imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

ESG: o que é e como implantar na gestão de frota?

O termo ESG vem chamando a atenção no mundo corporativo há algum tempo. Grandes empresas e economistas preocupados com um futuro sustentável estão com os olhos e ouvidos atentos a esta tendência. Mas afinal, o que é ESG?

Fica cada vez mais evidente a necessidade de reformulação de práticas governamentais e empresariais em busca de uma maior preocupação com o meio ambiente e a sociedade como um todo. As empresas devem pensar no ESG em todas suas atividades, incluindo a gestão de frota, para alcançar bem-estar social e para os colaboradores.

Saiba nesse conteúdo como implantar o ESG na frota da sua empresa.

ESG o que é?

ESG é um conjunto de boas práticas e ações empregadas em uma empresa que servem para medir se ela é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada. Environmental, Social e Governance ou, em português, Ambiental, Social e Governança (ASG) é o significado da sigla ESG. 

Negócios que se preocupam e colocam em prática o ESG apresentam melhor desempenho e competitividade no mercado interno e externo. Isso significa equilibrar interesses financeiros de curto prazo com preocupação em relação aos impactos ambientais e sociais que as atividades empresariais causam. 

Por isso, capacitar funcionários, oferecer treinamentos que conscientizem sobre a preservação, bom convívio e ética no trabalho é de suma importante para alcançar boas métricas de ESG e vencer os desafios do transporte brasileiro.

Quais os princípios do ESG?

O ESG trabalha três princípios fundamentais, responsáveis por dizer se a empresa apresenta sustentabilidade comercial e social. São eles:

  1. Ambiental (Environmental)

Esse princípio considera as ações que a empresa deve tomar em busca da preservação do meio ambiente

As práticas adotadas pela empresa envolverão temas como:

  • o consumo de recursos naturais;
  • emissão de gases poluentes;
  • gestão de resíduos;
  • eficiência energética;
  • poluição do ar e água;
  • desmatamento;
  • aquecimento global e outras questões ambientais.

Na gestão de frotas, a empresa pode colaborar para o meio ambiente diminuindo a emissão de gases poluentes, fazendo uma gestão de resíduos eficiente e conscientizando os motoristas para o descarte de lixo e manutenção dos veículos.

  1. Social (Social)

No âmbito social, é medido o quanto a empresa se importa e como lida com fatores sociais, como:

  • inclusão e diversidade;
  • relacionamento com colaboradores;
  • carga horária de trabalho;
  • respeito às leis trabalhistas;
  • ambiente favorável para as atividades de trabalho;
  • relação com clientes e fornecedores, entre outros.

Oferecer oportunidades para a inclusão na empresa, além de trabalhar para incentivar e favorecer os funcionários, é uma prática positiva que tem crescido cada vez mais nas empresas.

Contar com empresas que forneçam treinamento especializado para seu negócio, a fim de instruir e agregar conhecimento aos seus colaboradores, é uma preocupação social alinhada ao que é o ESG.

  1. Governança (Governance)

Este princípio do ESG trata da forma como a administração e gestão da empresa acontecem. Consideram-se práticas para colaboradores, clientes e investidores da empresa.

Neste aspecto, o analisado é:

  • a diversidade e independência do conselho administrativo;
  • transparência e ética empregada pela instituição;
  • remuneração condizente com o cargo.

Questões como transparência financeira e contábil, relatórios financeiros completos e honestos também são avaliadas.

Como e quando surgiu o ESG?

O termo ESG surgiu em 2004 por meio de uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins (Quem se importa, ganha!).

A construção do termo veio após uma provocação do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, a 50 CEOs de grandes instituições financeiras, sobre como integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais.

Apesar de ter sido criado inicialmente com a visão do mercado de investimentos, o conceito sobre ESG o que é, ganhou força e expandiu-se para empresas de variados setores.

