De fato, os tempos modernos trouxeram desafios que aumentaram ainda mais a necessidade de adaptar e redesenhar a experiência de treinamentos presenciais para o formato digital.
Mas ser apenas digital não basta: é preciso entender quais são as metodologias certas para trazer dinamismo e interatividade na hora de participar. E para tornar essas soluções mais eficazes, é necessário planejar um roteiro adaptado, pensado para a melhor assimilação de quem participa do treinamento por trás da tela.
Se você acredita que a tecnologia pode e deve ser usada para tornar os treinamentos online mais envolventes e transformadores, por meio de metodologias inovadoras de aprendizado, veja a seguir alguns dos cuidados necessários para atingir esse objetivo. Boa leitura!
O que são os treinamentos online?
Um dos papéis do setor de gestão de pessoas é promover o crescimento de funcionários qualificados. No entanto, para atingir a meta, é preciso inovação, adaptação, planejamento e estratégia. Hoje em dia, os treinamentos online são ferramentas que estão dentro dessa lista de “produtos essenciais”.
Mas, afinal, o que são treinamentos online?
Esse tipo de treinamento tem como objetivo aprimorar e capacitar as competências dos colaboradores para o seu desenvolvimento profissional. Mesmo online, é possível apresentar e desenvolver uma nova competência ao colaborador. Mas, diferentemente do treinamento presencial, suas atividades pedagógicas ocorrem a distância – ou seja, via digital, seja pelo computador, notebook, tablet ou smartphone.
A empresa pode usar softwares/plataformas educacionais (como LMS e LXP) ou construir o seu meio de expor o conteúdo aos funcionários. Se quiser conhecer mais sobre plataformas para treinamentos de motoristas, confira as nossas dicas aqui!
Qual a importância de adaptar seus treinamentos para o EaD?
Hoje, o EaD já faz parte da rotina de muitos brasileiros. Nas empresas, as capacitações remotas podem ser a chave para evitar altas taxas de absenteísmo em treinamentos, facilitando a acessibilidade às aulas de acordo com o tempo que o funcionário considerar mais adequado.
Além disso, a empresa pode ter mais facilidade em dividir as aulas ministradas com empresas parceiras e especialistas por todo o Brasil. Os treinamentos online também trazem mais flexibilidade para que os gestores monitorem os resultados dos treinamentos, acompanhando a performance do funcionário e trabalhando maneiras de trazer mais soluções para otimizar a operação.
Outros pontos importantes sobre os benefícios do EaD:
– A sociedade está cada vez mais tecnológica, e é importante que a educação também acompanhe as inovações, despertando o engajamento dos alunos com o uso de ferramentas mais atrativas;
– Autonomia do aluno para estudar no período mais adequado, tendo flexibilidade de horário e reduzindo as taxas de absenteísmo em treinamentos;
– A logística, pois o EaD permite atender pessoas em locais diferentes, otimizando tempo e custos com locomoção;
– Atualização dos materiais. O EaD facilita a atualização dos materiais, permitindo que um número maior de pessoas tenha a informação atualizada ao mesmo tempo.
Como e por que adaptar o seu treinamento a distância?
A tecnologia usada em treinamentos EaD permite que diversos formatos sejam usados para a capacitação. Além disso, existem outras vantagens subjetivas, como o protagonismo e a autonomia do aluno em seu processo de aprendizagem.
É importante destacar que, assim como numa sala de aula física, o instrutor deve estar disponível no ambiente de aprendizagem virtual para tirar dúvidas e orientar os colaboradores em treinamento. Para que isso ocorra, o planejamento é essencial na elaboração e realização de um treinamento a distância.
Entre os principais aspectos, destaca-se a necessidade de adotar uma plataforma digital de ensino intuitiva e fácil de usar. Por isso, de preferência, recomendamos o Learning Management System ou o Learning Experience Platform.
Qual o papel do instrutor nos treinamentos online?
Nesse contexto, os instrutores exercem a curadoria dos conteúdos a serem disponibilizados ou indicados aos colaboradores em treinamento. Eles atuam com a gestão de Recursos Humanos e a liderança da própria empresa, no intuito de entender quais temas são importantes.
Além da curadoria do conteúdo, faz parte do papel do instrutor a adaptação da abordagem tanto da escolha da melhor linguagem quanto dos objetos de aprendizagem.
Tal curadoria depende de uma combinação de competências comunicacionais, pedagógicas e organizacionais definidas durante o diagnóstico do aluno e das necessidades do mercado e da empresa, de forma que os conceitos estejam alinhados aos objetivos de aprendizagem propostos no treinamento online.
