Qual plataforma digital é ideal para treinamento de motoristas?

O uso de uma plataforma digital para treinamento de motoristas oferece soluções já conhecidas para a mobilidade e segurança no tráfego rodoviário, como o videomonitoramento de motoristas, telemetria, sensores de fadiga e softwares de aprimoramento logístico para gestão de frotas.  

Neste contexto, a área de treinamento e desenvolvimento também tem apresentado avanços significativos com plataformas digitais focadas para capacitação de motoristas. 

Se você busca informações sobre as soluções que a indústria do e-learning oferece para os treinamentos de colaboradores, é provável que tenha se deparado com uma destas siglas LMS e LCMS, mas se ainda tem dúvidas do que são, continue lendo que vou detalhar para você. 

Por que contratar uma plataforma digital para treinamentos de motoristas? 

A cada dia, surgem novos dispositivos com a promessa de transformar o trabalho da gestão de frotas através de processos mais inovadores e assertivos.  

Esse processo de transformação é inevitável, tendo em vista o rápido desenvolvimento tecnológico que vivemos, mas o grande desafio ainda está na conscientização dos motoristas sobre a direção segura. 

Dados revelam que 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. Ou seja, a prevenção de acidentes de trânsito depende fundamentalmente do comportamento dos motoristas e, em muitos casos, que o gestor de frotas dê a devida importância a este aspecto e à manutenção dos veículos. 

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Mas, afinal, o que são as plataformas LMS e LCMS? 

O LMS (Learning Management System), ou Sistema Gerenciador do Processo de Aprendizagem, proporciona processos eficientes no gerenciamento da aprendizagem, pois possui serviços que facilitam e automatizam tarefas como matricular alunos, extrair relatórios de aprendizagem e emitir certificados. 

Para que esses processos ocorram, toda a estrutura do curso deve ser construída nas linguagens padrão de desenvolvimento de conteúdo. O mais comum é a construção em SCORM, AICC ou HTML5. 

O LCMS (Learning Content Management System) é um Sistema Gerenciador de Conteúdos e Aprendizagem. Sua principal diferença em relação ao LMS está na função de criar e customizar conteúdos dentro do mesmo sistema em que o curso é gerenciado. 

A finalidade dessas plataformas digitais é facilitar a administração de cursos e treinamentos para motoristas ou colaboradores.  

Quando se trata de treinamentos corporativos, o LMS e o LCMS disponibilizam a estrutura necessária para a aplicação de objetos de aprendizagem, que são conteúdos reutilizáveis que oferecem experiências instrucionais. 

Por que utilizar plataforma digital para treinamento de frotas? 

Para um gestor de frotas, a maior vantagem em utilizar um sistema de criação e/ou de gestão do conhecimento com seus motoristas é ter um ambiente on-line adequado para realizar a gestão das estratégias de aprendizagem com métricas bem definidas e objetos de aprendizagem alinhados ao escopo do projeto.  

Os treinamentos on-line trazem sempre novas oportunidades de aprimoramento e capacitação técnica e sensibilização dos condutores, além de favorecer: 

  • o desenvolvimento de formatos de conteúdo (objetos de aprendizagem) a partir de um mapeamento de problemas previamente identificados; 
  • a redução de custos na produção, aplicação e atualização dos cursos; 
  • um alcance amplo, ficando acessível para todos os colaboradores no melhor dia, local e horário para cada um; 
  • a aprendizagem de forma flexível, assim, o colaborador recebe um conteúdo personalizado de acordo com suas necessidades; 
  • a troca de informações e conhecimentos entre os condutores; 
  • abordagens assertivas do ponto de vista pedagógico, pois oferecem diversas métricas e métodos de avaliação. 

De que forma a plataforma digital facilita o treinamento de motoristas 

Como vimos, a principal diferença entre esses sistemas refere-se aos recursos e conhecimentos técnicos que sua empresa dispõe para criar, aplicar e gerir objetos de aprendizagem, bem como realizar a gestão do conhecimento e a avaliação de desempenho. 

Para entender qual a melhor opção, é necessário compreender quais são as suas condições técnicas, mas também entender como cada tipo de sistema afeta desenvolvedores, instrutores de treinamento, gestores, cursistas, entre outros profissionais envolvidos na aplicação dos treinamentos. 

Principais dificuldade 

Algumas das principais dificuldades encontradas na utilização de sistemas LMS para treinar e capacitar colaboradores são as necessidades de conhecimento técnico para desenvolver e adaptar conteúdos.  

Além de garantir a segurança de dados e do custo de manutenção.  

Por isso, em muitos casos, é indicado que você procure ajuda profissional ou empresas especializadas como a Younder para que consiga alcançar os melhores resultados em seus treinamentos on-line.  

Leia também:  

– Obtenha melhores resultados nos treinamentos de motoristas 

– Como avaliar a eficácia no treinamento para motoristas 

Então, vale a pena contratar uma plataforma digital para treinar motoristas? 

Investir na capacitação de motoristas gera redução de custos e garante a competitividade da empresa, uma vez que os motoristas estarão sempre atualizados com as melhores práticas. 

O mais importante é a capacitação regular é fundamental para a redução da perda de vidas humanas em acidentes de trânsito. 

Precisa inovar no processo de treinamento da sua equipe? A Younder pode te ajudar nesta missão, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. 

Posts Relacionados