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Como implantar ações de prevenção de acidentes na sua empresa?

Medidas de prevenção de acidentes são responsáveis por um ambiente de trabalho seguro. Saiba como implantar essas ações neste artigo!

As práticas de prevenção de acidentes são o principal meio para minimizar os riscos à integridade física dos colaboradores de uma organização. Ao implementar essas práticas, é possível criar um ambiente mais seguro para todos — independentemente das atividades desempenhadas pelos profissionais.

Os acidentes de trabalho no Brasil são acontecimentos comuns que podem resultar em lesões sérias, ferimentos e até a morte. Além de prejudicar os funcionários, esses eventos também influenciam negativamente na imagem da empresa.

Nesta perspectiva, o mais importante é implantar ações de prevenção de acidentes em todos os setores da sua empresa, principalmente em áreas que trazem mais riscos para os trabalhadores — como a operação com máquinas e transporte de veículos.

Quer saber como implantar ações de prevenção de acidentes na sua empresa? Confira neste artigo!

O que é prevenção de acidentes

A prevenção de acidentes implica em um conjunto de ações adotadas visando diminuir os riscos e danos aos trabalhadores.

Essas medidas são baseadas nas normas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), a fim de evitar a exposição do trabalhador aos fatores que oferecem risco ocupacional.

A empresa que aplica essas medidas de prevenção de acidentes na realidade dos seus funcionários está em busca de um ambiente de trabalho mais humanizado, seguro e saudável.

Nesse cenário, é dever da empresa aplicar as medidas e se certificar de que estão sendo realmente seguidas, sempre conscientizando os colaboradores para a prática da prevenção de acidentes.

Qual a importância da prevenção de acidentes

O principal objetivo das medidas de prevenção de acidentes é manter a saúde do trabalho e criar um ambiente seguro para todos.

A Segurança e Saúde no Trabalho tem se tornado cada vez mais um tema presente em pequenas, médias e grandes empresas — e este é o cenário ideal. 

É preciso discutir e implementar medidas de segurança que promovam a qualidade do ambiente de trabalho aos profissionais.

Por meio dessas medidas, o profissional se sentirá mais seguro ao desempenhar suas funções e a empresa diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes de trabalho.

No entanto, ações de prevenção de acidentes devem ser atualizadas periodicamente, conforme as mudanças vivenciadas. Ou seja, é possível estar sempre aperfeiçoando as medidas de prevenção de acidentes.

Veja só alguns benefícios que sua empresa alcança ao implementar medidas de prevenção de acidentes:

  • Segurança aos trabalhadores;
  • Cumprimento das normas regulamentadoras;
  • Efetivo gerenciamento de riscos;
  • Redução de custos relacionados a acidentes;
  • Colaboradores satisfeitos;
  • Incremento da produtividade da equipe;
  • Ambiente de trabalho seguro.

Como implementar ações de prevenção de acidentes

  1. Preze pela atenção no trabalho

Uma ação simples, mas que é extremamente importante na prevenção de acidentes, é a atenção no trabalho. Todas as atividades devem ser desempenhadas com foco e atenção para evitar que imprevisto aconteçam.

Em posições e cargos que envolvam algum risco, é ainda mais importante que o profissional tenha atenção aos fatores que podem levar a algum acidente no trabalho.

Evitar distrações como o uso do celular, conversas paralelas e até mesmo o cansaço são pontos fundamentais. 

  1. Evite a exposição imprudente ao risco

Não podemos deixar de abordar a imprudência do trabalhador, pois alguns acidentes acontecem justamente por isso.

A empresa possui o dever de orientar e fiscalizar em relação às medidas de prevenção de acidentes. Da mesma forma, o trabalhador deve se preservar quanto a atitudes imprudentes.

  1. Mantenha ambiente organizado e limpo

Manter o local de trabalho limpo e organizado é uma simples medida de prevenção de acidentes que pode ser feita por todos. 

Um ótimo exemplo disso é evitar materiais espalhados ou produtos abertos que possam cair e derramar, evitando acidente com produtos inflamáveis.

O profissional que se compromete com um ambiente limpo e organizado contribui para o seu próprio desempenho e dos colegas de equipe.

Cabe ao gestor estar sempre orientando os colaboradores quanto a organização do ambiente. Estabelecer padrões de atividades pode ser uma ótima ideia também.

  1. Exija o uso de EPIs

Os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, são essenciais na prevenção de acidentes de trabalho. 

Seu uso é obrigatório em cargos que possuem risco à saúde, no entanto, em outras atividades seu uso é recomendado, mas não obrigatório.

Toda empresa deve oferecer aos funcionários, sem custo adicional, todos os equipamentos de segurança necessários para a atuação desse profissional.

Além disso, cabe aos gestores cobrar o uso de cada um deles, para assegurar que os funcionários estão utilizando.

  1. Invista em treinamentos

Mantenha sua equipe com o conhecimento em dia, investindo em treinamentos para todos os profissionais. 

Afinal, essas capacitações agregam muitos conhecimentos importantes para diminuir os riscos de acidentes.

Esses treinamentos podem ser personalizados conforme as atribuições de cada setor. No setor de logística, por exemplo, é possível organizar capacitações específicas para os condutores — incluindo orientações sobre direção defensiva, simulações práticas de direção, entre outros.

Como prevenir acidentes de veículos? 

Quando falamos da prevenção de acidentes na empresa, a condução de veículos merece uma atenção especial. 

Afinal, acidentes de veículos acontecem com frequência no Brasil — e podem ter graves consequências para os condutores. Por isso, os gestores devem orientar os condutores da frota a manterem uma direção defensiva e segura.

Para colocar isso em prática, ofereça oficinas e cursos práticos voltados para a conscientização dos motoristas, além de treinamentos especializados visando manter os profissionais em constante aprendizado.

Quando os treinamentos acontecem frequentemente, os condutores se sentem motivados e o conhecimento continua fresco em sua memória. Assim, o nível de consciência dos motoristas é aumentado e eles trabalham efetivamente na prevenção de acidentes.

Entendeu como implantar a prevenção de acidentes na sua empresa? Ao contar com a ajuda de especialistas, todo o processo se torna mais fácil e ágil!

Conheça os treinamentos da Younder e ofereça aos seus funcionários o conhecimento em medidas de prevenção de acidentes durante a condução dos veículos. Entre no site e saiba mais!

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