imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Como um curso de direção defensiva ajuda na otimização da frota?

Cada vez mais o conhecimento em direção defensiva é necessário para dar segurança ao condutor e aos demais usuários presentes no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o principal motivo dos sinistros vários é o fator humano, que contribui para até 90% das ocorrências. 

Esses acidentes ainda podem acontecer por falhas mecânicas e problemas na via.

Para ajudar você a entender a importância de um curso de direção defensiva e como ele ajuda na otimização da frota, preparamos este artigo. Acompanhe!

Principais causas de imprudência no trânsito

Infelizmente, nem todos os motoristas priorizam a segurança e a vida, dirigindo com desatenção e descuido. Veja, a seguir, as principais causas de imprudência no trânsito.

Direção sob efeito de substâncias

Muitas vezes, motoristas profissionais são colocados em turnos com carga horária excessiva. 

Por isso, alguns desses profissionais utilizam medicamentos como tentativa de aliviar o sono. Além, é claro, do uso de álcool entre outras drogas lícitas e ilícitas.

Essas substâncias prejudicam as funções cerebrais e interferem diretamente na habilidade de responder rapidamente aos estímulos. Elas podem causar:

  • retardo no tempo de reação;
  • queda na atenção ao trânsito;
  • comprometimento das funções motoras;
  • agravamento da sonolência;
  • alteração de humor;
  • perda do controle do veículo.

Imprudência ao volante

Infelizmente, muitas pessoas dirigem de forma imprudente – atingindo altas velocidades, usando o celular enquanto dirigem, entre outras formas. 

Quando se dirige em alta velocidade, o veículo perde estabilidade. Desta forma, há uma maior dificuldade de o motorista manter o veículo em linha reta, de retornar a direção para a posição correta após uma curva, assim como fazer uma parada brusca.

Outro caso de imprudência é o uso de celulares no momento da condução do veículo. Atualmente, esse é um dos principais fatores de sinistros de trânsito e, também, um dos mais difíceis de controlar. 

Inexperiência por falta de prática

A inexperiência ou a imperícia no trânsito nada mais é do que a ausência de conhecimento técnico e habilidade na condução de veículos nas vias. 

É raro encontrar motoristas, mesmo profissionais de longa data, que já passaram por todas as situações nas estradas.

Por isso, nesta etapa prática se faz necessário o uso de simuladores de direção de alta imersão, por ser a única maneira de praticar situações de risco em ambiente seguro e controlado.

Desde o momento da contratação do motorista, é possível avaliar a forma como ele reage nas diversas condições viárias e também se ele possui um histórico de aptidão para o trabalho. Realizando essa análise desde o processo seletivo do condutor, é possível mitigar ainda mais os sinistros. 

Negligência na direção

A negligência no trânsito consiste na falta da ação esperada em alguma situação por descuido ou desatenção do motorista. Isso ocorre tanto em relação à conduta no trânsito quanto aos descuidos da manutenção do veículo.

Quando o motorista ou empresas não realizam as manutenções preventivas dos veículos periodicamente, eles estão aumentando o risco do equipamento falhar, o que pode causar um grande transtorno e atrasos – ou, pior, um sinistro de trânsito fatal.

O que é o curso de direção defensiva?

O curso de direção defensiva é um programa de treinamento projetado para fornecer aos condutores  habilidades e conhecimentos específicos relacionados à segurança no trânsito. 

Esse tipo de curso pretende ensinar técnicas de direção segura, conscientização sobre os riscos do trânsito e como agir de forma defensiva para evitar acidentes.

O curso de direção defensiva ensina ao condutor como agir em diferentes situações e destaca quais fatores precisam de sua total atenção, como:

  • funcionamento do veículo (atenção a qualquer anormalidade);
  • manutenção preventiva (manutenção periódica);
  • atenção aos retrovisores (verificar constantemente);
  • postura ao volante (cinto de segurança e as duas mãos no volante);
  • concentração ao dirigir (evite uso de celulares);
  • respeitar as condições das vias (trânsito, obstáculos e condutores);
  • observar as condições climáticas (chuvas e neblinas);
  • adequação às novas tecnologias dos veículos (freios ABS, câmbio automático etc);
  • em caso de cursos customizados incluir normas e procedimentos de segurança das empresas.

O curso de direção defensiva visa ensinar a agir preventiva e corretivamente para evitar riscos de sinistros de trânsito. 

A ideia é formar condutores conscientes e atentos à melhor forma possível de dirigir com segurança, independentemente da situação.

Para que serve o curso de direção defensiva?

O curso de direção defensiva serve para educar o condutor, seja para transporte cotidiano  ou para atividade profissional, e torná-lo apto a dirigir com segurança em qualquer situação.

Dessa forma, o motorista aprende quais as melhores estratégias e reações para mantê-lo em segurança e a todos ao seu redor, além de desenvolver soft skills que envolvam instruções para controle emocional.

O motorista vai poder entender melhor como agir de forma segura durante engarrafamento, neblina, pedestre atravessando a pista, situações adversas, sinistros de trânsito e em outras situações. 

É importante que você saiba que existem dois tipos de direção defensiva, a preventiva e a corretiva. Vamos entender no que consistem a seguir.