Uma boa maneira de manter o engajamento dos alunos (colaboradores) é oferecer webconferências e chats em tempo real (síncronas, ou seja, em um momento em que todos estejam conectados à plataforma ao mesmo tempo).
Já no caso das atividades assíncronas – em que alunos podem acessar cada um a seu tempo –, é preciso torná-las engajadoras e interessantes. Um bom exemplo de atividades que engajam os alunos são os fóruns de discussão, que permitem a construção colaborativa do conhecimento.
Em treinamentos online, a empatia é essencial
Sabemos que o maior objetivo de um treinamento é a capacitação dos colaboradores. Essa finalidade só é possível quando o instrutor tem esse traço como aspecto fundamental de seu ofício. Ele deve ser flexível e sensível às necessidades de cada aluno.
Na prática, isso se traduz em compreensão e respeito mútuo entre o instrutor e o aluno, o que resulta numa interação saudável a favor da aprendizagem realmente transformadora.
Além disso, é preciso proporcionar um ambiente acolhedor entre os colegas de treinamento, de forma que fazê-lo não seja um fardo, e sim algo prazeroso e desafiador ao mesmo tempo. Trocando em miúdos, é preciso que os alunos tenham vontade legítima de aprender com o curso.
Veja o que diz o especialista em projetos de transformação da educação com metodologias ativas e modelos híbridos José Manuel Morán* sobre o assunto:
“As mudanças na educação dependem também dos alunos. Alunos curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador. Alunos motivados aprendem e ensinam, avançam mais, ajudam o professor a ajudá-los melhor.”
* O professor, pesquisador, conferencista e orientador de projetos de transformação da educação com metodologias ativas e modelos híbridos, José Manuel Morán, possui graduação em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Novas Tecnologias na Universidade de São Paulo.
Como aplicar treinamentos nos tempos atuais?
De fato, o treinamento EaD como metodologia está revolucionando as capacitações.
Como você está lidando com a necessidade de treinamentos para a sua equipe? O quarto episódio do YounderCast pode te ajudar a refletir a respeito de alguns pontos-chave sobre esse assunto e, também, a pensar em soluções para os impasses de treinar uma equipe a distância!
(Botão para o podcast)
Use a tecnologia para apoiar as dinâmicas e atividades
Como dissemos antes, o uso de ferramentas tecnológicas no ensino já é essencial para a aplicação das tendências pedagógicas modernas. Estas são, de fato, necessárias para o desenvolvimento profissional dos alunos e para a gestão de pessoas da empresa.
No entanto, para que a tecnologia exerça o papel de facilitadora no processo de aprendizagem, é preciso saber empregá-la de forma eficiente. A ideia aqui é aumentar o interesse dos aprendizes e fomentar a assimilação dos conteúdos.
Para que a tecnologia faça o seu papel e apoie as dinâmicas e atividades em um treinamento online, é preciso que seja bem utilizada pelos gestores, como explica o professor Pedro Demo*, especialista em metodologia científica e aprendizagem:
“Toda proposta que investe na introdução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática.”
* Autor de mais de 90 livros, Pedro Demo possui graduação em Filosofia – Bom Jesus e doutorado em Sociologia pela Universität Des Saarlandes. Professor titular aposentado do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília, fez pós-doutorado na UCLA.Trabalha com metodologia científica, no contexto da teoria crítica e pesquisa qualitativa e pesquisa, principalmente, aspectos da aprendizagem.
Como montar um treinamento online?
Montar um treinamento online exige que toda a experiência seja formulada com foco absoluto no aluno. É preciso proporcionar uma experiência de aprendizagem acolhedora, motivadora e personalizada, de acordo com as necessidades de cada funcionário.
Para isso, recomendamos que você construa um ambiente colaborativo e interativo de aprendizagem, em que todos possam opinar, tirar dúvidas e contribuir para o conhecimento conjunto. Ademais, é importante usufruir das mais diversas mídias que possam contribuir para a aula, como jogos (gamificação), podcasts, imagens, job aids, infográficos, vídeos e músicas, por exemplo.
Se quiser gravar as aulas em vídeos, você pode escolher entre:
- Aulas conectadas, em tempo real
- Vídeos explicativos gravados
- Vídeos interativos
A seleção do formato dos conteúdos deve estar de acordo com a decisão técnica do instrutor, as necessidades da empresa e do aluno. O importante é explorar bem os recursos visuais. Para os fóruns e debates, use perguntas abertas, que abranjam bem o conteúdo e que permitam que o aluno pense.
Só preste atenção para que a duração das atividades não exceda o necessário. Esse tempo precisa ser calculado levando em consideração as possibilidades trazidas pelas TICs usadas e as possibilidades do próprio aluno. A aula não deve cansar quem assiste, mas manter a atenção.
