imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Palestras de conscientização online funcionam?

As palestras de conscientização online têm ganhado espaço dentro das empresas graças à sua versatilidade, custo-benefício e potencial de engajamento. Porém, para ter bons resultados, as organizações precisam estruturar um plano que leve em consideração o perfil dos seus colaboradores e expectativas em relação aos encontros.

Uma dúvida frequente entre os gestores é justamente sobre a eficácia das palestras online: afinal, será que essa experiência tem o mesmo impacto que um encontro presencial? Ainda, ela tem potencial para promover mudanças reais nos comportamentos dos colaboradores?

Neste artigo, vamos explorar e detalhar o funcionamento das palestras online, mostrando o que são, quando são indicadas, as vantagens, como escolher, além de trazer dicas práticas que ajudarão no engajamento dos seus funcionários. Acompanhe e confira!

O que são palestras de conscientização online?

As palestras de conscientização online são encontros realizados na modalidade digital, focados em temas específicos e que geralmente estão limitados às necessidades de grupos e setores de uma empresa.

Elas funcionam seguindo a mesma lógica de uma palestra presencial, porém, na modalidade à distância. A ideia é oferecer um ponto de contato entre o palestrante e os colaboradores, buscando atender uma demanda em particular.

Isso significa, em outras palavras, que são encontros realizados buscando abordagens específicas e temas limitados, considerando as demandas de uma equipe, setor ou atividade da empresa. Boas palestras de conscientização online são desenhadas a partir das particularidades da empresa, contando com uma programação exclusiva e que aborde temas relevantes, de fato, para os participantes.

Em quais situações elas são indicadas?

As palestras de conscientização online são diferentes dos treinamentos, porque se destinam para ações pontuais. No caso das palestras para frotas, por exemplo, elas podem trabalhar com especialistas de trânsito temáticas específicas, utilizando exemplos comuns do dia a dia do condutor e criando reflexões sobre comportamentos.

A ideia das palestras de conscientização online é que elas abordem um assunto específico, trazendo debate e reflexão para os profissionais e promovendo mudanças reais nos comportamentos. Por isso, elas são ideais para ações sazonais como Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito.

Quais são as vantagens de investir em palestras online?

Há muitas razões para se investir em palestras online, já que elas são uma maneira fácil de agregar conhecimento aos colaboradores, com custos reduzidos e flexibilidade. Vamos conhecer mais sobre essas vantagens?

Flexibilidade e acessibilidade

Uma das principais vantagens das palestras online é que elas oferecem flexibilidade aos seus colaboradores, já que eles podem acessar o conteúdo de qualquer lugar e a qualquer horário do dia. Assim, eles não precisam se adaptar à agenda proposta pelo palestrante, sendo eles quem definem o melhor momento para assistir.

Outro fator combinado é a localização, sem a necessidade de se locomover até um determinado local, o colaborador (e o palestrante) eliminam o tempo de deslocamento.

Embora se fale pouco a respeito disso, as palestras de conscientização online também tem a vantagem de que podem ser assistidas quantas vezes o colaborador quiser, reforçando assim o aprendizado.

Otimização de custos

Sem a necessidade de alugar espaços físicos ou contratar palestrantes presenciais, a empresa otimiza custos com hospedagem, alimentação e transporte. Desta forma, a empresa pode deixar os encontros e treinamentos presenciais para momentos especiais, combinando as duas modalidades de treinamento conforme as necessidades e investindo os recursos com mais inteligência e planejamento.

Personalização do conteúdo

As palestras de conscientização online podem ser personalizadas considerando necessidades específicas de um determinado grupo de profissionais ou membros de um setor da empresa. Isso garante que o conteúdo seja relevante e as informações atualizadas rapidamente.

Incentivo ao engajamento

O ambiente digital oferece estratégias como a gamificação e ferramentas que incluem chats, enquetes e testes que podem ser usados para aumentar o engajamento, tornando o aprendizado mais divertido e eficaz.

Melhora nos resultados da empresa

Com a escolha das palestras mais adequadas ao perfil dos colaboradores a empresa consegue melhorar o desempenho dos funcionários em áreas como direção defensiva, primeiros socorros e mecânica básica. É natural que esse conhecimento seja refletido nos resultados da organização.

Neste sentido, as palestras de conscientização também podem abordar temas como saúde mental, gestão do estresse, bem-estar e boas práticas de saúde.

Promoção da sustentabilidade

Por fim, outro benefício que muitas vezes não é mencionado, mas tem grande valor para a empresa, especialmente se ela trabalha com metas de ESG, é a promoção da sustentabilidade. Sem deslocamento, se reduz a emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa.

Ainda, as palestras podem abordar temas como condução econômica e manutenção preventiva, o que contribui para a redução do consumo de combustível nas frotas e, automaticamente, ajuda a promover o cuidado com o meio ambiente.

Como engajar e incentivar o interesse dos colaboradores?

Para engajar os seus colaboradores você deve considerar escolher palestras que estejam alinhadas às expectativas e necessidades dos seus colaboradores. Trabalhe para escolher boas empresas de treinamento que tenham a capacidade de transformar os encontros em momentos de aprendizado.

Além disso, é interessante associar as palestras aos desafios e objetivos individuais de cada colaborador, criando trilhas de aprendizado e abrindo espaço para feedbacks mútuos.

Durante os encontros, vale a pena considerar promover a participação com perguntas interativas, chat ao vivo e uso de elementos de gamificação como jogos e desafios.

É válido utilizar incentivos como prêmios, sorteios e até dias de folga como uma maneira de estimular a participação. Hoje, o mercado oferece soluções de plataformas de ensino à distância que são fáceis de usar, personalizáveis e com uma série de recursos visuais que contribuem para o engajamento e aprendizado.

Conheça a Younder!

A Younder oferece palestras de conscientização para empresas com frotas. Essas palestras estão disponíveis tanto na modalidade presencial quanto na modalidade online.

Trabalhamos com palestrantes especialistas de trânsito que se conectam com o público utilizando metodologias interativas e criando reflexões sobre o próprio comportamento a partir de exemplos comuns no dia a dia do condutor, promovendo mudanças reais em seu comportamento.

As palestras de conscientização online podem ser implementadas em diferentes situações, considerando as necessidades específicas de cada empresa. Converse com os nossos especialistas e obtenha mais informações!