imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

O que é gestão 4.0 e como aplicar na gestão de frota

Nos últimos anos, a transformação digital tem sido o motivo de mudanças em diversos setores da economia e indústria, impulsionando o surgimento da chamada “Gestão 4.0″.

Essa nova abordagem de gestão representa uma evolução na forma como as empresas operam seus recursos, alavancando tecnologias para otimizar processos, melhorar a eficiência e impulsionar a inovação.

No entanto, é crucial entender que o sucesso da Gestão 4.0 não depende apenas da implementação de novas ferramentas tecnológicas. Em vez disso, requer um equilíbrio delicado entre tecnologia e pessoas.

Quer saber mais sobre gestão 4.0 e como aplicar na gestão de frota? Então, continue a leitura!

O que é gestão 4.0?  

Gestão 4.0 é o termo utilizado para designar uma forma tecnológica e inovadora de promover a gestão dos negócios. Esse tipo de gestão pode estar presente na tomada de decisão de diversos setores da empresa – vendas, marketing, Customer Success ou logística, por exemplo.

As tecnologias digitais como a Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial (IA) e a análise de big data tem o potencial de revolucionar a maneira como os negócios são conduzidos. Essas tecnologias não apenas automatizam tarefas rotineiras, mas também fornecem insights valiosos por meio da coleta e análise de dados em tempo real.

Na gestão de frotas, por exemplo, a Gestão 4.0 pode ser aplicada através do uso de sensores, dispositivos de comunicação e análise de dados para melhorar a eficiência operacional e a segurança.

Quais são os pilares da Gestão 4.0?  

A Gestão 4.0  oferece às empresas a oportunidade de reinventar seus modelos de negócios e processos operacionais, aproveitando o poder das tecnologias digitais.

Dentro dessa perspectiva estão os 5 pilares da Gestão 4.0:

Automação de processos por meio de tecnologias  

Ao incluir tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial (IA), big data, computação em nuvem, entre outras, é possível automatizar os processos e realizar a análise e tomada de decisões baseadas em dados.

Integração canais de comunicação  

Envolve a integração de sistemas e processos por meio de plataformas digitais, permitindo uma comunicação eficiente e uma visão ampla das operações.

Participação ativa de colaboradores  

É importante fomentar a colaboração entre equipes, promovendo uma cultura organizacional que valoriza a inovação, o compartilhamento de conhecimento e a participação ativa dos colaboradores.

Foco na experiência do cliente  

A Gestão 4.0 também prioriza a experiência do cliente em todas as etapas, desde o desenvolvimento de produtos/serviços até o suporte pós-venda. Para isso, utiliza insights obtidos por meio da análise de dados para oferecer soluções personalizadas e eficazes a todos os clientes.

Capacitação das equipes  

Investimento no desenvolvimento de habilidades digitais e competências necessárias para aproveitar ao máximo as tecnologias, garantindo que as equipes estejam preparadas para enfrentar os desafios da era digital.

Como a gestão 4.0 pode ser aplicada na gestão de frotas?  

Para aplicar a Gestão 4.0 na gestão de frotas, o gestor poderá contar com as tecnologias descritas abaixo. Confira!

Telemetria  

Uma forma de incluir a Gestão 4.0 na gestão de frotas é através da telemetria. A empresa deve utilizar sensores e dispositivos conectados nos veículos para monitorar em tempo real variáveis como:

  • localização;
  • velocidade;
  • consumo de combustível;
  • condições do veículo.

Isso permite um acompanhamento mais preciso das operações e a identificação de áreas de melhoria.

Big Data e Análise Preditiva  

O Big Data e Análise Preditiva funcionam na Gestão 4.0 com a coleta e análise de grandes volumes de dados gerados pela frota para identificar padrões, tendências e prever possíveis problemas. Assim, é possível otimizar rotas, planejar manutenções preventivas e tomar decisões estratégicas baseadas em dados.

Plataformas de Gerenciamento de Frota  

As plataformas de gerenciamento de frota fornecem uma visão abrangente e em tempo real da frota, facilitando o monitoramento e a tomada de decisões direcionadas. Para incluir essa tecnologia, o gestor irá recorrer à implementação de sistemas integrados que centralizam informações sobre os veículos, motoristas, manutenções e operações.

Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)  

A utilização de algoritmos de IA e ML na Gestão 4.0 permite analisar dados históricos e em tempo real, identificar padrões e automatizar processos. Isso pode incluir a previsão de demanda, a otimização de rotas, a identificação de comportamentos de condução perigosos e a personalização de serviços.

Manutenção Preditiva  

A manutenção preditiva é muito importante para prevenir problemas e evitar o prejuízo da frota. Com a implementação de sistemas que monitoram constantemente o estado dos veículos e utilizam algoritmos de análise preditiva é possível identificar sinais de falha iminente.

Isso representa um ganho imenso para a empresa, por poder solucionar problemas antes mesmo que eles aconteçam. Ou seja, a manutenção preditiva permite agendar manutenções de forma proativa, evitando paradas não programadas e reduzindo os custos de manutenção.

Veículos Conectados  

Imagine poder se comunicar com o motorista que está entregando de forma facilitada? É isso que a integração de tecnologias de comunicação nos veículos faz! Essa tecnologia permite a troca de dados em tempo real com a central de operações.

Isso pode incluir sistemas de navegação conectados, comunicação veículo-veículo (V₂V) e comunicação veículo-infraestrutura (V₂I), melhorando a segurança e a eficiência das operações.

Treinamento e engajamento de motoristas  

A aplicação da Gestão 4.0 na gestão de frotas também envolve o treinamento e engajamento dos motoristas, aspecto essencial para o sucesso operacional e a segurança.

Ao capacitar os motoristas quanto às tecnologias implementadas nos veículos (como sistemas de telemetria e dispositivos de comunicação) é possível melhorar a comunicação, a segurança e a eficiência da equipe de operação da frota.

Ao alinhar essas tecnologias com as habilidades e conhecimentos dos funcionários, as empresas podem alcançar níveis mais altos de desempenho e competitividade.

Como a Younder pode auxiliar na gestão 4.0?  

A Younder Edtech é uma empresa focada em oferecer soluções educacionais para empresas que procuram por treinamentos para seu time de profissionais.

A Younder ensina os motoristas da frota a dirigir de forma consciente através de treinamentos inovadores e uma metodologia de ensino direcionada. Com os treinamentos da Younder, sua equipe estará capacitada para enfrentar as mudanças e desafios da empresa.

Conheça nossas soluções e conte com a Younder para auxiliar na Gestão 4.0 da sua empresa!

Posts Relacionados