Direção defensiva preventiva

Na direção defensiva preventiva, o motorista toma todas as medidas possíveis para evitar riscos de acidente ou conflito.

Agir preventivamente, por exemplo, é fazer a manutenção do carro regularmente e manter a atenção voltada totalmente para a direção e para o trânsito.

Direção defensiva corretiva

Na direção defensiva corretiva, o motorista precisa contornar um risco para evitar um sinistro de trânsito ou diminuir o impacto negativo de uma situação inesperada.

Um exemplo de ação corretiva é desviar a tempo de um animal que entrou repentinamente na pista, ou agir rapidamente para evitar uma colisão traseira por conta de uma freada brusca do carro à frente.

Nesta etapa é que entra o bom entendimento de todos os itens de segurança do veículo, como, por exemplo:

  • saber usar de forma correta os freios ABS ou sistemas de freio do veículo;
  • capacitar o motorista para não colocar o pé na embreagem quando for necessário frear em situações inesperadas;
  • controlar o veículo em caso de perda de tração, entre outras adversidades.

Quem precisa fazer o curso de direção defensiva?

Existem alguns casos em que o curso de direção defensiva é obrigatório. Acompanhe!

  • O curso de direção defensiva deve ser ministrado pelas autoescolas na formação de condutores, renovação da CNH, mudança de categoria, adição de categoria e/ou reciclagem.
  • Todas as empresas que contratam condutores são obrigadas a dar aos seus condutores o curso de direção defensiva, de primeiros-socorros e outros pelo Código de Trânsito Brasileiro, Art. 150 § 1º, Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997.
  • O Código de Trânsito Brasileiro obriga que empresas que comercializam carros forneçam conteúdos relacionados ao código de trânsito, incluindo direção defensiva.

Quanto tempo dura o curso de direção defensiva?

Para os condutores de passeio, o curso de direção defensiva tem a duração de 8 a 10 horas, segundo o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Já para motoristas profissionais vai depender das exigências e normas de segurança de cada empresa. Além disso, é importante primeiro avaliar o que se deve capacitar.

Há duas sugestões de como fazer isso , uma delas é uso de diagnósticos, como questionários, e a outra é analisar os relatórios dos sistemas de telemetria. Após esses dados organizados, deve-se desenvolver treinamentos direcionados para instruir o colaborador nos pontos  que ele for avaliado com pior desempenho.

Como a direção defensiva ajuda a otimizar a gestão de frota?

A direção defensiva desempenha um papel fundamental na otimização da gestão de frota para empresas. Vejamos alguns deles:

Redução de sinistros de trânsito 

A direção defensiva enfatiza a antecipação e a prevenção de sinistros de trânsito.

Nesse cenário, motoristas treinados em direção defensiva estão mais atentos ao ambiente de trânsito, evitam comportamentos de risco e tomam ações proativas para evitar colisões, por exemplo. 

Com menos sinistros, a empresa reduz custos associados a reparos de veículos, e acionamento de seguros. Além de evitar riscos de exposição negativa da marca. 

Economia de combustível

A direção defensiva incentiva uma condução mais suave, evitando acelerações bruscas, frenagens excessivas e velocidades elevadas. 

Esses comportamentos contribuem para uma maior eficiência energética dos veículos e uma redução no consumo de combustível, resultando em economia para a empresa.

Menor desgaste dos veículos

Ao adotar técnicas de direção defensiva, os motoristas tendem a operar os veículos de forma mais suave e consciente. 

Isso ajuda a reduzir o desgaste dos componentes mecânicos, prolongando a vida útil dos veículos e diminuindo a necessidade de manutenção corretiva.

Melhoria na imagem da empresa

Empresas que priorizam a segurança no trânsito e adotam a direção defensiva demonstram preocupação com a segurança de seus motoristas e com a sociedade em geral. 

Isso contribui para uma imagem corporativa positiva, transmitindo confiança aos clientes, parceiros e ao público em geral.

Melhoria na gestão de riscos

A direção defensiva ajuda as empresas a identificar e gerenciar melhor os riscos associados à condução. Isso pode incluir:

  • a implementação de programas de treinamento regulares;
  • monitoramento da condução por meio de telemática e;
  • a adoção de políticas e procedimentos de segurança adequados.

Ao integrar a direção defensiva em sua gestão de frota, as empresas podem obter uma série de vantagens, incluindo:

  • redução de custos operacionais;
  • aumento da eficiência e segurança dos motoristas;
  • preservação dos ativos da frota e;
  • melhor reputação corporativa.

Está preparado para aproveitar os benefícios do curso de direção defensiva?

Vimos neste artigo toda a importância da direção defensiva – tanto para a segurança dos condutores quanto para a otimização da frota para as empresas. Com condutores mais prudentes e capacitados, todos saem ganhando.

Quer treinar seus condutores em direção defensiva? Aqui na Younder acreditamos que condutores bem treinados contribuem para uma frota mais econômica e segura. Pensando nisso, criamos o Younder Direção Inteligente, uma solução que reúne treinamento teórico e prático com metodologia interativa, gestão baseada em dados e conteúdo regionalizado em todo o Brasil. Conheça nossas soluções

Posts Relacionados