Gestão de Frotas

Semana nacional de trânsito: 3 ideias para usar a data para conscientizar colaboradores

Escrito por: Equipe Younder

Criar ações para essa data é importante porque elas podem impactar na proteção da vida dos seus colaboradores e na redução de custos com manutenção corretiva e multas da sua empresa

A Semana Nacional de Trânsito (SNT) é uma oportunidade para a sua empresa atuar em prol da conscientização das leis de trânsito, com o intuito de lembrar que cada pessoa é responsável por ajudar a reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito do país.

Por isso, você pode realizar as suas próprias ações educativas, pegando carona na Semana Nacional de Trânsito, que mobiliza diversas entidades e as autarquias de trânsito.

Criar ações para essa data é importante porque elas podem impactar na proteção da vida dos seus colaboradores e na redução de custos com manutenção corretiva e multas da sua empresa.

Portanto, confira neste artigo, a importância da Semana Nacional de Trânsito e o que você pode fazer na sua empresa para colaborar com esse propósito e ainda ter resultados positivos com isso. Continue lendo!

Saiba quando é comemorada a Semana Nacional de Trânsito

Anualmente, a Semana Nacional de Trânsito acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro desde 1998.

O dia 25 de setembro vinha sendo usado desde 1958 para a Campanha Nacional Educativa do Trânsito, por isso que esse dia também se tornou o “Dia do Trânsito”, de acordo com decreto federal n. 45.064/58.

Essas ações educativas visam atrair a atenção de motociclistas, motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres para as normas de trânsito e cumprir o dever das autoridades de trânsito de educar.

“Direito à vida no trânsito, agora é lei” foi o tema da primeira SNT, em 1998. Todo ano o CONTRAN determina um tema. Em 2021, o tema será “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Entenda a importância da comemoração

A motivação por trás de qualquer ação conscientizadora da Semana Nacional de Trânsito é que a imprudência de motoristas é o fator responsável por 90% dos óbitos no trânsito.

Isso porque o trânsito brasileiro está entre os 4 que mais matam no mundo, segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde). Entre janeiro e outubro de 2020, o Brasil registrou a marca de 80 mortes por dia devido a acidentes de trânsito.

É válido ressaltar que um trânsito violento como esse reduz índices de bem-estar, piora a qualidade de vida das cidades, além de tornar perigosa a profissão de motoristas e entregadores.

3 ideias de conscientizar o seus colaboradores durante a Semana Nacional de Trânsito

Se a sua empresa possui uma equipe de profissionais que trabalham diariamente expostas ao trânsito violento dos centros urbanos e das estradas brasileiras, é importante aproveitar a data comemorativa para criar iniciativas que possam tornar o dia a dia de trabalho mais seguro e consciente.

Aposte na Semana Nacional de Trânsito para colocar em prática alguma dessas iniciativas! Confira a seguir algumas dicas de ações para conscientizar seus colaboradores.

Ofereça treinamentos de direção defensiva e segura

Só quem está diariamente atrás do volante sabe quantos acidentes é possível evitar ao longo do dia com um bom treinamento.

Alguns aspectos como imprudência e falta de estrutura das estradas acabam tornando o ambiente laboral de motoristas perigoso e de constante risco.

E o treinamento de Direção Segura, ou Direção Defensiva, consiste justamente em ajudar os motoristas a desenvolverem habilidades de observação com o objetivo de prever comportamentos arriscados dos outros veículos que estão compartilhando a via.

Esse tipo de treinamento de direção defensiva tem tudo a ver com o mote da Semana Nacional de Trânsito de 2021, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. Afinal, colabora para que cada motorista se responsabilize pelo seu comportamento no trânsito.

A capacitação ou reciclagem de motoristas com o treinamento de direção defensiva é essencial para os motoristas profissionais, uma vez que também ajuda ensinando boas práticas para conservação do veículo, além de relembrar a importância de respeitar as leis de trânsito.

Blog Ebook Guia de Aulas Práticas

Incentive os colaboradores com treinamentos e atividades dinâmicas

É evidente que os treinamentos para condutores devem ser incentivados o ano inteiro, mas com processos confusos e um dia a dia corrido da gestão, que muitas vezes está sobrecarregada, isso pode até passar batido.

Por isso, é oportuno usar o gancho da Semana Nacional de Trânsito para colocar os treinamentos da sua equipe em dia e conseguir priorizar essas ações no orçamento, por exemplo.

Além disso, para o colaborador, essas ações da Semana Nacional de Trânsito vão soar mais como uma medida de cuidado com a vida, do que de exigência e cobrança visando apenas a economia da empresa. Sendo uma ótima oportunidade para incentivar o interesse por treinamentos e evolução profissional.

Confira abaixo 2 ideias de formas dinâmicas de conscientizar sua equipe:

Game learning

Uma ação que estimula o engajamento do seu colaborador pode ser o desenvolvimento de um game learning, que é um jogo educativo que aproveita conceitos de jogos de videogame para comunicar conteúdos educacionais. Ele proporciona assimilação de forma eficiente, ajudando o aluno a compreender temas complexos por meio de uma metodologia intuitiva.

A Younder embarcou nessa e para 2021 lançou o “Game Over na Imprudência”, um jogo feito para ajudar gestores a conscientizar condutores sobre os riscos de ser imprudente ao dirigir.

Podcasts e outras mídias

Uma outra ideia é oferecer aos seus colaboradores materiais educativos em áudio, através de mini-podcasts, rápidos e práticos, que contêm conteúdos de conscientização no trânsito e são fáceis de serem compartilhados em plataformas como WhatsApp.

E, para estimular o engajamento, você pode complementar essa ação com figurinhas e gifs animados que remetem a boas práticas nas vias. Foi assim que a Younder  conscientizou motoristas de todos os cantos do país em 2020.

Afinal, se por um lado treinamentos ajudam na capacitação profissional da sua equipe e reduz custos com mau uso do veículo, multas e manutenção corretiva, as atividades dinâmicas podem incentivar a interação entre a equipe e fortalecer a cultura da empresa.

Campanha Semana Nacional de Trânsito

Estimule a ética profissional e pessoal

Refletir sobre educação no trânsito é uma ótima forma de abordar a ética profissional e pessoal da sua equipe, permitindo que o local de trabalho seja um local de desenvolvimento.

As ações, eventos, palestras, conduzidas pela equipe de recursos humanos podem ser uma ótima oportunidade para que seus funcionários fiquem inspirados e possam desenvolver novas habilidades comportamentais, como comunicação empática, interação com o restante da equipe, senso de equipe, dentre outras.

Não deixe a Semana Nacional de Trânsito passar em branco

As empresas mais engajadas conseguem manter seus funcionários envolvidos e comprometidos com a empresa por mais tempo. As ações, eventos e ações diferenciadas que você promove dentro da empresa serão lembradas com mais frequência do que os dias normais de rotina.

Por isso, é válido incluir no planejamento anual da empresa ações recorrentes sobre educação no trânsito, aproveitando datas importantes no calendário como Maio Amarelo e Semana Nacional de Trânsito.

Quer entender melhor quais treinamentos a sua frota pode aproveitar? Então clique abaixo e fale com um dos nossos especialistas.