imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Economia no transporte: principais tendências para 2024

Com o aumento das compras online, a demanda de entregas cresceu exponencialmente e as empresas precisam ficar atentas às questões logísticas e às tecnologias que auxiliem no desempenho das atividades.

O ano de 2024 será recheado de oportunidades para o setor de transporte: o relatório da Transparency Market prevê que o mercado de logística mundial atinja US$15.273 bilhões até 2027. No Brasil, segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) espera-se que o setor privado invista R$124,3 bilhões em transporte e logística de 2022 a 2026.

Separamos algumas tendências de economia no transporte em 2024. Confira o conteúdo completo abaixo!

Quais os principais desafios para o setor em 2024?  

Apesar de o Brasil ser um país de dimensões continentais, o principal meio de transporte de cargas aqui continua sendo o rodoviário, o que traz grandes desafios:

  • estradas mal estruturadas;
  • regiões sem pavimentação;
  • falta de infraestrutura;
  • regiões com alto índice de criminalidade envolvendo o saqueamento de cargas;
  • preços de combustível;
  • volatilidade da economia.

Tudo isso enfraquece os investimentos, desacelera o crescimento e traz instabilidade para a economia no transporte. Ainda assim, o setor de logística e transporte continua em expansão no país e as empresas precisam estar preparadas para vencer esses desafios em 2024.

Como preparar a frota para vencer esses desafios?  

Como gestor, o foco do trabalho deve estar em oferecer conhecimento e boas condições de trabalho para os motoristas da frota, a fim de que se tornem aptos a enfrentarem os desafios do transporte no Brasil. As empresas de logística ter 4 pontos para vencer os desafios:

  • Bons produtos;
  • Tecnologia;
  • Equipe bem treinada e capacitada;
  • Visão de médio e longo prazo.

Com isso, é possível gerar resultados melhores para seu negócio. Confira abaixo o nosso passo a passo de como preparar sua equipe para vencer esses desafios..

  1. Planejamento das atividades  

Faça um bom planejamento das atividades da frota. Com tudo planejado os condutores podem conhecer suas demandas com antecedência e se preparem por mais tempo. O planejamento permite identificar oportunidades e tendências de demandas. A partir daí é possível prever a disponibilidade de estoque e criar roteiros otimizados para a frota.

  1. Gestão de estoques  

Gerenciar os estoques conforme as demandas impede que produtos fiquem parados por muito tempo e atrapalhem a economia no transporte. Estoques cheios representam custos para a empresa e demonstram que a demanda não está alinhada com a oferta.

Por isso, ferramentas de gerenciamento do estoque são tendências constantes na economia no transporte e devem estar no seu radar em 2024.

  1. Ajuda da tecnologia  

O uso da tecnologia é um dos pilares para o crescimento do setor de logística e transporte. São exemplos de tecnologias tendências que auxiliam no setor de economia no transporte:

  • Inteligência Artificial (IA);
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Machine Learning
  • Big Data (análise de grandes quantidades de dados);
  • Business Intelligence.

O objetivo do uso de tecnologias é melhorar a eficiência dos serviços, simplificar processos, automatizar tarefas repetitivas e trazer maior dinamicidade para as atividades de logística e transporte.Com ferramentas de rastreamento, por exemplo, é possível analisar o desempenho e a conduta dos motoristas.

  1. Treinamentos  

O fator humano é determinante para o setor. Investir em treinamentos para a equipe de motoristas da frota não somente proporciona bons resultados na economia no transporte, como também influencia na reputação da empresa.

O uso da tecnologia deve ser integrado à capacitação constante dos colaboradores. Para isso, ofereça treinamentos para sua equipe periodicamente. Uma boa forma de fazer isso é por meio de treinamentos a distância via plataformas online – uma das tendências de economia no transporte em 2024 por ser uma maneira de promover a capacitação de funcionários com custo reduzido.

Conheça a Younder!  

Oferecer capacitação para o seu time com a Younder é uma tarefa simples e com ótimos resultados. Os treinamentos digitais da Younder contemplam diversos temas e você pode escolher conforme a necessidade da sua equipe. Também é possível personalizar seu treinamento e oferecer aos motoristas ensinamentos que ajudem a atingir seus objetivos.Com os treinamentos oferecidos, é possível preparar a equipe para performar melhor durante todo o ano, contribuindo para o desenvolvimento e economia no transporte. Fale com um de nossos especialistas!

Posts Relacionados