imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

O que é integração na empresa e como fazer de modo eficiente

Você sabe o que é integração na empresa? Esse processo visa melhorar a experiência de boas-vindas de novos funcionários e exerce um papel cada vez mais importante nas organizações.

Quando um novo profissional ingressa na empresa, é fundamental que exista um trabalho de integração para que ele possa desempenhar o seu papel, certo? Por isso, há uma grande preocupação em mostrar a missão, visão e valores da empresa e reforçar conceitos da cultura organizacional.

Neste artigo você vai entender a fundo o que é integração na empresa e vai conhecer algumas maneiras para tornar o processo de boas-vindas para novos funcionários mais interessante e eficiente. Confira!

O que é a integração na empresa?

A integração, também conhecida como onboarding, é um processo fundamental para a introdução de novos funcionários em uma empresa. 

Ele envolve a adaptação dos novos colaboradores à cultura, ao ambiente de trabalho e às responsabilidades do cargo que ocupam.

Dentro das empresas, é de praxe realizar a apresentação corporativa para o recém-contratado – na qual contam a história da companhia, mostram os principais produtos e clientes. Porém, é preciso entender que a integração deve ir além disso. 

Os funcionários precisam de muito mais insumos para iniciar sua jornada de forma fluida e eficiente.

Basicamente, a integração na empresa engloba uma série de conversas, apresentações e rituais que devem ajudar o novo contratado a ganhar contexto.

Isso passa pelo entendimento de seus valores, missão, objetivos e o plano de ação da carreira do funcionário.

Também é preciso apresentar um treinamento de integração para o recém-contratado descobrir qual será o seu papel, conhecer as plataformas e regras da organização, entre outros objetivos que contribuem para uma boa e rápida adaptação.

Por que é importante investir em uma boa integração de condutores?

Acabamos de compreender o que é integração na empresa. Mas por que será que esse processo é tão importante?

Uma boa integração é capaz de reter talentos, que desde o começo terão sua trajetória na empresa marcada com uma série de atividades de crescimento pessoal e profissional. 

Já a longo prazo, isso ajuda a reduzir o turnover de funcionários, uma vez que deixa novos talentos bem adaptados à cultura da empresa, fazendo com que eles se sintam parte do todo.

O processo de integração também é essencial para o clima organizacional, pois permite que o novo colaborador alinhe as expectativas e se adapte mais rapidamente ao ambiente de trabalho.

Já sob a perspectiva da produtividade, um bom alinhamento entre novo funcionário com sua equipe possibilita um engajamento maior logo nos primeiros dias, além de elevar a qualidade das primeiras entregas.

De toda forma, a estruturação do onboarding proporciona a formação de equipes mais sólidas e salienta a preocupação da empresa com o desenvolvimento e evolução do novo funcionário desde o começo.

Quais os benefícios da integração na empresa?

Existem diversos benefícios associados à implementação eficaz do processo de integração. Veja só os principais deles:

Melhorias na produtividade

Um processo de integração adequado ajuda os novos funcionários a entenderem rapidamente suas funções e responsabilidades. Eles se familiarizam com os processos internos, as ferramentas e os sistemas da empresa, o que resulta em uma curva de aprendizado mais rápida. Isso contribui para que os novos colaboradores se tornem produtivos mais rapidamente.

Engajamento e retenção de talentos

Um programa de integração eficiente demonstra aos novos funcionários que a empresa se preocupa com seu sucesso e bem-estar. Isso pode aumentar o engajamento e a satisfação dos colaboradores, diminuindo as chances de que eles busquem oportunidades em outras empresas. 

Funcionários engajados tendem a permanecer na empresa por mais tempo, o que reduz os custos de contratação e treinamento.

Alinhamento à cultura organizacional

A integração proporciona aos novos funcionários uma compreensão mais profunda da cultura, dos valores e das normas da empresa. 

Eles aprendem sobre a missão da organização e como seu trabalho contribui para alcançar os objetivos estratégicos. Isso cria um senso de pertencimento e ajuda a alinhar o comportamento e as atitudes dos colaboradores aos princípios da empresa.

Construção de relacionamentos e colaboração

Durante o processo de integração, os novos funcionários têm a oportunidade de conhecer e interagir com seus colegas de trabalho, gestores e membros de outras equipes. Essas interações facilitam a construção de relacionamentos profissionais, a colaboração e a troca de conhecimentos. 

Relações de trabalho positivas e uma rede de contatos internos fortalecida são fundamentais para o sucesso e a satisfação no ambiente de trabalho.

