Semana Nacional de Trânsito: 3 dicas para fazer uma ação na sua empresa

Descubra como aproveitar a Semana Nacional de Trânsito para promover ações de conscientização de condutores na sua empresa. Acesse o conteúdo e saiba mais!

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) acontece todos os anos no mês de setembro. Nesse período, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito concentram-se na conscientização e educação da população em relação às práticas de trânsito.

O Brasil é o terceiro país com mais mortes por acidente de trânsito no mundo, atrás apenas de Índia e China. Ao mesmo tempo, o tema de 2023 é “No trânsito, escolha a vida”, direcionando as campanhas para a conscientização da população na procura por um trânsito mais seguro.

Para empresas que possuem frotas de veículos, essa é uma ótima oportunidade para conscientizar seus motoristas. Ou seja, sua empresa pode participar das atividades da Semana Nacional de Trânsito e criar ações que impactem positivamente seus colaboradores.

Confira nesse artigo, 3 dicas para promover ações na sua empresa aproveitando a Semana Nacional de Trânsito.

O que é a Semana Nacional de Trânsito?

A SNT é uma campanha realizada pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito que ocorre todos os anos no mês de setembro, de acordo com o artigo 326 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). O principal objetivo dessa iniciativa é promover ações educativas e conscientizadoras para alcançar um trânsito mais seguro. 

Como sabemos, o trânsito está presente na vida de toda a população — e a missão de torná-lo mais seguro deve ser de todos. Por isso, são organizadas atividades que englobam toda a sociedade: motoristas, motociclistas, ciclistas, passageiros e pedestres. 

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, as campanhas educativas da Semana Nacional de Trânsito de 2023, irão promover a busca por um sistema de trânsito mais seguro no Brasil, diminuindo as taxas de sinistros de trânsito  e óbitos.

Como aproveitar a data e fazer uma ação na sua empresa?

Para alcançar um trânsito seguro, todos os indivíduos devem cooperar. Na sua empresa não é diferente. 

Se sua organização possui uma frota que está sempre exposta ao trânsito dos centros urbanos ou das estradas, aproveite a Semana Nacional de Trânsito para trabalhar a educação dos profissionais quanto às boas práticas de condução.

Dessa forma, você educa seus colaboradores, promove maior segurança na sua frota, evita sinistros de trânsito e ainda influencia positivamente toda sociedade.

Confira abaixo 3 dicas para promover o trânsito seguro na sua empresa, utilizando a Semana Nacional de Trânsito.

1. Faça treinamentos presenciais e online

Uma pessoa bem treinada pode evitar sinistros de trânsito ou situações estressantes na rotina. Oferecer treinamentos para a equipe de condutores da empresa é de extrema importância para o aumento da segurança. 

O treinamento de direção preventiva tem a intenção de evitar comportamentos de risco e tornar os condutores adaptáveis a qualquer circunstância que pode ocorrer durante a condução do veículo.

Para isso, sua empresa pode realizar treinamentos presenciais e online, a fim de conscientizar seus motoristas em relação à direção preventiva. Explique sobre os conceitos teóricos e utilize exemplos práticos para tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo aos condutores.

2. Promova atividades interativas 

A melhor forma de aprender é através da interação. Só assim a pessoa se sentirá envolvida na informação que está sendo passada e impactada pela mensagem.

Ao promover ações na sua empresa durante a Semana Nacional de Trânsito, utilize atividades interativas para conscientizar os condutores a respeito da segurança no trânsito.

Para colocar isso em prática, você pode contar com a combinação da tecnologia com os jogos, por exemplo.

Aprender jogando é uma ótima opção de atividade interativa e conscientizadora durante a Semana Nacional de Trânsito. Essa tecnologia permite uso de videogame com uma pauta educativa para os motoristas.

Com os jogos, o condutor consegue assimilar os conceitos básicos de trânsito de forma dinâmica e atrativa, envolvendo-se intensamente com o que está sendo ensinado.

A Younder possui um mapa interativo, o “Trânsito Lance a Lance” que une o futebol a educação no trânsito de forma leve e atrativa para os colaboradores da empresa. Produtos como esse aumentam o interesse dos condutores pelo tema e proporcionam maior aprendizado.

3. Incentive atitudes conscientes no trânsito

Um trânsito mais consciente beneficia todos os cidadãos. Na Semana Nacional de Trânsito, incentive atitudes conscientes aos condutores da frota de sua empresa.

Por meio de palestras, aulas e eventos conduzidos pelo RH da empresa, os funcionários se sentirão imersos no tema e estimulados a praticarem ações positivas na condução de veículos.

Uma boa alternativa é premiar aqueles condutores que demonstrarem boa direção ou aqueles que tiverem menos multas de trânsito no período estipulado, por exemplo. Assim, todos sentirão atraídos a cooperar.

Quer treinar seus motoristas para uma direção mais segura e econômica? Fale com uma especialista da Younder!

Posts Relacionados