Inteligência Artificial em treinamentos de frotas: como usar para humanização

Com a tecnologia avançando, a inteligência artificial em treinamentos de frotas se torna não só uma realidade, mas uma importante ferramenta. Além disso, ela vem sendo adotada também no gerenciamento. 

Neste post, compreenda como a IA é aplicada na gestão de frotas e por que usá-la em treinamentos. Veja também como o Módulo de Gerenciamento da Younder Direção Inteligente ajuda a sua empresa nesse processo. Boa leitura! 

Como é aplicada a inteligência artificial no gerenciamento de frotas? 

Quando se trata de aplicar tecnologia, há muitas possibilidades para sua empresa. A inteligência artificial em treinamentos de frotas é uma delas, mas outros setores também são favorecidos. Confira! 

Coleta e análise de dados 

Uma das vantagens da IA é a coleta de dados. No caso das frotas, é possível obter informações por telemetria em tempo real, bem como fazer análise de diversos dados, tanto do veículo quanto do comportamento do motorista. 

Dessa forma, a gestão é diretamente impactada, pois os líderes têm informações sobre tudo, que podem ser usadas nas tomadas de decisões. 

Monitoramento do veículo 

Quando o motorista está na estrada, o gestor não consegue acompanhar o seu trabalho, a não ser pelo uso de tecnologia. Com sistemas de medição, câmeras ou telemetria é possível monitorar o comportamento, a fim de identificar pontos de melhoria. 

Por exemplo, se um motorista trafega em velocidades elevadas, colocando a carga e as pessoas em risco, a inteligência artificial pode detectar e enviar os dados para o gestor, permitindo que tome uma decisão em relação ao assunto. 

Otimização de rotas 

A inteligência artificial também ajuda a definir as melhores rotas, o que facilita o trabalho do motorista. Isso porque ela consegue captar dados sobre condições climáticas, sinistros de trânsito nas vias, congestionamentos e outros aspectos que podem atrasar uma entrega. 

Assim, ela também consegue fazer o ajuste, encontrando outro caminho possível para o veículo. 

Treinamentos para motoristas 

A inteligência artificial em treinamentos de frotas pode ser usada em plataformas de educação. Nelas, o motorista pode acessar aulas online e outros recursos de aprendizado, como jogos e vídeos. Já o gestor consegue receber dados sobre o rendimento. 

Por que usar a inteligência artificial em treinamentos de frotas?  

É claro que os motoristas podem ser treinados de forma mais tradicional. Porém, contar com tecnologia, especialmente a inteligência artificial em treinamentos de frotas, facilita e oferece muitas vantagens. Veja a seguir! 

Dados mais precisos 

Como é possível coletar informações nos treinamentos, o gestor consegue otimizar o tempo, podendo analisar gráficos e identificar rapidamente problemas. 

Por exemplo, se um treinamento está disponível, mas não foi acessado pelo motorista, isso pode sugerir diferentes causas, como falta de interesse ou dificuldade para estudar. 

Assim, o líder da equipe pode conversar com a pessoa para encontrar formas de sanar o problema. Por sua vez, quando uma pessoa se sai bem em avaliações nos treinamentos, o gestor pode identificar que ela tem determinado conhecimento enraizado e potencial de desenvolvimento. Portanto, consegue traçar melhor o perfil do profissional. 

Direção segura 

Uma boa vantagem da tecnologia nos treinamentos é favorecer a direção segura. Isso porque, além de colocar a pessoa certa realizando o treinamento necessário, ela tem à disposição uma infinidade de recursos para aprender melhor. Assim, consegue aplicar o que aprendeu na prática. 

Outro aspecto é que com diversos recursos, como gamificação, o motorista consome conteúdos práticos, conseguindo absorver melhor informações complexas, como legislação e conceitos.

Por fim, contar com chats automatizados por IA também auxilia essa pessoa a tirar dúvidas, sem depender de um atendente disponível. Ou seja, se o motorista decidir estudar de madrugada, poderá acessá-lo sem problemas. 

Aprendizado dinâmico e personalizado 

Como a plataforma é automatizada, o aprendizado se torna mais dinâmico, pois as ferramentas são direcionadas. Outro aspecto crucial é que, com tantos dados individuais, é possível promover treinamentos mais personalizados, com base no perfil detectado da pessoa. Assim, o curso tem mais rendimento, já que o gestor pode selecionar o formato que melhor atende à pessoa. 

Economia de custos 

É caro fazer treinamentos para motoristas que não são bem aproveitados. Por isso, contar com a inteligência artificial em sua aplicação é uma maneira de buscar o máximo de aproveitamento, tanto para a empresa, quanto para o colaborador. 

Além disso, pelo fato de que o próprio curso gera dados essenciais, especialmente quando se trata de informações personalizadas da pessoa, é possível conhecê-la melhor e tomar melhores decisões.

Assim, em um cenário mais amplo, é possível evitar custos com alta rotatividade de colaboradores, multas, processos legais por má direção, entre outros. 

YDI Gerenciamento: como a solução da Younder otimiza a sua frota? 

O Módulo de Gerenciamento da Younder Direção Inteligente é uma solução com inteligência artificial em treinamentos de frotas. Por ela, a empresa consegue acompanhar cada motorista de perto, aproveitando as sugestões de soluções da plataforma. 

Por exemplo, identificando por telemetria uma conduta perigosa, a YDI traça um perfil e aponta ao gestor a situação, podendo sugerir treinamentos específicos para as infrações mais comuns daquele motorista. 

Se muitos motoristas apontam o mesmo tipo de problema, o gestor pode incluir treinamentos coletivos personalizados como palestras especializadas sobre o tema. 

O resultado disso é uma aproximação humanizada do motorista, que não é visto como um número na frota, mas como um colaborador individualizado. Ou seja, a tecnologia se torna um suporte para facilitar operações, coletar dados e permitir que o gestor tenha esta visão mais focada na pessoa. 

Por sua vez, o colaborador, recebendo cuidado e feedback direcionado, pode sentir que a empresa oferece apoio. Dessa forma, fica mais propenso a refletir e mudar seu comportamento na direção para melhor. 

Atualmente, é possível usar a inteligência artificial em treinamentos de frotas para obter dados essenciais e tomar melhores decisões. Para isso, você pode contar com o Módulo de Gerenciamento da YDI, que coleta informações e alimenta um banco de dados, ajudando o gestor. Assim, é possível entender a pessoa de forma individualizada e ajudá-la a exercer um melhor trabalho na frota. A Younder já ajudou empresas como Coca-Cola, FEMSA e Cargill. Quer saber como podemos melhorar a sua frota também? Fale conosco!