imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Economia sustentável: como funciona na gestão de frotas 

A economia sustentável funciona de maneira a reduzir o impacto das atividades industriais para que a geração futura não seja tão prejudicada com o desgaste do meio ambiente. Ela faz parte da realidade das empresas em todos os segmentos, inclusive no de transporte. Leia o artigo para saber como funciona a economia sustentável dentro da gestão de frotas. 

O que é economia sustentável?  

A economia sustentável é um modelo econômico que visa atender às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Em outras palavras, ela tenta equilibrar desenvolvimento econômico, preservação de recursos naturais e práticas socialmente justas.

Ou seja, a economia sustentável promove o uso consciente dos recursos pensando não somente no lucro, mas também no impacto ambiental e social causado.

Qual a sua vantagem?  

A economia sustentável ajuda a conservar os recursos naturais. Por meio da conservação desses recursos é possível promover uma economia lucrativa e sustentável. Outras vantagens da economia sustentável são:

  • Redução de custos a longo prazo: embora possa exigir investimentos iniciais mais altos em tecnologias limpas e práticas sustentáveis, a economia sustentável resulta em redução de custos a longo prazo;
  • Inovação e competitividade: empresas que adotam práticas sustentáveis se tornam mais competitivas ao antecipar regulamentações futuras e atender às demandas dos consumidores por produtos ecológicos;
  • Reputação: focar na economia sustentável pode significar uma reputação positiva perante consumidores, investidores e comunidades, resultando em fidelidade do cliente, acesso a capital mais barato e menor exposição a riscos legais e regulatórios;
  • Redução de riscos ambientais: ao reduzir as emissões de gases do efeito estufa e minimizar o impacto ambiental das atividades humanas, a economia sustentável contribui para mitigar as mudanças climáticas e reduzir a vulnerabilidade a desastres naturais.

Essas e outras vantagens destacam o potencial da economia sustentável para promover o desenvolvimento econômico duradouro e equitativo, protegendo o meio ambiente e fortalecendo as comunidades.

Como a economia sustentável funciona na gestão de frotas?  

A sustentabilidade pode ser inserida nas mais diversas atividades de uma organização. Quando falamos sobre a gestão de frotas, é fundamental pensarmos no impacto ambiental gerado pelos veículos usados pela empresa.

Ao incluir princípios de economia sustentável na gestão de frotas, é possível obter benefícios em diversas áreas: além de proteger o meio ambiente, a empresa também gera valor social e obtém ganhos econômicos. Veja algumas boas práticas para inserir a economia sustentável na gestão de frotas:

  • Manutenção preventiva: Implementar programas de manutenção preventiva ajuda a garantir que os veículos da frota estejam funcionando de forma eficiente, aumentando a vida útil dos veículos, e reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases;
  • Otimização das rotas: Utilizar sistemas de gestão de frotas e tecnologias de rastreamento ajuda a otimizar rotas e planejamento de viagens, reduzindo a distância percorrida e o tempo de viagem, economizando combustível, e reduzindo emissões de gases e desgaste dos veículos.
  • Respeito ao limite de carga: Ao exceder o limite de carga, os caminhões irão consumir mais combustível e aumentar o desgaste dos pneus, os gastos com a reposição destes e a emissão de gases poluentes. O excesso de peso também pode prejudicar o desempenho dos caminhões nas estradas, levando a riscos de sinistros de trânsito.
  • Monitoramento da emissão de CO₂ na frota: É essencial realizar avaliação e monitoramento contínuos do desempenho ambiental da frota para identificar áreas de melhoria e garantir que as práticas sustentáveis estejam sendo implementadas de forma eficaz.
  • Treinamento da equipe: Oferecer treinamento para os motoristas da frota pode ajudar a promover uma condução mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes. Uma equipe capacitada consegue ter atitudes mais conscientes e combinar a eficiência com a conservação do meio ambiente.

Quais os benefícios da economia sustentável na gestão de frotas?  

Promover a economia sustentável na gestão de frota começa desde a manutenção periódica dos veículos, até o treinamento da equipe. Todas essas práticas irão cooperar para a empresa alcançar resultados melhores. Os benefícios da economia sustentável são:

  • redução da emissão de gases e impactos ambientais;
  • redução dos custos com manutenção do veículo;
  • diminuição de custos com o reparo do veículo;
  • redução dos custos com pneus;
  • queda do consumo de combustível;
  • maior vida útil dos veículos;
  • maior produtividade da frota;
  • maior satisfação do cliente final.

Agora que você viu sobre os benefícios da economia sustentável e já sabe qual o papel da gestão de frotas nesse modelo econômico, ofereça os treinamentos da Younder para os motoristas da sua frota! Os treinamentos auxiliam no desenvolvimento de habilidades e tornam os motoristas mais conscientes. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Posts Relacionados