O mercado financeiro e os grandes investidores caminham para realizar investimentos em empresas que praticam o ESG. Ou seja, empregar ações de ESG na sua empresa, torna-o competitivo e valioso no mercado.

O que é necessário para uma empresa ser ESG?

Para colocar em prática as ações de ESG é preciso criar momentos de avaliação da sua empresa: olhar para como a companhia está inserida no mercado, como se relaciona com funcionários e como gerencia a própria instituição é o pontapé inicial para trabalhar o ESG.

A partir da análise, a empresa deve empregar práticas voltadas para os princípios fundamentais do ESG: ambiental, social e governança.

A pontuação do ESG é realizada por diversas agências, tanto comerciais quanto sem fins lucrativos. Essas organizações realizam uma análise aprofundada, com base em dados básicos e especializados.

Como implementar práticas sociais na sua frota?

Ao colocar em prática ações ESG na gestão de frotas, o que é preciso são práticas que conscientizem os motoristas em relação à relevância do conceito Ambiental, Social e Governança.

Para isso, procure atender os três princípios básicos sobre o que é ESG e lembre-se de analisar se eles estão sendo seguidos por todos.

Promover a diversidade na equipe

No aspecto social, sua empresa deve atentar-se em promover a diversidade da equipe de motoristas. Procurar buscar profissionais competentes de todas as origens e perfis sociais.

Quando sua empresa contrata pessoas diferentes, com pensamentos diferentes uns dos outros, a discussão de ideias e soluções pode ser mais vantajosa, pois pessoas pensam diferente uma das outras. Além disso, a diversidade constrói uma empresa inclusiva e competitiva.

Aumentar o padrão de qualidade e excelência

Outro ponto para empregar o ESG na sua empresa é aplicar medidas de qualidade e excelência na gestão de frota. Entregas de produtos são responsáveis pela emissão de gases poluentes por serem feitas com o uso de automóveis. 

Se a sua empresa não possui uma logística eficiente na entrega de produtos, pode sofrer com gastos desnecessários e estresse dos prestadores de serviço.

Por isso, estabeleça rotas inteligentes para que, em apenas uma saída do caminhão, ele consiga realizar o maior número de entregas possíveis, evitando o tempo do caminhão na rua e a emissão de gases poluentes.

Estar atento à emissão de carbono

A emissão de carbono é uma das principais preocupações de organizações e instituições voltadas para a conservação ambiental. A busca pela emissão de carbono zero deve ser constante e aplicada em todos os negócios.

Atividades do setor de frota são responsáveis pela emissão de carbono na sua empresa, e para enquadrar-se no ESG é imprescindível que a companhia se mantenha atenta a emissão desse gás.

Otimizar o uso dos caminhões e automóveis, optar por carros mais novos que oferecem menor emissão de carbono, além de realizar cursos e treinamentos para os motoristas, são práticas para trabalhar o princípio ambiental do ESG.

Apoio e incentivo ao bem-estar dos funcionários

Socialmente, as práticas voltadas ao ESG visam o bem-estar de todos os funcionários da empresa. Promover uma jornada de trabalho adequada, oferecer condições para exercício da profissão, respeitar as leis trabalhistas e criar programas de incentivo são ótimas práticas sociais de ESG.

Promover programas de capacitação e desenvolvimento profissional

Capacitar os colaboradores significa investir na sua própria empresa. Com funcionários informados e bem instruídos, as boas práticas visadas no ESG são alcançadas de forma mais fácil.

Para tanto, é preciso promover programas de capacitação e desenvolvimento profissional para o seu time. Motoristas conscientizados e informados exercem seu trabalho com maior segurança e perspectiva de crescimento.

Para isso conte com os programas e soluções oferecidas pela Younder! Ao oferecer treinamentos especializados para seu time, você caminha para alcançar boas metas de ESG.

Agora que você já sabe sobre ESG o que é e como empregar na gestão de frotas, conheça as soluções da Younder para sua empresa. Clique aqui!

Posts Relacionados