Redução da ansiedade e adaptação mais suave

O início de um novo emprego pode ser um momento estressante para os colaboradores, com a ansiedade e a incerteza sobre o que esperar. O processo de integração fornece informações claras e estruturadas, o que reduz a ansiedade e ajuda os novos funcionários a se adaptarem mais facilmente ao novo ambiente de trabalho.

Como fazer a integração na empresa de modo eficiente?

Mais do que compreender o que é integração na empresa, é fundamental saber como aplicar esse processo de forma eficiente, certo?

Para ajudá-lo nessa missão, preparamos algumas dicas para melhorar a integração de novos colaboradores. Acompanhe!

Tenha um manual completo de integração

Muitas empresas cometem o erro de não registrar por escrito os seus processos. Um manual formalizado deve ser o principal meio para reunir dúvidas e expectativas dos funcionários e criar um plano de carreira para que ele possa crescer e se desenvolver.

Por isso, é importante registar as boas práticas para resolver problemas do cotidiano mais rapidamente, como: desenvolver o organograma da empresa, as orientações burocráticas, acordos de confidencialidade, além das apresentações básicas de visão, valores e objetivos.

Com tudo isso transformado em processos, fica mais fácil analisar os resultados dos relatórios e formulários de integração e adotar medidas personalizadas para cuidar de cada um dos novos colaboradores. 

Além disso, o registro do processo garante que novos colaboradores, que assumirem posições no RH, por exemplo, conheçam os processos.

Prepare boas-vindas calorosas

A primeira impressão é a que fica, não é? No primeiro dia de trabalho, é importante receber o novo funcionário com uma recepção calorosa. Esse é o momento de apresentá-lo para a equipe, aos colegas de trabalho e mostrar que ele é parte importante do time.

Apresente a cultura da empresa por completo

Dedique tempo para explicar a cultura da empresa de forma abrangente. Discuta os valores, as crenças e as normas que direcionam a organização. Também explique como esses elementos se refletem nas práticas diárias e nas decisões da empresa.

Apresente as lideranças diretas

Outro ponto importante na integração é agendar reuniões para que o novo colaborador possa conhecer suas lideranças diretas. Essas reuniões ajudam a estabelecer uma conexão e a deixar claro como funcionam as relações entre os profissionais que farão parte do dia a dia do novo colaborador. 

Ofereça uma visão geral da empresa

Forneça uma visão geral da empresa, incluindo sua história, missão, visão e objetivos. Além disso, transmita informações sobre a estrutura organizacional, os principais departamentos e as áreas de negócio. Isso ajudará o novo funcionário a compreender melhor o contexto em que está inserido.

Apresente o colaborador nos espaços físicos da empresa

No trabalho presencial é muito importante criar um momento apenas para apresentar seu novo colaborador aos colegas mais antigos. É interessante comentar alguns detalhes positivos sobre sua personalidade, habilidades e no que essa pessoa eventualmente poderá ajudar a equipe.

A apresentação detalhada da equipe pode ser um diferencial, criando oportunidade de integração e ótimas amizades no ambiente de trabalho. No mundo, trabalhamos para pessoas, por pessoas e com pessoas. Por isso também que o primeiro contato é tão marcante.

Você também pode fazer dinâmicas para apresentação de forma que cada pessoa fale um pouco sobre si, seus gostos e hobbies. Um momento oportuno para isso pode ser um coffee break, onde todos poderão comer e confraternizar em seguida.

Ressalte os diferenciais da empresa

Tire um momento para destacar os diferenciais competitivos da empresa, como produtos inovadores, tecnologia avançada, valores únicos, política de sustentabilidade, entre outros. Explique como esses fatores contribuem para o sucesso da empresa no mercado.

Esclareça as responsabilidades e expectativas

Forneça uma descrição clara das responsabilidades do novo funcionário e explique quais são as expectativas em relação ao desempenho. Isso ajudará a alinhar as metas e a evitar mal-entendidos futuros.

Estabeleça um mentor

Atribua um mentor ou um colega mais experiente para orientar o novo funcionário. Esse apoio ajudará na integração e na familiarização com a empresa, além de ser uma fonte de suporte para eventuais dúvidas.

Invista em treinamentos

É importante garantir que o novo colaborador tenha acesso a todas as ferramentas, recursos e informações necessários para realizar suas tarefas. Por isso, além do onboarding, a sua empresa pode oferecer treinamentos estruturados e personalizados para melhorar as habilidades do funcionário.

Esse tipo de ação de integração é a melhor maneira de incentivar o desenvolvimento dos funcionários desde o começo. A cada treinamento e formação, os funcionários adquirem mais know how e se desenvolvem para trazer mais resultados para a empresa.

Contratar uma empresa focada em treinamentos corporativos pode ser a virada de chave para que você crie um processo de onboarding estruturado e eficiente.

Posts Relacionados