Se quiser saber em detalhes como montar o seu treinamento online, nós temos um guia para o tema. Confira!
O que são as TICs?
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no EaD podem ser representadas por uma série de ferramentas que aprimoram significativamente um curso ou treinamento online. Por isso, existem várias ferramentas que tornam o processo de aprendizagem muito mais interessante, engajador e eficiente. Conheça algumas:
- Aplicativos de colaboração online
- Vídeos interativos
- Gerenciadores de tarefas
- Repositórios de conteúdo
- Chats
- Fóruns de discussão
- Jogos interativos (gamificação)
- Videoconferências
- Infográficos animados etc.
Lembre-se de que essa infinidade de recursos só será efetiva ao aprendizado se usados de acordo com um planejamento pedagógico bem elaborado e com objetivos de aprendizagem bem definidos.
Quer tornar a sua estratégia de treinamento mais eficaz? Confira aqui as nossas dicas!
Como gerenciar um treinamento online e medir resultados?
A partir da utilização de softwares específicos, os gestores podem monitorar os resultados de cada um dos colaboradores. Este é um dos grandes benefícios das aulas online: a precisão do acompanhamento.
Esses softwares permitem relatórios de acesso, estatísticas de resultados, avaliações do aproveitamento dos alunos e outros dados que podem ser bem aproveitados pelo setor de Recursos Humanos e pelos instrutores.
É importante entender também quais são as percepções dos colaboradores a partir dos seus feedbacks.
Modelo de briefing de treinamento
Para te ajudar, criamos um modelo de briefing de treinamento para baixar. Para isso, basta preencher o formulário abaixo que encaminharemos o material para o seu e-mail.
Como manter o engajamento nos treinamentos online?
Mesmo com tanta praticidade e vantagens, o treinamento online pode ter alguns desafios quando o assunto é o engajamento dos alunos. Nesse sentido, os designers instrucionais e instrutores têm de trabalhar em conjunto para buscar formas de garantir que os alunos consigam acompanhar o treinamento.
Vamos tratar agora de alguns pontos importantes que podem ser vistos como dificuldades na aplicação de um treinamento online.
Evasão dos alunos nos treinamentos online
Alguns alunos podem ficar desmotivados pela dificuldade de acompanhar o conteúdo. Isso, somado a exercícios demasiado extensos e avaliações inadequadas, pode fazer com que o aluno perca o interesse.
Por razões como essas, é fundamental ter um diagnóstico prévio das competências e necessidades do colaborador que receberá o treinamento e, assim, planejar o conteúdo adequando ao perfil dos colaboradores em treinamento.
Falta de preparação dos alunos
Se o aluno não estiver habituado a estudar online, os resultados podem não ser os esperados. Cabe ao instrutor a missão de coordenar de forma adequada a ambientação do aluno na plataforma de aprendizagem e a socialização entre os colaboradores de determinado curso.
Uma boa ideia é que o treinamento seja iniciado com um tutorial de navegação em que os alunos conhecerão o ambiente virtual e todos os seus recursos e as suas funcionalidades. Além disso, fóruns de discussão são uma ótima maneira de fazer com que os alunos socializem entre si.
Monitorar o tempo nos treinamentos online
Outro desafio é ensinar os alunos a administrar o tempo. Muitas vezes, as discussões online – que são ricas em referências e materiais de apoio – podem levar mais tempo do que um debate presencial. Com isso, seja por causa do trabalho ou por não estarem habituados a gerenciar o próprio tempo de forma adequada, os colaboradores acabam tendo dificuldade.
Nesses casos, cabe ao instrutor orientar os colaboradores sobre boas práticas de gerenciamento do tempo no processo de capacitação, assim como saber encerrar as discussões nos chats e fóruns.
Atividades em grupo
Por fim, existe o desafio das interações em grupo. O tempo de atividade em um grupo de treinamento pode ser grande. Por isso, cabe ao instrutor regular o fluxo de informação para que não haja excesso de informações, ou pior, informações irrelevantes durante a dinâmica.
Caso contrário, a atividade pode fazer com que percam o foco e, consequentemente, desmotivar os alunos. A experiência do colaborador em um treinamento online é o que vai determinar o legado do curso. É a partir dela que surge o aprendizado consistente, aquele que faz com que o colaborador realmente internalize e utilize os conceitos e as práticas apresentados.
A Younder sabe disso e trabalha com afinco para tornar os treinamentos para equipes técnicas e operacionais em uma experiência transformadora, que se traduz em resultados concretos e mensuráveis.
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