Você sabe para que serve um curso de direção defensiva?

Você tem noção para que serve um curso de direção defensiva? Comece a entender a partir desse momento!

O curso de direção defensiva serve para preparar o condutor de carro ou de moto para as intempéries que pode encontrar na vivência do trânsito.

A palavra de ordem de um condutor defensivo é SEGURANÇA. O objetivo do curso é prover ao condutor toda a teoria e as possíveis práticas que possam propiciar a segurança dele e de todo o coletivo. Sua relevância é tão grande que a Resolução nº 168 do Contran, de 14 de dezembro de 2004 tornou-o obrigatório em autoescolas, empresas que contratam motoristas e nos manuais dos carros.

Campanha Semana Nacional de Trânsito

Para que serve um curso de direção defensiva – Tipos de direção defensiva

A direção defensiva possui duas linhas de frente para propiciar uma postura defensiva do condutor. Ela trabalha prevenindo problemas e acidentes e ela trabalha corrigindo problemas e acidentes.

Direção defensiva preventiva

A direção defensiva preventiva parte do conhecimento construído sobre trânsito, veículo, vias, adversidades e condutor para evitar possíveis eventos e acidentes antes que eles ocorram.

Como isso é possível? Simples. Conhecimento, prática, cuidado, atenção e manutenção sempre. O bom condutor não usa do “jeitinho brasileiro” e deixa todo para a última hora.

A ideia é estar sempre atento e com propriedade sobre os fatores que envolvem o ato de dirigir.

Desta forma, o condutor defensivo é muito mais dificilmente pego de surpresa e ajuda manter o trânsito seguro para ele e para toda comunidade.

Direção defensiva corretiva

Infelizmente mesmo com todo cuidado e precaução existem situações que são inevitáveis. Nessas situações existem ações e posturas que vão ajudar a minimizar ou até resolver o problema que aconteceu.

Direção defensiva corretiva

O conhecimento que ajuda a prevenir também é usado como uma ferramenta para remediar. Os conhecimentos de como agir em adversidades também são abordados no curso.

O que fazer quando ocorre um acidente com vítimas, por exemplo? Meu carro quebrou e agora?

Exatamente quando muitos ficam perdidos, o condutor defensivo tem os caminhos e indicações de como agir e o que fazer.

Postura pacífica e solidária é uma das formas de ajudar em situações de estresse. Pensar nas consequências que uma situação tem para os demais evita que ela se torne uma bola de neve.

A quem chamar ou recorrer em determinado problema pode ser primordial entra a vida e a morte de alguém.

Essas posturas e posicionamentos são abordados e servem não só para o trânsito, mas para outras áreas da vida.

Para que serve um curso de direção defensiva – Conteúdo

No curso de direção defensiva o condutor aprende sobre os diferentes fatores que lidam na dinâmica do trânsito. Como já foi falado o conhecimento embasa a prática.

Desta forma, vamos mostrar quais são os principais elementos que o condutor aprende no curso. Vamos lá.

Campanha Maio Amarelo

Os veículos

Para se tornar um bom condutor é necessário no mínimo conhecer seu meio de transporte, seja uma moto ou um carro, concorda?

Os veículos

Por isso, o curso aborda questões básicas que envolvem um veículo e que são primordiais para evitar problemas e acidentes.

Podemos elencar alguns desses elementos do veículo que são importantes para estar atento e sinalizam quando é necessário realizar a manutenção preventiva ou corretiva.

Como o condutor pode prever que algo pode acontecer se não conhece o funcionamento padrão e a que deve dar atenção no veículo durante a condução? É preciso conhecer a máquina, não é verdade?

Os condutores

Além do carro, outra peça fundamental do quebra-cabeça montado pelo curso é o condutor.

A postura do condutor é essencial para que possa lidar da melhor maneira possível com os desafios do trânsito.

Se o motorista dirige agressivamente ele está assumindo riscos e conflitos desnecessários que podem ter consequências graves para ele e para o restante.

Portanto, é mostrado no curso que o motorista defensivo deve agir com ética e respeito. Assim ele contribuirá para o bom andamento dos eventos e situações no trânsito.

Além da questão da postura, as áreas físicas e emocionais devem ser consideradas com atenção. Dirigir é algo sério e só deve ser executado quando estamos em boas condições para agir e manter a atenção devida.

As vias de trânsito

Assim como devemos dar atenção ao carro e a nós mesmos é necessário que estejamos atentos as condições das vias em que dirigimos.

No curso são abordados os possíveis problemas e obstáculos que podemos enfrentar e /ou evitar ao dirigirmos.

É preciso estar atento ao outro também. As vias são ocupadas por outros carros e por isso, é necessário perceber os outros para ajudar, dar passagem, desviar ou avisar que algo está errado.

O ambiente

O ambiente pode ser um fator de perigo ao dirigimos, portanto é um importante elemento trabalhado no curso de direção defensiva.

Quando estamos dirigindo o clima pode dificultar ou até impedir o deslocamento. É necessário sempre avaliar se é viável enfrentá-lo ou não. Pode-se citar diversas situações que entram nesse contexto, como:

  • Chuvas;
  • Tempestade;
  • Neblina;
  • Granizo;
  • Excesso ou falta de luz;
  • Excesso de calor.

Aprendendo mais a fundo todos esses fatores que podem interagir com o ato de dirigir o condutor pode dirigir com segurança sempre.

Espero que o post sobre para que serve um curso de direção defensiva tenha sido interessante e útil para você.

Continue nos acompanhando e até o próximo texto.

Posts Relacionados