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Plataforma de EAD: 3 formas de gerar engajamento com treinamentos corporativos

Gerar engajamento em treinamentos corporativos é um desafio, mas hoje a tecnologia tem ferramentas que podem ajudar a criar conteúdos dinâmicos e melhorar a experiência do colaborador. É o caso da plataforma EAD para treinamentos.

As plataformas de ensino à distância são um recurso eficaz para oferecer treinamentos que contribuem para o desenvolvimento do funcionário e da empresa e, por consequência, de maneira mais prática.

As buscas por treinamentos corporativos à distância já vinham crescendo no Brasil, mas foi devido à pandemia que esse modelo se tornou a primeira opção para muitas empresas.

E, se você quer entender melhor como funciona uma plataforma EAD e também 3 recursos dessa ferramenta para treinamentos corporativos que vão melhorar o engajamento da sua equipe, confira o texto a seguir e anote essas dicas!

Entenda o que é uma plataforma EAD

Você já deve saber que EAD significa Ensino à Distância, portanto, as chamadas “plataformas EAD” são ambientes virtuais com ferramentas adequadas para oferecer uma experiência de aprendizado longe das salas de aula tradicionais.

Através de recursos da plataforma como vídeos, artigos, testes, programações interativas, arquivos, interface intuitiva e muitos outros recursos multimídia, é possível criar cursos online para a sua equipe.

Uma plataforma EAD tem uma estrutura digital que favorece a organização de estudos para o aluno, pois ela permite uma ótima visualização do conteúdo pedagógico e um fácil monitoramento das avaliações..

Normalmente, o aluno precisa de login e senha para acessar a plataforma de cursos online, assistir às aulas e acompanhar o seu progresso.

Em 2017, quando os cursos livres como graduação e pós-graduação à distância foram regulamentados por meio do Decreto 9.05, vimos muitas pessoas apresentando suas desconfianças quanto à qualidade do ensino ou o verdadeiro nível de aproveitamento das aulas.

Com o passar do tempo, ficou claro que alguns fatores culturais colaboram para o sucesso das plataformas EAD. Por exemplo, os novos hábitos que nos mantém sempre conectados através de notebooks e smartphones, bem como o crescente protagonismo dos vídeos em diversas redes sociais, possibilitaram a adesão ao ensino online.

Esses fatores aproximam a realidade do ensino à distância ao cotidiano das pessoas e ajuda a democratizar o acesso à educação.

Modelo de Briefing para Treinamento

Conheça os benefícios

Se você deseja adotar uma plataforma EAD para auxiliar na educação corporativa da sua empresa, é importante entender as vantagens dessa plataforma, permitindo a comparação com os treinamentos presenciais. Entenda a seguir!

Redução de Custo com treinamentos

A organização dos treinamentos presenciais exige muitos recursos, desde um ambiente físico, coffee break, transporte e tempo sincronizado de toda a equipe que pode significar a perda de um turno produtivo.

Aproveitamento do tempo

Os colaboradores podem realizar o treinamento numa plataforma EAD quando for mais conveniente. Esse tipo de liberdade favorece a autonomia e a produtividade do funcionário.

Diversidade de conteúdos e formatos

Uma das maiores vantagens da plataforma EAD é o respeito às capacidades de aprendizado de cada pessoa. Tem gente que aprende melhor com estímulos visuais, outras pessoas aprendem melhor com áudio ou lendo. Com a diversidade de conteúdos e formatos que a plataforma disponibiliza, é possível oferecer um ensino eficiente para todos.

Estímulos para o engajamento

Os cursos EAD não são monótonos, pelo contrário, esse tipo de plataforma oferece diversos recursos capazes de manter a atenção do colaborador e melhorar o aproveitamento dos treinamentos.

Inovação no dia a dia

Ser uma empresa inovadora está ao alcance de todos que desejam se tornar mais relevantes para a sociedade e principalmente para os seus funcionários através do uso assertivo de novas tecnologias.

3 formas de usar uma Plataforma EAD para gerar engajamento

Agora vamos falar sobre o impacto que a adoção de uma Plataforma EAD pode ter na sua empresa!

De acordo com relatório publicado pela consultoria global Gallup, o State of the Global Workplace 2017, apenas 15% dos colaboradores que têm um trabalho, no mundo todo, sentem-se engajados com o que fazem no ambiente corporativo.

O problema disso é que funcionários com baixo nível de engajamento demonstram menor disposição para superar obstáculos e buscar o autodesenvolvimento na empresa.

Esse dado deixa um desafio para a gestão de qualquer empresa: trabalhar para melhorar esses indicadores. Para isso, você também pode contar com o apoio de 3 vantagens das plataformas EAD. São elas:

1) Use diferentes estratégias para testar o engajamento

É muito válido aproveitar os objetos de aprendizagem que a plataforma EAD oferece para testar o que melhor funciona para gerar o engajamento dos seus funcionários. Algumas ferramentas disponíveis são: vídeos, resumos, infográficos, chats, fóruns, textos, áudios, quiz e testes.

