imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Dia do Motorista e a importância da Direção Defensiva

E

ste é um dos termos mais falados entre gestores e motoristasdireção defensiva!

Está na pauta de reuniões, nas propostas de melhoria e na preocupação com o bem-estar dos condutores da frota.

Em uma pesquisa* realizada em todo o mundo, as três maiores causas de acidentes no trânsito foram classificadas:

1º lugar: Problemas com o condutor – 64%

2º lugar: Problemas mecânicos – 30%

3º lugar: Problemas na via – 6%

* Informações retiradas do Detran

Além disso, a pesquisa também compreende quais as principais dificuldades para os condutores, e este foi o resultado:

  • Dirigir sob o efeito do álcool ou de substâncias entorpecentes
  • Imprudência: velocidade inadequada
  • Imperícia: inexperiência ou falta de conhecimento do local
  • Negligência: falta de atenção e falha de observação

Pensando no Dia do Motorista, separamos tanto para o condutor quanto para o gestor um artigo completo que irá ajudá-los no dia a dia.

O que exatamente é a direção defensiva?

Em 2005, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determinou que o tema direção defensiva deveria ser incluído na carga horária da formação de condutores.

O objetivo é que todo condutor reconheça a possibilidade de, antecipadamente, conseguir prevenir situações de perigo, evitando acidentes de trânsito e preservando vidas.

Existem dois tipos de direção, normalmente abordados em cursos de autoescola: a preventiva e a corretiva.

PREVENTIVA

Quando o condutor consegue antecipar o risco. Isso ocorre quando se está conduzindo em estado de atenção, observando a via e as possíveis imprevisibilidades, além de atentar para as limitações e o ambiente.

CORRETIVA

Quando o condutor precisa agir com rapidez para conseguir se salvar de uma situação de perigo que não pode ser prevista com antecedência. Por exemplo, uma peça do veículo da frente que se solta inesperadamente e o condutor desvia no sentido do acostamento para evitar um acidente.

Caso você tenha interesse, existe um vídeo disponível no YouTube com um resumo sobre direção defensiva.

Você pode assistir ao vídeo clicando aqui.

5 dicas sobre direção defensiva

Pensando em trazer mais segurança, separamos 5 dicas essenciais para tornar a direção mais segura para todos.

1. Preste atenção na posição do seu corpo

Pode parecer irrelevante, mas a posição do nosso corpo faz diferença em relação ao espelho, nossa área de visão e, consequentemente, nosso estado de prontidão para evitarmos acidentes maiores.

Mas, afinal, qual a postura ideal para dirigir?

O ideal é ficar com os braços e as pernas ligeiramente dobrados. Já o encosto deve ficar em um ângulo próximo a 90 graus. É preciso unir conforto e segurança, ou seja, é necessário buscar o equilíbrio entre dirigir de forma confortável em uma posição que traga boa visibilidade.

Uma dica para encontrar essa posição é esticando os braços em direção ao volante. Deixe que o seu pulso se apoie na parte superior do volante sem dificuldade. Pronto, provavelmente você já está na posição mais adequada para dirigir.

2. Sempre verifique os itens de segurança

Sentou no carro? Agora ligue sem dar partida, coloque o cinto de segurança, deixe todos os espelhos alinhados, as portas trancadas, verifique se todas as luzes do painel estão acesas sem nenhuma sinalização fora do comum, e pronto. Pode dar a partida e seguir o seu caminho.

Se estiver de moto, verifique se o capacete está firme, com a fivela travada, espelhos alinhados e, em alguns casos, luvas e roupas confortáveis.

Esses itens podem salvar sua vida, no caso de um acidente que não puder evitar.

3. Fique atento ao trânsito e esteja sempre com as mãos ao volante

Quando dirigimos, estamos prestando atenção em nós e nos outros. Nossos olhos ficam atentos ao redor e a tudo o que pode vir a acontecer, não é mesmo?

Na maioria das vezes, os acidentes são imprevisíveis e acontecem de forma totalmente inesperada. Para isso, é fundamental que você permaneça a maior parte do tempo com as duas mãos no volante.

Se a estrada está longa e você já está com os braços cansados, é recomendado que faça uma parada, respire um pouco, tome o tempo que achar necessário e retorne ao volante quando se sentir melhor.

É comum usarmos o celular como GPS ou, até mesmo, a própria mídia de alguns automóveis. Tente programar tudo antes de sair para evitar mexer neles durante o trajeto. Isso vale, principalmente, para motos, que mais do que nunca precisam estar com as duas mãos no guidão.

4. Busque manter uma distância segura dos outros veículos

Acreditamos que você já viu ou ouviu falar sobre engavetamento. Engavetamento é quando um acidente acontece e diversos veículos em seguida batem no outro. Uma confusão, não é mesmo?

