Gestão de Frotas

Gestão de multas para frotas: entenda o processo

Escrito por: Equipe Younder

Uma responsabilidade importante que o gestor de frotas possui é a gestão de multas da frota.

Quando falamos dos custos operacionais da frota como abastecimento, manutenção ou locação, as despesas com infrações é considerada relativamente baixa. Ainda mais, em muitos casos, por ser um valor a ser descontado do funcionário responsável.

Ainda assim, além do que é pago em agravos e multas por não identificação dos condutores, temos que pontuar outras despesas envolvidas.

Sendo a gestão de multas, um excelente instrumento para indicar o perfil de condução dos motoristas da frota e, assim, de uma maneira mais ampla ser um processo de redução de custo operacionais gerais.

Sobre isso vou comentar nos tópicos abaixo.

Multas de Trânsito x Respeito à vida

O número de multas está diretamente relacionado com o aumento de acidentes de trânsito. Fato!

Eu como já atuei em Gestão de Frota, acho importante ressaltar a necessidade da identificação das multas, para que, com a preocupação com o acúmulo de pontos na carteira, os condutores dirijam de forma mais consciente.

Quando o condutor tem a obrigação de identificar toda e qualquer multa de sua responsabilidade, ele se empenhará muito mais em evitar certos deslizes para não colocar em risco a principal ferramenta de trabalho que ele dispõe: a CNH.

Tanto enquanto dirigir profissionalmente quanto nas atividades relacionadas à vida pessoal.

Nesse processo, é importante contar com a liderança, treinamentos para os motoristas, soluções tecnológicas como a telemetria tendo o propósito de promover conscientização dos condutores, afinal de contas, a segurança no trânsito deve estar em primeiro lugar.

Guia de atualização do CTB 2021

Principais infrações de trânsito nas frotas

Excesso de velocidade

Segundo a OMS, 1,35 milhão de vidas são perdidas todo ano no trânsito mundial. A principal causa? Excesso de velocidade!

Por mais que os meios de comunicação divulguem e as pessoas tenham ciência do quão perigoso é andar acima da velocidade, muitos ainda arriscam suas vidas e de terceiros no trânsito.

Para você uma ideia, o impacto de uma colisão a 60 km/h equivale à queda do 11º andar de um prédio. A 80 km/h seria do 20º andar. A cada aumento de 8 km/h, crescem-se 4% o número de mortes em um acidente.

Custo de manutenção: O efeito colateral do excesso de velocidade é aplicado na manutenção dos veículos. Isso ocorre no caso de alguns componentes do veículo que estão relacionados a frenagens, acelerações bruscas e utilização do ativo sempre no limite.

Celular e direção

Outra infração de grande impacto no trânsito é a utilização do celular enquanto dirige. Já foi comprovado que essa ação é tão perigosa quanto o efeito do álcool na direção e amplia em 400 vezes o risco de provocar um acidente.

Como justificativa, muitos funcionários sentem-se obrigados a atender o telefone mesmo enquanto dirigem quando a chamada ou mensagem em questão é relacionada à empresa onde trabalham.

Cabe ao gestor de frotas e a liderança da organização incentivar boas práticas e dar o exemplo.

Veja outras multas de trânsito comuns em frotas

  • Multas por excesso de peso
  • Multas por excesso de passageiros
  • Multas por ultrapassagem proibida
  • Multas por não usar o cinto de segurança
Maio Amarelo 2021 - Quiz interativo Younder

Processos da gestão de infração de trânsito

Além da preocupação com a segurança no trânsito e os custos citados acima, a gestão de multas é um processo muito trabalhoso, principalmente, em grandes frotas.

Veja algumas tarefas envolvidas na gestão de multas: 

  • Identificar dentro do prazo quais condutores foram os responsáveis pelo veículo naquele período (veja a mudança do CTB quanto ao aumento do prazo para defesa prévia);
  • Elaborar recursos;
  • Efetuar pagamentos e solicitações de desconto;
  • Realizar um extrato periódico da pontuação da CNH de cada condutor da frota;
  • Gestão dos custos e criação de relatórios.

