imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Curso à distância: como funciona para a capacitação da frota?

A melhor maneira de ter bons resultados com a sua frota é capacitando os condutores. O curso à distância é uma ótima opção para promover o treinamento dos motoristas otimizando o tempo, já que é difícil ter todos os profissionais disponíveis ao mesmo tempo para realizar um curso presencial. 

Além da falta de tempo, outro ponto que torna o curso à distância mais atrativo é o custo: o custo de realizar um treinamento online é bem menor que o de um treinamento presencial. Mas como oferecer um curso a distância para os condutores da sua empresa? Confira ao longo deste artigo!

Como funciona o curso a distância?  

A SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) reconhece o curso à distância como uma possibilidade para motoristas profissionais se capacitarem de qualquer lugar do país de forma simplificada. Esses cursos funcionam através de um ambiente digital e para realizá-los é necessário ter acesso à internet por meio de smartphone, tablet ou computador.

O condutor poderá acessar o ambiente de aprendizagem virtual da instituição em que o curso será ministrado, no qual haverá salas em que o aluno poderá assistir a aulas, acessar textos e atividades. O curso à distância permite que os condutores da frota sejam instruídos quanto a boas práticas de direção ou façam cursos especializados.

Onde realizar um curso a distância para capacitar a frota?  

O gestor pode montar um curso à distância específico para atender às necessidades dos condutores de sua frota junto a instituição escolhida. Ao identificar as necessidades dos motoristas e os pontos de melhoria do setor de frota, a instituição começa a elaborar o seu curso a distância. 

1. Escolha a plataforma ideal  

Assim como uma escola necessita de infraestrutura para executar aulas, no ambiente digital acontece o mesmo. A plataforma onde o seu curso a distância está hospedado deve ser considerada quanto a:

  • usabilidade;
  • recursos disponíveis;
  • integrações com ferramentas;
  • suporte técnico.

2. Planejamento estratégico  

Os objetivos do treinamento, público-alvo, conteúdos a serem abordados e metodologia de ensino, são essenciais e precisam ser considerados. Um bom planejamento do treinamento tornará o conteúdo do curso à distância mais personalizado e você poderá segmentar os conteúdos, criar módulos de aprendizagem e montar um espaço para receber o feedback dos alunos.

3. Material de qualidade  

Tanto as aulas quanto os textos e atividades elaborados devem ser conforme o seu objetivo e público-alvo. Opte por uma linguagem que converse com seu público, aulas que realmente sejam edificantes e atividades dinâmicas.

4. Testes e avaliações  

É necessário medir o conhecimento dos condutores no curso à distância. Para isso, existem  testes e avaliações para verificar o aproveitamento dos motoristas em seu treinamento e saber como tornar o aprendizado ainda maior.

O ideal é que seja  oferecido um feedback para os alunos, aproveitando para realçar os pontos fortes de cada um. Essa prática é de grande valor para aumentar o engajamento deles no curso.

5. Acompanhamento  do desempenho dos alunos  

Mantenha um canal de comunicação aberto com os alunos do curso à distância, com espaço para ouvir queixas e sugestões sobre o treinamento. Acompanhar o desempenho dos alunos permite identificar pontos de melhoria, nível de engajamento, tempo de acesso e também as notas em atividades.

Quais as vantagens do curso à distância?  

O curso à distância apresenta vantagens quanto ao custo-benefício e também quanto a otimização do tempo. Ao oferecer o curso à distância personalizado para a empresa, você ainda terá o benefício de ter um curso voltado para as reais necessidades do negócio, que conversa com os seus colaboradores.

A modalidade de ensino à distância permite que os condutores da frota acessem o conteúdo de qualquer lugar e no momento que tiverem disponível. Dessa forma, fica mais fácil conciliar o trabalho com o aprendizado.

O ensino à distância ainda é uma ótima opção para aqueles que precisam economizar tempo, visto que não é necessário o deslocamento até o local de aula.

Para a empresa, as vantagens relacionadas ao custo de realização do curso online são grandes: o curso à distância não necessita de aluguel de espaço, gastos com transporte de funcionários ou gastos com alimentação. Assim é possível promover a capacitação dos profissionais com qualidade e gastando menos.

Como a Younder pode ajudar?  

Todo o processo de construção de um curso à distância  demanda tempo e muito estudo da equipe. Para facilitar esse processo, a Younder oferece soluções de curso à distância com conteúdo personalizado para sua empresa.

Por meio da plataforma Younder, você poderá promover capacitação aos condutores com conteúdo customizado, metodologias ativas que visam entregar um conteúdo engajador e significativo para os alunos.

A Younder acredita que pessoas engajadas e envolvidas aprendem melhor.Fale com um de nossos especialistas para customizar o seu curso à distância e oferecer o melhor conteúdo aos condutores da frota.

Posts Relacionados