto trabalham individualmente. O time é um corpo que precisa ter harmonia para entregar ótimos resultados.

Por isso, a sintonia entre colaboradores evita prejuízos, retrabalhos, má convivência e outras dores de cabeça para os líderes e para o RH.

Sem o coletivo em harmonia, até mesmo os ótimos resultados individuais podem deixar de valer. Um bom exemplo é uma agência de publicidade: mesmo que a imagem do Outdoor esteja incrível e bem posicionada na rua, se a frase escrita não for chamativa, não valerá de nada.

Uma empresa sem bom trabalho em grupo é uma fonte de potenciais desperdiçados.

Por outro lado, o trabalho em equipe promove o estímulo da criatividade pela troca de ideias diferentes, o desenvolvimento de habilidades, o aprendizado em conjunto e muitos outros benefícios para o time. 

Saiba o que são equipes multidisciplinares 

Um dos modelos que vem tomando lugar nas empresas brasileiras é a formação cada vez mais de equipes multidisciplinares.

Mas, afinal, o que quer dizer uma equipe multidisciplinar? 

É a oportunidade de juntar profissionais com diferentes habilidades em um mesmo time, fomentando a troca de experiências e conhecimentos pessoais e profissionais. Esse tipo de formação tem ganhado espaço, pois fazem com que ações sejam tomadas de forma mais assertiva. 

Os principais desafios para o trabalho em equipe

A essência do trabalho em equipe é alcançar os objetivos em comum, mas você já deve ter sentido na pele alguns dos obstáculos do contato diário com outros colaboradores.

Por isso, é importante estar ciente dos principais desafios a encarar na hora de estimular o grupo de colaboradores:

Respeitar as diferenças

Uma equipe plural e com opiniões diversas, inserida em um ambiente de trabalho saudável, é o ideal para uma empresa que busca ampliar horizontes, mas as diferenças precisam ser respeitadas para serem efetivas.

É cada vez mais importante que a equipe saiba respeitar divergências, promover debates acolhedores e com respeito, sem conflitos desnecessários e que acabem gerando retrabalhos e desestímulos. 

Inclusão e diversidade fazem parte do respeito às diferenças, e são temas que não podem faltar na rotina da empresa. Confira 5 ações de diversidade para implementar com o nosso artigo.

Estimular a socialização

É fundamental que o gestor saiba observar as potencialidades de seus colegas de trabalho e crie ambientes de estímulo ao conhecimento mútuo.

Além do mais, momentos de descontração e socialização que não envolvam apenas trabalho são essenciais para criar mais harmonia no time.

Quer entender mais sobre como construir um ambiente motivador, cheio de interação e engajamento? Nós vamos te ajudar a montar um Plano de Ação para motivar os colaboradores! Clique aqui

Promover a melhoria da comunicação 

Uma falha na comunicação pode acabar com o bom trabalho da empresa. Isso porque um projeto de qualidade não pode ser feito sem comunicação, principalmente na era digital, onde os modelos home office e híbrido são cada vez mais comuns.

Sem comunicação, demandas podem ser entregues fora do esperado, datas acabam sendo descumpridas, desentendimentos entre grupo de pessoas podem acontecer, e o negócio pode ter vários prejuízos derivados da desorganização do fluxo.

5 boas práticas para estimular o trabalho em equipe 

Já que estamos falando em estimular o trabalho em equipe, trazemos, então, 5 boas práticas para você aprimorar na sua empresa para ter bons resultados. Confira!

1) Conheça o seu time

Não adianta ter uma equipe de potenciais diversos se não entendemos essas habilidades.

Colaboradores desvalorizados, escondidos por trás do trabalho rotineiro, podem acabar desmotivados e contribuir pouco para a equipe. 

Por isso, é tão importante que o gestor conheça cada colaborador, definindo papéis e funções de acordo com suas habilidades e estimulando o potencial de todos.

Da mesma forma, todos devem saber os seus papéis dentro do time, pois esse conhecimento mútuo é capaz de gerar mais harmonia e resultados melhores para os projetos. 

Por isso, também recomendamos que, além de entender muito bem o papel de cada um dos departamentos, é preciso promover dinâmicas de integração para que o time interaja de forma casual e profissional.

2) Estimule a reunião das pessoas da equipe

Se cada um ficar trabalhando separadamente, muitos problemas podem aparecer.

Como é o caso da sobreposição de funções que causa grandes prejuízos para o time. Portanto, estimule sempre as reuniões do time com treinamentos, capacitações, brainstorms e outras técnicas, para exercer a interação entre todos do grupo. 

Uma ótima forma de estimular a interação da equipe de forma dinâmica é usar treinamentos com gamificação. Clique aqui e entenda mais como usar a gamificação no treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

3) Crie e participe dos processos 

O trabalho em equipe nas empresas também inclui o gestor. O líder precisa estar bem inserido, pois o seu distanciamento também pode danificar o processo de comunicação entre colaboradores. 

O gestor precisa estar presente para acompanhar e incentivar de perto todo o processo, tirando dúvidas, resolvendo problemas, evitando erros e mostrando aos colaboradores o que está ótimo e o que precisa ser desenvolvido. Essa proximidade só contribui para o crescimento coletivo.

4) Incentive o feedback

Conforme já citamos antes, o trabalho em equipe deve envolver boa comunicação, então é preciso que o espaço seja aberto para tirar dúvidas, conversar sobre ideias, aprofundar projetos e feedbacks

Sem uma avaliação, os profissionais não sabem se estão errando ou acertando, e só continuam seguindo o fluxo. Por isso, o feedback faz parte do bom trabalho em equipe, onde todos estão buscando melhores resultados no processo construtivo. 

Então aqui a dica é promover um clima onde as pessoas possam melhorar, tirar dúvidas e dialogar sem receios, tanto por parte da gestão quanto por parte dos colaboradores.

5) Reconheça as conquistas do time:

Uma equipe valorizada é uma equipe engajada. Para promover confiança no time, é essencial reconhecer o bom trabalho.

Uma boa forma de reconhecer é dar benefícios e demonstrar que o negócio se importa em criar um bom plano de carreira para o colaborador. 

Os sonhos profissionais dos seus funcionários devem ser valorizados na empresa, de forma que a equipe sinta que pode crescer, melhorar de vida e alcançar novos patamares na carreira. 

Você disponibiliza um Plano de Carreira para engajar os colaboradores? Com essa ferramenta, o time e a empresa crescem lado a lado. Entenda mais no nosso artigo

A Younder quer deixar sua equipe mais eficiente! Promovemos treinamentos personalizados, estimulando o seu grupo a trabalhar em conjunto para entregar melhores resultados. Conheça mais sobre nossos serviços, clique abaixo e converse com um especialista.