Ponto de atenção: Caso ocorra algum acidente de trânsito envolvendo um funcionário com documentação irregular, como CNH suspensa, a empresa torna-se diretamente responsável solidária.

Leia também: Mudanças do Código de Trânsito Brasileiro 2021

Política de frotas

Não posso deixar de mencionar que todas as regras que envolvem também o processo de multas devem estar na Política de Frotas, documento que formaliza todos os direitos e deveres relacionados à condução dos veículos da empresa.

Não tem Política de Frotas? Para te ajudar nessa missão, criei um checklist com os principais procedimentos para elaboração de uma Política de Frotas, para baixar preencha o formulário abaixo para receber no seu e-mail.

Ponto de Atenção: Motorista profissional com CNH suspensa pode ser demitido por justa causa. Entenda clicando aqui.

Quais sistemas de gestão de multas?

Já percebemos que a gestão das multas é um processo bem trabalhoso, mas hoje os gestores já contam com plataformas e serviços que tornam essa tarefa menos penosa. 

Vamos as opções:

Telemetria

A telemetria é importante na gestão das multas em 2 pontos:

1 – Conhecer o perfil de dirigibilidade dos condutores para melhorar a atuação na conscientização;

2 – Apoiar na identificação das multas.

Além disso, algumas ferramentas contam com identificação facial dos condutores o que facilita ainda mais na identificação dos funcionários.

Dentre os fornecedores mais conhecidos atualmente, temos a Golsat, Veltec (Trimble) e a Ituran, cada uma com suas particularidades em relação à tecnologia e atendimento.

Plataforma de Gestão de Multas

Contar com uma plataforma para a gestão de multas para frota é essencial.

Com o processo mais automatizado, o gestor terá mais tempo para as atividades mais estratégicas do negócio para ter uma visão mais macro da operação, tanto na condução do histórico dos ativos, quanto na gestão da equipe.

Plataformas como a Rabbot ou a Sofit tem como objetivo automatizar todo o processo, desde a parte de manutenção até a própria gestão das multas.

O que esperar dos sistemas de gestão de multas?

Alguns fornecedores fazem a gestão total das multas: desde o processo de identificação dos condutores até o pagamento dos boletos de forma antecipada garantindo assim o desconto.

Além disso, alguns sistemas proporcionam a consulta dos pontos da CNH de todos os motoristas, ideal para garantir às organizações que seus motoristas estão aptos a conduzir seus veículos em segurança.

Players disponíveis no mercado com essas funcionalidades: Mônaco e Active Fleet.

Para reflexão veja alguns dados de acidentalidade no trânsito

Alguns dados deixam claro como é importante a conscientização e educação no trânsito em respeito à vida segundo o portal do trânsito:

  • Em 2020 foram pagas mais de 33 mil indenizações por mortes no trânsito brasileiro;
  • Acidentes de trânsito matam mais do que crimes violentos no Brasil;
  • O número de internações hospitalares por acidentes entre ciclistas e outros veículos aumentou em 57% em 2020 no Brasil.
  • Pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego realizada em 2014 concluiu que 60% dos leitos de UTIs de hospitais eram ocupados por pessoas feridas em acidentes de trânsito. Fonte: G1

Conscientização dos condutores

Aumento do risco de acidentes no trânsito, retrabalho na Gestão de Frota e aumento do custo da operação são alguns impactos negativos da má gestão de multas da frota para as organizações.

Por isso, é tão importante o investimento na conscientização dos condutores com treinamentos, palestras e outras ferramentas como DDS com os motoristas (Diálogos Diários de Segurança) e a própria SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

A conscientização é uma tarefa essencial do gestor, através dela ele reforça a segurança na operação e se aproxima dos condutores, dessa forma todos se empenham pelos objetivos da organização e garantem a segurança no trânsito.

Convido você a conhecer a Academia de Mobilidade da Younder, uma solução completa de treinamento para frotas. Com cursos de direção defensiva e econômica que tem o objetivo de mudar o comportamento dos condutores da frota.

Clique no botão abaixo e conheça.