Oferecer tudo isso permite que cada colaborador escolha o que mais faz sentido para a sua jornada de aprendizado, gerando maior interesse e estimulando sua proatividade.

Uma das melhores partes de usar treinamentos online é que eles conseguem não distanciar o instrutor dos alunos, sendo possível manter os espaços de troca e conversa. Para isso, pode-se contar com recursos como fóruns para discussão e chats para tirar dúvidas, por exemplo.

2) Explore treinamento no formato Gamification

É de se imaginar que nem sempre os treinamentos online vão ser capazes de manter o público engajado do começo ao fim. A partir do estudo do comportamento humano, a gamificação ganhou espaço no ensino à distância justamente para potencializar o engajamento das pessoas.

A Gamification é um termo que pode ser traduzido como “gamificação” e consiste no uso de características e gatilhos dos jogos para estimular jornadas de aprendizado. Nesse caso, é possível usar a estratégia para motivar os alunos e melhorar o engajamento no curso com base em artifícios lúdicos.

Associando o conhecimento às etapas e atividades de um jogo, deixando claro uma pontuação ou até mesmo estimulando algumas entregas, é possível manter seu colaborador interessado em um treinamento do começo ao fim.

3) Disponibilize horários alternativos

Para que tudo isso faça sentido, você precisa estabelecer uma relação de confiança com seus funcionários. Para tal, você precisará abrir a mente para realizar uma troca: você dará mais liberdade e flexibilidade, apostando que a empresa receberá maior produtividade e engajamento.

As plataformas EAD já estão sintonizadas com as soft skills e agregam muito valor porque disponibilizam os arquivos para que o funcionário acesse quando tiver disponibilidade e disposição para aprender.

Você não precisará estabelecer um horário para que toda a equipe realize o treinamento, esse tipo de controle é desnecessário. No entanto, é importante colocar um prazo máximo de tempo, até mesmo para garantir que todos os envolvidos realizem o curso.

O que uma Plataforma EAD precisa ter para auxiliar nos treinamentos corporativos

Na hora de escolher a melhor plataforma EAD para a sua empresa, é importante levar em conta diversos critérios além dos que você já sabe, como valores, benefícios e tempo de contrato.

No entanto, o que realmente irá importar mais é a experiência da sua equipe com a plataforma EAD. É essa identificação que vai garantir que todos possam usar a plataforma tranquilamente e que tenham ganhos em engajamento para a empresa. Assim como os seguintes pontos que separamos:

O que levar em conta na hora de contratar uma plataforma EAD?

– Estilo da plataforma: é muito importante que a plataforma EAD tenha um visual simples capaz de priorizar as informações certas. Além disso, é preciso que tenha uma fácil usabilidade, sendo bem prática e de boa navegação.

– Facilidade de acesso múltiplo por meio de computador, smartphone ou tablet: Como todo produto digital, você precisa considerar a experiência dos seus funcionários através dos diferentes aparelhos. É sempre bom lembrar que o acesso pelo celular é cada vez mais frequente, por isso não adianta que a plataforma seja boa apenas para quem acessa pelo computador.

– Acesso Offline: Não perca de vista as possíveis limitações dos seus funcionários, garanta uma plataforma com a possibilidade de acesso aos cursos em modo offline (sem internet) via aplicativo. Assim você evita que imprevistos atrapalhem o desenvolvimento da sua equipe.

– Acompanhamento de Performance: É essencial que a plataforma entregue dados e informações de performance em um dashboard, painel ou relatório. Isso é útil tanto do ponto de vista pessoal, para que o aluno acompanhe seu desempenho, quanto do ponto de vista do monitoramento, para que o gestor acompanhe o desempenho do time.

O aprendizado à distância pode ser visto como uma jornada. Só que, diferente do mundo físico, em uma plataforma de ensino à distância, é possível enxergar cada passo e ainda conferir indicadores capazes de indicar a sua eficácia.

Treinamentos corporativos EAD: praticidade e performance

Para as empresas que buscam melhorar o nível de engajamento de seus funcionários, é importante oferecer treinamentos e estimular o desenvolvimento profissional.

E você viu acima que adotar uma plataforma EAD de treinamentos corporativos pode facilitar bastante a vida do gestor que se preocupa com o desenvolvimento da equipe, ou que, na prática, precisa cumprir alguma meta com relação a isso.

Por fim, para além da praticidade, os treinamentos à distância já se provaram efetivos, principalmente com a inclusão de novas tecnologias e metodologias capazes de estimular o aprendizado e melhorar a performance dos funcionários.

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