imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

O que tem de novo na gestão de frotas?

O ramo de transporte terrestre cresce a cada dia. Por isso, a gestão de frota deve ser eficiente e atual. No entanto, os desafios enfrentados pelos gestores de frota são muitos – e acompanhar as novidades é essencial na busca por eficiência.

A gestão de frota consiste no direcionamento inteligente e acompanhado dos veículos utilizados pela empresa. Nesse aspecto são englobados questões como, custo de aquisição, manutenção de veículos, investimentos em tecnologia e, principalmente, capacitação de funcionários.

Os gestores precisam acompanhar as novidades do setor para lidar com todas essas rotinas fundamentais. Neste artigo, vamos compreender o que tem de novo na gestão de frota. Confira!

As mudanças na gestão de frota

Além de cursos voltados para a área e mais investimento dentro das empresas, a gestão de frota passou por uma transformação digital.

Antes, quem tomava conta da frota normalmente era de outra área e agregava mais essa responsabilidade na rotina diária. Dessa forma, não conseguia concentrar todos os esforços na atividade e acabava não conseguindo apresentar bons resultados.

A frota era sinônimo de aumento de custos e problemas dentro da empresa. Com o tempo, as organizações enxergaram que essa área merecia mais atenção, respeito e profissionalismo.

Hoje, a gestão de frota vem conquistando maior visibilidade, apoio e investimento de recursos, proporcionando também melhor capacitação e segurança para o gestor de frota.

A importância de modernizar a gestão de frota

Atualmente, é inviável cuidar de uma frota sem telemetria, mas algumas empresas são resistentes em investir nesta tecnologia. Desta forma, acaba sendo difícil medir e saber como cada veículo está sendo utilizado.

É através da telemetria que se localiza o veículo com exatidão, e o mais importante, se garante a segurança do condutor através da análise do seu perfil de dirigibilidade e controle de infrações cometidas.

Se antes os motoristas eram vistos como uma mão de obra de baixo valor, com esses recursos pode-se valorizar estes profissionais com bonificação por boa performance.  Isso acontece porque, com a ajuda da tecnologia, é possível aplicar metas de desempenho para melhoria da eficiência e economia da operação.

Desta forma, com o colaborador se sentindo mais valorizado na empresa, permanecerá por mais tempo, assim, conseguirá mitigar o número de rotatividade de pessoal (turnover). 

Logo, oferecer oportunidades dentro da empresa de capacitação para os funcionários é uma ótima prática de gestão de frota. Nesta perspectiva, entende-se que os dados são a melhor forma para provocar melhorias e entender a eficiência da frota.

Qual a importância dos dados para a gestão de frota?

A procura de uma gestão de frota eficiente deve começar pela coleta de dados. Os dados são como setas que indicam o caminho a seguir para alcançar os objetivos traçados.

Coletar dados auxilia a empresa a direcionar melhor seus recursos, conhecer o perfil de direção dos motoristas e como os carros estão sendo utilizados. Através deles é possível tomar medidas para:

  • Diminuir custos operacionais como consumo de combustível, desgaste de freios e pneus;
  • Analisar a conduta do motorista na direção;
  • Promover a segurança no trânsito;
  • Verificar se a política de frotas está sendo seguida;
  • Evitar o uso pessoal do veículo;
  • Diminuir o risco de sinistro na frota.

A gestão de frota que se baseia em dados é mais assertiva e organizada, pois consegue tomar atitudes de acordo com fatos e demonstrativos da realidade do negócio, migrando para uma gestão sustentável.

Sistemas para uma gestão sustentável

Assim como a telemetria, os cartões de combustível e a gestão do pedágio são novas ferramentas que facilitam o gerenciamento dos custos de cada veículo. Dessa forma, o gestor de frota consegue empregar mais energia nas estratégias e trabalhar os pontos específicos a fim de reduzir custos.

A definição de rotas, otimização de recursos e a melhor escolha de combustível contribuem para a gestão de uma frota sustentável e, de quebra, contribuem para redução de emissão de gases estufa.

Outra novidade são os sistemas criados e desenhados para a gestão de transporte. Antes, os responsáveis pela gestão de frota precisavam adequar sistemas pensados para outras áreas.

Hoje, existem ferramentas criadas para:

  • administração de ativos com automação de processos;
  • digitalização de checklists;
  • armazenagem de todo o histórico de cada veículo. 

O melhor é que existem ferramentas com todas essas funcionalidade integradas, dessa forma é possível evitar trabalhar com várias ferramentas ao mesmo tempo.

Um aspecto importante para alcançar a mobilidade sustentável está em oferecer aos colaboradores capacitação quanto a direção defensiva, redução de custos, segurança no trânsito e mobilidade urbana.

O gestor de frota precisa entender de capacitação dos motoristas

Falando em valorizar os motoristas, uma das formas mais eficazes de colocar isso em prática é manter o profissional motivado, investindo em conhecimento e reciclagem, por exemplo.

A capacitação dos funcionários da frota é responsável por fazer todos os outros pontos funcionarem corretamente. O gestor que tem atenção e capacita sua frota de maneira efetiva, garante que os veículos serão conduzidos com segurança e que os procedimentos e normas serão seguidos.

Para isso, é importante conscientizar seus motoristas oferecendo cursos e treinamentos para direção defensiva, segura e econômica em busca da mobilidade inteligente.

Através da Academia Mobilidade da Younder isso é possível — motoristas conscientes e comprometidos a uma direção econômica, segura e satisfatória.

Conheça a Academia Mobilidade

A Academia Mobilidade é a novidade da gestão de frota que fará sua empresa alcançar resultados ainda melhores na frota.

Para promover uma transformação na frota da sua empresa, a Academia Mobilidade possui um catálogo de mais de 50 títulos sobre mobilidade e segurança viária, treinamentos de todos os tipos para categorias como Frota Leve, Frota Leve off-road (4×4), Frota Pesada (C, D e E), Duas Rodas e Mobilidade.

Você encontrará conteúdos para:

  • Segurança viária — reciclagem de condutores experientes, desenvolvendo novas habilidades e revisando conhecimentos para uma direção defensiva para preservação de vidas.
  • Direção econômica — desenvolva habilidades técnicas e comportamentais para diminuir custos operacionais, como: consumo de combustível, desgaste de freios e pneus.
  • Contratação — aplique o programa de treinamento durante a integração de novos colaboradores, promovendo a capacitação e engajamento voltado à segurança no trânsito.
  • Mobilidade urbana — ofereça conteúdos e formatos inovadores para capacitar colaboradores que se deslocam até o trabalho por diversos modais.

É essencial utilizar tudo que se tem disponível no mercado para desenvolver uma frota mais eficiente, produtiva e sustentável.

Entendeu como a tecnologia e a capacitação de pessoas é essencial para manter a produtividade e manter uma gestão de frota eficiente? Ao contar com a ajuda de especialistas, todo o processo fica muito mais fácil.

Entre em contato com a Younder e inclua a Academia Mobilidade na sua empresa para alcançar uma gestão de frota eficiente e inovadora.  Saiba mais sobre!

Posts Relacionados