Após a realização de treinamentos de condutores são fundamentais ações educacionais para consolidar o aprendizado. Elas vão criar condições para que o motorista possa colocar em prática o que aprendeu.
Afinal, sabemos que treinamentos e capacitações de condutores ajudam muito, mas sem um ambiente capaz de consolidar o aprendizado por meio do suporte à performance do colaborador (condutor) após o curso, o gestor de frota corre o risco de colocar todos os esforços empreendidos a perder.
Tais ações compreendem desde políticas de reconhecimento aos bons profissionais até a promoção de um ambiente propício ao bom desenvolvimento da operação.
É importante garantir um bom clima organizacional onde o colaborador tenha clareza quanto o que a empresa espera dele.
Nesse contexto, é importante dar a cada funcionário feedbacks, mesmo que a distância se necessário, para orienta-lo sobre as formas de melhorar seu desempenho.
Nesse post vamos falar sobre as boas práticas que tornam possível a consolidação dos objetivos de aprendizagem de um treinamento na rotina da sua frota. Vem com a gente!
Como direcionar o conteúdo de um treinamento de condutores para a prática
Muitos de nós estamos habituados às aulas expositivas nas quais o aluno é mero espectador. Trata-se de uma metodologia convencionada como “passiva”, na qual o docente é o protagonista do processo ensino/aprendizagem.
Os modelos didáticos mais modernos, no entanto, adotam a metodologia ativa. Nela, o aluno é o protagonista do próprio processo de aprendizagem. Esse modelo privilegia a assimilação do conteúdo de maneira autônoma e participativa.
Mas o que define os métodos de aprendizagem ativas e passivas? O psiquiatra estadunidense William Glasser as define da seguinte forma:
- Métodos de Aprendizado Passivo: ler, escrever, observar, ler e ouvir.
- Métodos de Aprendizado Ativo: discutir, praticar e ensinar.
Nesse sentido, é imperativo para a didática moderna fomentar o debate acerca dos temas propostos, bem como, possibilitar a prática do que foi aprendido.
Outra boa estratégia para consolidar o aprendizado de treinamentos de condutores é fazer com que os colaboradores que fizeram o treinamento transmitam – na medida do possível – aos seus pares o conteúdo que aprenderam durante o curso.
Como funciona o processo de avaliação dos treinamentos dos condutores
1 – Antes do treinamento
A primeira etapa deste processo inicia antes da aplicação de um treinamento. Primeiro, defina de forma bem clara as razões ou os indicadores que apontaram para a necessidade de desenvolver a capacitação dos condutores.
É fundamental fazer um mapeamento de toda a operação para identificar onde cabem melhorias. É dessa forma que vamos entender como montar uma estratégia de treinamento eficaz para os condutores.
Os indicadores de qualidade da frota serão fundamentais para a definição e o planejamento do curso. E o diagnóstico será ainda mais completo a partir da avaliação de cada motorista da frota.
Com ela será possível identificar suas necessidades e as abordagens mais adequadas do conteúdo para a melhor aprendizagem.
Leia também: Relatório de ranking de motoristas: sua importância na redução de custos da frota!
2 – Durante o treinamento
Um dos aspectos mais importantes a serem observados é o engajamento dos alunos durante o curso. Nessa etapa, deve-se medir, por exemplo, os acessos à plataforma digital (no caso de treinamento EAD na etapa de cursos teóricos) e o desempenho nas atividades propostas.
Além disso, é aconselhável a realização de pesquisas com os colaboradores em treinamento sobre suas opiniões em relação ao curso.
O objetivo principal de uma avaliação é aferir se o colaborador conseguiu assimilar o treinamento. E a avaliação será bem mais acurada quando leva em consideração o diagnóstico prévio das necessidades individuais.
Isso quer dizer que, apesar de existirem critérios definidos sobre o que um treinamento deve alcançar dentro da operação, cada colaborador deve ser avaliado em sua individualidade, ou seja, de acordo com o que foi diagnosticado como necessidades do perfil de cada condutor.
3 – Após o treinamento
Nesta etapa é que os responsáveis pela frota irão avaliar, de fato, se os condutores mudaram o comportamento de forma positiva ou não.
Somente com os indicadores bem definidos nas etapas anteriores, é que será possível fazer um comparativo do desempenho e comportamento dos condutores antes e depois da aplicação dos treinamentos.
Como por exemplo, se o número de multas por excesso de velocidade caiu, nos meses posteriores, após a aplicação de um treinamento.
Leia também: Como avaliar a eficácia no treinamento para motoristas
Tríade da gestão de frota para extinção de comportamentos de risco
Como obter sucesso na extinção de comportamentos de risco nos motoristas da sua operação? Com o intuito de auxiliá-lo nessa jornada, a Trimble, em parceria com a Younder EdTech, está promovendo a #trimblelive sobre a “Tríade da gestão de frota para extinção de comportamentos de risco”.
Assista ao vídeo e veja como foi.
O que considerar após o treinamento dos condutores para avaliar o desempenho
Existe uma variedade de métodos avaliativos e a combinação deles contribuem para a melhor aprendizagem e trazem uma visão mais ampla do que foi conquistado pelos colaboradores.
Simplificando, o ponto de partida para avaliar o desempenho dos condutores após um treinamento é verificar se os objetivos de aprendizagem determinados previamente foram alcançados.
Aqui o gestor de frota vai averiguar por meio da telemetria se o colaborador superou seus vícios de direção.
Do ponto de vista das chamadas “soft skills”, ou seja, aquelas que dizem respeito à postura e interação no convívio profissional que deverá ser observada de forma constante por parte do gestor de frota.
Conclusão
É a partir da constante observação que se identificam as falhas e os progressos da equipe. E sabemos que treinamentos bem aplicados trazem retorno aos investimentos feitos pela empresa.
Por isso, devem ser bem planejados, bem executados e sempre cuidadosamente avaliados para atingir seus objetivos.
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