Por isso, é fundamental que você mantenha uma distância segura dos outros veículos! A direção defensiva ajuda a ficarmos atentos nesses momentos.

Caso algo aconteça, você tem tempo para desviar para o acostamento, por exemplo, e evitar fazer parte do acidente prejudicando a si mesmo ou até podendo agravar a situação dos outros condutores e passageiros.

A maioria acredita que conseguirá agir a tempo de evitar um acidente, mas a verdade é que o nosso tempo de reação e do freio do carro nem sempre condizem com a velocidade do que acabou de ocorrer.

5. Faça a manutenção preventiva do seu veículo com regularidade

O velho ditado popular já diz: É melhor prevenir do que remediar!

Manter o veículo bem-conservado, com todas as revisões em dias, feitas em um local seguro e de extrema confiança vai, com certeza, diminuir muito a sua dor de cabeça.

Logicamente, existem problemas que vão acontecer, mesmo cuidando de cada detalhe e se preparando o máximo para não ter imprevistos.

Mas isso é uma minoria, comparado ao estrago de ter o seu veículo parado no meio de um momento importante, como a entrega de uma carga, de um produto ou até mesmo voltando para casa para curtir a família ou as férias.

Os custos para arrumar, depois de quebrado, são sempre maiores!

Como se tornar um motorista melhor

O primeiro ponto, e diríamos que é o essencial, é ter paciência. Com paciência, sua direção defensiva será muito mais eficaz.

Paciência para verificar se tudo está em ordem, para dirigir com calma, ter respeito com o próximo e não gerar brigas etc. Mas vamos falar sobre uma coisa de cada vez!

Segurança em primeiro lugar

Você só tem a ganhar se colocar a segurança em primeiro lugar! Essa é uma responsabilidade coletiva, pois é esse cuidado que irá preservar vidas.

Segurança é prevenir acidentes e, consequentemente, reduzir os custos. Em outras palavras, você não irá exigir muito do carro, pois não estará forçando o motor, e fará com que a manutenção preventiva saia mais em conta.

Paciência ao dirigir

Não tenha pressa ao chegar nos lugares, não se estresse em possíveis situações que saiam do controle e possam gerar alguma briga, tenha paciência para não ultrapassar o limite da via e saiba o momento certo de parar um pouco para descansar.

Foque em ser racional e preze por sua vida.

Muita atenção no volante

Nada de celular enquanto está dirigindo, mesmo que seja rápido, apenas para ler alguma mensagem que acabou de chegar ou dar play naquele áudio que recebeu.

Você sabia que a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego fez um estudo e apontou que, entre pessoas de 20 a 39 anos, o uso do celular está entre os maiores motivos dos acidentes?

Mas não pense que se você está fora dessa faixa, não precisa se preocupar, pois além do perigo, a multa e os 4 pontos na CNH chegam para todas as idades.

E se você acredita que é preciso estudar e se manter atualizado sempre, disponibilizamos um curso de boas práticas de direção defensiva 100% gratuito.

Neste curso, você entenderá o que é dirigir de forma defensiva e encontrará orientações de como lidar com o cansaço e outras condições adversas que podem afetar sua condução ao volante.

Aproveite essa oportunidade. Basta clicar aqui!

Direção defensiva = Direção Inteligente

Quando falamos em dirigir de forma consciente, estamos nos referindo a uma direção inteligente! Uma direção com conhecimento, atenção, paciência e responsabilidade.

Younder Direção Inteligente é uma solução que oferece treinamento veicular teórico e prático, mediado por um instrutor que utiliza a inteligência de dados. É voltado para condutores de frota pesada, leve, off-road e motocicleta.

​Nossa equipe possui mais de 300 instrutores homologados pelo Detran, que estão espalhados por todo o Brasil, prontos para te atender.

Além disso, eles são regionalizados, possuindo total conhecimento de todas as dificuldades e problemas da região em que a sua frota se encontra.

Younder Direção Inteligente é um treinamento completo, mas você pode conversar com um dos nossos especialistas e entender, dentro da sua realidade, qual parte do nosso treinamento seria mais potente para o seu negócio.

Treinamento teórico online ou presencial e treinamento prático: você é quem decide, junto do nosso especialista, a melhor maneira de utilizar os nossos serviços.

Já pensou ter em suas mãos o acesso rápido a um relatório completo, contendo o nome de todos os seus condutores? Mais do que isso, é possível separar essa busca por cidade, estado, nota, quem já aplicou o treinamento ou não etc.

Não bastando possuir instrutores em todo o Brasil, a Younder tem a apresentação de relatórios mais completa para o seu negócio. Nós ainda apontamos quais temas precisam ser trabalhados por sua frota!

Younder utiliza uma metodologia educacional própria para treinamentos que contribuem para aumentar a eficiência e a segurança do trabalho e, também, a fortalecer a cultura empresarial.

Fale com um especialista!

Posts Relacionados