Só o gestor sabe o quanto o planejador de rotas pode ser um aliado na redução de custos da frota.
Mas, se essa etapa não for feita corretamente, pode acabar ocasionando problemas de produtividade e até impactar no resultado final do serviço.
Para te ajudar a entender melhor como o planejador de rotas pode melhorar a logística da operação, vamos explicar o que é um planejador de rotas, como funciona, qual a sua importância e os benefícios que traz para o negócio.
Boa leitura!
Entenda o que é um planejador de rotas
Também conhecido como roteirizador, o planejador serve para calcular rotas, sendo uma ferramenta que ajuda motoristas e gestores a encontrarem os melhores caminhos para uma entrega.
Não é apenas sobre saber como chegar a um destino, mas sobre traçar a rota ponto a ponto do modo mais econômico, evitando pedágios, vias sem estrutura, zonas proibidas para caminhões, horários de grande tráfego e outros detalhes.
Ou seja, o planejador serve inclusive como um otimizador de rota, monitorando o trajeto dos colaboradores, e entregando dados que auxiliam a gestão de frotas a acompanhar todo o caminho em tempo real.
Como funciona o planejador?
Existem softwares específicos que fazem esse trabalho de forma eficaz e automatizada, o que diminui a incidência de erros e gastos desnecessários.
O roteirizador determina quais os melhores percursos até um destino. Naturalmente, é preciso cadastrar o endereço de partida e o de chegada para que as opções de rota apareçam.
Para traçar a rota de entrega, o gestor pode especificar situações como período, paradas, horário de almoço, duração da jornada de trabalho, horário desejado para a chegada, ou até cenários comuns àqueles caminhos, como congestionamentos.
Qual é a importância de investir na ferramenta?
Um planejador otimiza muito o calendário de entregas da empresa, o que traz mais satisfação para os clientes, principalmente quando existem pontos diversos de entrega que não se encontram próximos e o caminho precisa ser percorrido de forma eficiente.
Com o planejamento, leva-se em conta muitas variáveis, como prazos, trânsito em tempo real, condições de via e o orçamento da entrega. O cálculo inclui até desvios programados antecipadamente, evitando improvisos que gerem prejuízos.
Uma rota bem traçada tem, inclusive, as restrições dos clientes que só podem receber o produto em horários específicos, o que evita devoluções e reentregas. Ou seja, todo o projeto fica mais eficiente e econômico, o que traz descanso para os gestores e benefícios para a empresa.
Conheça os benefícios de usar um planejador de rotas
Conheça algumas vantagens de utilizar um planejador de rotas de entregas:
Otimizar o tempo
O roteirizador permite fazer a entrega no menor tempo possível, mesmo quando a frota está reduzida. A ferramenta indica os melhores trajetos e evita desperdício de tempo e combustível, já que propõe caminhos baseados em variáveis como, por exemplo, trânsito demorado.
A otimização vai desde indicar a melhor rota, até traçar uma organização sistêmica para as entregas no geral.
Manter a segurança do condutor
O cálculo de rotas também inclui observar quais são as estradas mais seguras, evitando assaltos, furtos de cargas, acidentes e outros problemas. É benéfico para a empresa e para os motoristas, que não irão entrar em regiões consideradas perigosas.
Evitar acidentes
O planejador propõe rotas alternativas, alerta em caso de acidentes e evita lugares onde batidas de carros são frequentes, além de atentar para as condições das vias.
Com a otimização do tempo e do percurso, não será necessário fazer um desvio ou acelerar no intuito de chegar mais rápido ao cliente, o que evita curvas perigosas, caminhos desconhecidos e acidentes.
Para garantir a total segurança e evitar imprevistos durante as entregas, é essencial manter um Gerenciamento de Riscos adequado. Se quer entender como implementar o seu, leia mais aqui.
Economizar combustível
Um bom planejador melhora o consumo de combustível em toda a sua operação. Há registros de mais de 20% de diminuição do consumo, pois evita-se caminhos desnecessários e caminhões que ficam vagando por percursos errados.
A eficiência também é boa para o meio ambiente, já que diminui a emissão de gases poluentes, e aumenta a satisfação dos clientes. Além disso, também ajuda a garantir o bom estado dos veículos.
Manter o padrão do serviço
Já deu para perceber que o cliente tem muito a ganhar quando você usa um planejador, correto? Mas há mais vantagens além da grande melhora do serviço: em caso de atrasos, há softwares que enviam previsões de horário, alertas e outras notificações para os clientes.
Entregas assertivas, padronizadas e sem atrasos resultam em clientes satisfeitos, boas avaliações para a empresa e melhores resultados financeiros.
Para manter um serviço otimizado é essencial contar com uma boa logística. A qualidade das vendas digitais depende de uma certa preocupação em cada etapa, mas não se preocupe, pois nós te ajudamos durante o processo. Confira o nosso artigo e melhore a logística!
Aumentar a produtividade
O roteirizador melhora a produtividade em muitos níveis. A ferramenta proporciona a sistematização da organização e a assertividade na rotina diária do transporte.
Os gestores sabem quantos veículos precisam sair do ponto de partida com X entregas, então é preciso traçar o caminho e monitorar o melhor meio dessas entregas serem feitas com tempo otimizado, resultando em maior produtividade.
É possível até que você perceba que não precisa de tantos caminhões para as entregas e consiga trabalhar com uma frota menor.
Analisar os resultados
Para essa vantagem, é interessante ter um mecanismo de rastreamento de veículos. Junto com a previsão de trajeto que o planejador traz, é possível avaliar resultados e entender se estão de acordo com as metas e expectativas da gestão.
É uma prática cada vez mais comum nas maiores empresas, já que facilita a ação em caso de emergências, possibilita o suporte aos motoristas, a colaboração entre a equipe e um serviço mais assertivo.
O planejador contribui na análise da sua operação e, após o estudo dos resultados, é possível construir estratégias para implementar melhorias e otimizar a performance da equipe e dos motoristas individualmente.
Um caminhão automático, por exemplo, reúne tecnologias que são uma mão na roda na vida de todo gestor! Entenda mais sobre as ferramentas que vão otimizar a sua produtividade com o nosso artigo.
Gostou das dicas? Nós podemos te ajudar a otimizar cada vez mais seus processos com a frota, pois o nosso time constrói linhas de aprendizado personalizadas e programas de otimização de processos para entregar os melhores resultados. Fale conosco!