Principais desafios do transporte terrestre no Brasil

O Brasil é um país com dimensão continental, principalmente na extensão norte-sul. Por ser tão extenso, e devido às características geográficas do país, foi priorizada a estruturação de um sistema rodoviário como foco principal. Por esse motivo, o transporte terrestre é, até hoje, o mais utilizado.

No entanto, essa ênfase no transporte rodoviário traz desafios, como a sobrecarga das vias, congestionamentos, custos elevados de manutenção e outros obstáculos. Essas questões têm levado o país a repensar sua infraestrutura de transporte e a buscar soluções mais sustentáveis e diversificadas. 

A seguir, vamos fazer um panorama do transporte terrestre brasileiro, citar os desafios enfrentados por ele e também as possíveis soluções para essas questões. Continue a leitura para conferir! 

Qual o panorama do transporte terrestre no Brasil?

O transporte terrestre rodoviário no Brasil foi – e ainda é – o meio responsável pelos fluxos de bens e pessoas no país. Sua construção foi favorecida devido às empresas estrangeiras do setor automobilístico, com objetivo de promover a entrada delas no país. 

A expectativa era estruturar o modal rodoviário a fim de propiciar a construção de polos industriais de automóveis no Brasil, podendo então ampliar a geração de empregos. Infelizmente, hoje as indústrias desse setor empregam cada vez menos trabalhadores, em função das novas tecnologias fabris. 

Outra característica da implantação das rodovias no Brasil foi a integração das diferentes partes do território brasileiro, que concentrou seus investimentos nas regiões litorâneas. 

Esse quadro começou a mudar ao longo do século XX, enquanto se construía a capital Brasília. Rodovias como Belém-Brasília, Cuiabá-Porto Velho e outras ligavam pontos e localidades antes desconectadas.

As estradas foram importantes para o crescimento e desenvolvimento de regiões isoladas. Facilitando  acesso a recursos naturais e estimulando a economia em áreas remotas. Além disso, também promoveu a união entre as regiões. 

No entanto, ao mesmo tempo, em que trouxe inúmeros benefícios, também apresentou desafios, que são sentidos até hoje. A seguir, vamos apresentar cada um deles. 

Quais os principais desafios do transporte terrestre no Brasil?

Desde a criação das rodovias mais utilizadas do país, enfrentamos inúmeros desafios no meio de transporte terrestre. Listamos os principais para você conferir a seguir. Acompanhe!

Fluxo de caixa e redução de custos

Um dos principais desafios do transporte terrestre é a defasagem entre os valores pagos pelos serviços de frete e os custos reais incorridos pelas transportadoras. Isso ocorre devido a diversos fatores, como:

  • a alta carga tributária;
  • os custos de manutenção e combustível;
  • além da competição acirrada no mercado.

Além disso, diferenças nos preços do frete entre as transportadoras impactam diretamente os motoristas autônomos e os caminhoneiros, que enfrentam dificuldades para obter uma remuneração justa pelos serviços prestados.

Por isso, outro grande desafio é a busca pela redução de custos no setor. As empresas de transporte enfrentam altos gastos com combustível, manutenção de veículos, pedágios, tributos e encargos trabalhistas. 

Todos esses custos impactam diretamente a competitividade e a capacidade das transportadoras de oferecerem preços mais acessíveis e de manterem seu planejamento de transporte de cargas

Assim, ter uma boa segurança financeira é importante para pagar despesas imediatas sem prejudicar os ganhos futuros.

Roubo e avaria de carga

Um desafio que infelizmente não tem um cenário de melhoria,  é o roubo e avaria de cargas e caminhões. Mesmo que o número tenha diminuído, ainda é um problema que causa enormes prejuízos às transportadoras, motoristas, ao cliente e ao negócio. 

Para se ter uma ideia, segundo a Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), em 2022, o prejuízo com roubo de cargas chegou a R$1,2 bilhão no Brasil. As quadrilhas estão cada vez mais articuladas, deixando os motoristas e transportadoras extremamente inseguros. 

Falta de carga de retorno

A falta de carga de retorno é um desafio significativo enfrentado pelo setor de transporte terrestre. Esse problema acontece quando um veículo entrega em um lugar e volta vazio, sem ter  uma nova carga para levar de volta.

