imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Como fazer uma gestão logística eficiente em 9 passos! 

Com a evolução da tecnologia e a popularização das compras online, a necessidade de uma gestão logística eficiente tornou-se ainda maior para as empresas, pois agilidade agora é a palavra-chave para conquistar a satisfação do cliente.

No entanto, o aumento da demanda não significa necessariamente a existência de pessoas capacitadas para o serviço. Por conta disso, a gestão logística pode ficar prejudicada sem profissionais especializados e processos específicos.

Para alcançar uma gestão logística que seja realmente eficiente, o gestor precisa se atentar para alguns pontos que irão ajudá-lo nessa busca. Separamos, neste conteúdo, 9 passos para você trabalhar a gestão logística. Confira abaixo!

Para que serve uma gestão logística eficiente?  

O setor de logística e transporte pode ser considerado um dos pilares da empresa. Por meio desse setor é possível reduzir custos, aumentar lucros e até mesmo gerar uma experiência do cliente mais satisfatória. Com uma gestão logística eficiente, a empresa obterá os seguintes benefícios:

  • Redução de custos: ao otimizar as atividades, as empresas podem economizar custos relacionados ao transporte, armazenamento, manuseio de materiais e outros processos logísticos e aumentar sua lucratividade.
  • Eficiência operacional: uma gestão logística eficaz permite que as empresas otimizem seus processos, eliminando gargalos, melhorando a eficiência operacional e prevenindo acidentes.
  • Satisfação do cliente: uma logística eficiente contribui para a entrega rápida e precisa de produtos aos clientes. Isso não apenas aumenta a satisfação do cliente, mas também constrói a reputação da empresa.
  • Gestão de estoque eficaz: manter o equilíbrio adequado entre oferta e demanda, minimizar o excesso de estoque e evitar a falta de produtos são aspectos críticos para garantir uma cadeia de suprimentos eficiente.
  • Adaptabilidade às mudanças: a gestão logística eficiente permite que as empresas se adaptem rapidamente à mudanças nas condições do mercado, demanda do cliente, regulamentações e outros fatores externos.

9 passos para fazer uma gestão logística eficiente  

Como vimos, quando bem gerenciada, a parte logística do negócio pode apresentar vantagens que englobam todas as atividades da empresa.

Por essa razão, é importante que o gestor realize uma gestão logística que contemple o trabalho de todos, desde o operador de empilhadeira até o gerente, focando em entregar resultados. Confira abaixo 9 passos para fazer isso!

1. Faça uma boa previsão das demandas  

O primeiro passo para ter uma gestão logística eficaz é utilizar métodos de previsão de demanda para antecipar as necessidades do mercado e ajustar a produção e distribuição conforme necessário. É importante também colaborar com fornecedores para melhorar a comunicação e responder rapidamente às mudanças na demanda.

A previsão de demanda deve incluir o estudo do mercado, datas comemorativas, sazonalidade, objetivos de faturamento e o próprio comportamento dos consumidores do seu negócio.

2. Gerencie o estoque de forma adequada  

O estoque pode ser um dos gargalos da sua empresa. Mas, afinal, o que é melhor: ter um estoque grande ou enxuto? Isso deve ser decidido conforme as demandas, objetivos e características do seu negócio.

De qualquer forma, a gestão de estoque é fundamental para uma logística bem estruturada. Mantenha níveis de estoque adequados para evitar excessos ou falta de produtos. Com o auxílio da previsão de demandas, gerenciar o estoque fica menos complicado, mas é preciso ter organização.

Registre os produtos por meio de um software de gerenciamento e controle entradas e saídas de forma mais segura. Além disso, treine a equipe para reconhecer a importância de manter o estoque organizado e com informações atualizadas.

3. Monitore a operação  

Monitorar as operações internas e de entrega dos produtos pode ser uma fonte de dados para melhorias da gestão logística da empresa. O monitoramento de transporte de mercadorias garantirá que o produto chegue em boas condições, sem sofrer avarias ou danos. Outros pontos importantes do monitoramento das operações são:

  • avaliar o desempenho dos motoristas;
  • evitar atrasos;
  • controlar o consumo de combustível;
  • realizar ajustes na rota para melhorar o processo de entrega.
  1. Fique atento à política de fretes  

O frete em compras online é um dos maiores motivos de abandono de carrinhos e desistência de compra. Para evitar que seus consumidores desistam da compra na última hora, a política de fretes deve ser bem estabelecida, estar descrita claramente e beneficiar  tanto os clientes quanto a própria empresa.

5. Faça checklists  

As listas ou checklists são uma forma de estabelecer padrões e rotinas de atividades. A gestão logística pode se beneficiar delas para tornar os processos mais claros e evitar erros. Elas podem ser feitas de maneira digital via softwares ou planilhas a fim de automatizar ainda mais a coleta de dados.

Os checklists ainda proporcionam a antecipação de problemas, ou seja, é possível identificar falhas na operação antes que o problema venha à tona.

6. Foque em um bom atendimento  

O atendimento pode fidelizar ou afastar o possível cliente do seu negócio. Portanto, o atendimento influencia diretamente na sua relação com o consumidor e na percepção da sua empresa no mercado.

Por conta disso, a gestão logística também deve oferecer soluções para o atendimento, sanando problemas com pedidos, atrasos de entregas ou avarias aos produtos.

7. Conte com a tecnologia  

A tecnologia é a principal aliada na busca por uma gestão logística eficiente. Utilize tecnologias como a automação para rastreamento dos veículos em tempo real, monitoramento de estoque e otimização de processos.

Com softwares e sistemas específicos para o gerenciamento logístico é possível diminuir o tempo de execução de tarefas que demorariam horas, levando a um ganho de tempo significativo para as operações. A tecnologia ainda proporciona o monitoramento das entregas e execução de tarefas, buscando melhorias de desempenho.

8. Treine e capacite os funcionários  

Funcionários treinados e capacitados cooperam para que toda a operação logística da empresa aconteça de forma estratégica e organizada. Para motivar todos os funcionários, forneça treinamento adequado para a equipe envolvida na gestão logística, promovendo uma cultura de melhoria contínua e incentivo à inovação.

Com foco nesses pontos, os funcionários terão autonomia para aprimorar suas próprias atividades, além de gerar um sentimento de cooperação entre os membros da equipe. Ofereça treinamentos de capacitação com foco na melhoria das relações de trabalho, na condução eficiente e no aumento do desempenho dos motoristas.

9. Conte com a Younder  

A Younder é especialista em treinamentos teóricos e práticos para equipes de frotas que buscam aperfeiçoar suas atividades. Com os treinamentos da Younder, sua empresa oferecerá aos funcionários a oportunidade de se capacitarem, criando uma gestão logística mais eficiente.

As soluções da Younder se adaptam às necessidades de todo gestor para a empresa colher os benefícios de ter um time alinhado com os propósitos e valores do negócio e conscientizado quanto à direção econômica e a excelência na execução de suas tarefas.

Conte com a Younder para uma gestão logística inteligente e estratégica, fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Posts Relacionados