Essa situação gera prejuízos tanto para as empresas de transporte quanto para os motoristas e caminhoneiros autônomos. Quando um veículo retorna vazio, há desperdício de recursos, como combustível e tempo, sem gerar receita adicional. Isso impacta diretamente a lucratividade das empresas e a renda dos profissionais autônomos do setor.

Vários fatores contribuem para a falta de carga de retorno. Um deles é a desigual distribuição geográfica das cargas, com concentração de demanda em determinadas regiões ou rotas específicas.

Isso pode causar falta de equilíbrio entre oferta e demanda de transporte em áreas diferentes do país, com veículos voltando vazios após entregas.

Além disso, a falta de uma estrutura eficiente de logística reversa também contribui para o problema. Muitas vezes, os veículos de transporte não conseguem encontrar cargas adequadas para retornar ao local de origem, resultando em viagens vazias.

A sazonalidade e a volatilidade da demanda também são desafios significativos. Em determinados períodos, como feriados ou épocas de baixa atividade econômica, a demanda por transporte pode diminuir, aumentando a probabilidade de veículos retornarem vazios.

O que é necessário para melhorar a infraestrutura do transporte terrestre no Brasil?

Aqui vão algumas possíveis soluções para os desafios enfrentados pelo transporte terrestre no Brasil: 

Diversificação dos meios de transporte

Mesmo com outras alternativas para o transporte de cargas pelo país, o transporte rodoviário acabou sendo o foco do investimento, impedindo que outras formas de transporte fossem usadas no país

Ampliar essas opções seria uma solução eficaz para enfrentar os desafios do setor, incluindo a falta de carga de retorno, a redução da dependência exclusiva do modal rodoviário e a exploração de alternativas mais eficientes e sustentáveis.

Uma das opções é investir no transporte ferroviário. As ferrovias carregam mais que caminhões, o que equilibra a oferta e demanda de transporte. 

Além disso, as ferrovias têm um menor impacto ambiental, consomem menos combustível e possuem uma maior capacidade de percorrer longas distâncias. Ao unir a rede ferroviária ao transporte terrestre, é possível criar rotas eficientes para cargas e passageiros.

Situação precária das rodovias

A situação precária das rodovias também é um desafio significativo enfrentado pelo setor de transporte terrestre no Brasil. Muitas estradas têm problemas de infraestrutura, manutenção e sinalização, o que prejudica a segurança e eficiência dos caminhoneiros.

Uma das principais questões para o problema é a falta de investimentos suficientes na construção e manutenção das rodovias. 

A falta de recursos para as estradas causa problemas, como buracos e desnivelamentos, que tornam a condução perigosa e prejudicam os veículos. Isso gera custos altos para as empresas de transporte e aumenta o risco de sinistros de trânsito.

Inclusive, para colocarmos em termos práticos, o país possui somente 12,4% das estradas pavimentadas corretamente. Ou seja: são apenas 213,5 mil km de estradas com boa qualidade, para 1,7 milhão de quilômetros de rodovias existentes. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Burocracias e agilidade das obras

É preciso passar por diversos tipos de autorização, trâmites e burocracias para realizar as obras necessárias na rede de transporte. Elas são importantes, mas atrasam as obras, prolongando a melhoria e expansão de modais que facilitariam o transporte.  

A solução seria agilizar esses processos, implementar licenciamentos ambientais para a abertura de novas estradas e disponibilizar recursos para sua manutenção. Se isso não for feito, as obras atrasam e o valor previsto para a execução inicial aumenta bastante. 

Aumento nos investimentos

Por fim, a solução mais conhecida , é o aumento dos investimentos para a infraestrutura logística do país. Apesar de já existir, o investimento é insuficiente para resolver todas as questões necessárias, especialmente em comparação com outros países.  

O transporte terrestre brasileiro pode melhorar?

Enfim, se você chegou até aqui, já entendeu o panorama do transporte terrestre no Brasil, assim como seus desafios. Sim, é possível melhorar esse setor.

Além disso, é um grande desafio poder integrar os sistemas de transporte e torná-los mais eficientes. Atualmente, a conscientização sobre esses desafios está em andamento, impulsionando investimentos e projetos para melhorar a infraestrutura do país.

Agora que você sabe quais são os desafios do transporte terrestre no Brasil, fica mais fácil fazer o plano de transporte da sua empresa, e estar preparado para os desafios nas estradas.

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