Younder lança solução para operadores de empilhadeiras
Capacitar e treinar operadores de empilhadeiras é o foco dos recursos tecnológicos da Younder, empresa desenvolvedora de soluções educacionais empresariais. A solução para operadores de empilhadeiras reúne tecnologias imersivas de aprendizado, como simulador de movimentação de cargas e plataforma digital.
O treinamento potencializa a melhoria de performance e segurança do operador na realização de tarefas diárias, além do aumento da eficiência para as companhias.
Indicação
A solução é indicada para os trabalhadores que lidam diariamente com operação de máquinas empilhadeiras, geralmente utilizadas em processos logísticos de espaços como pátios, docas, portos, armazéns, depósitos e centros de distribuição.
Solução para operadores de empilhadeiras reproduz a ação
Certamente, um dos diferenciais do equipamento é a reprodução real do uso de empilhadeiras a combustão frontal. Do mesmo modo, a elétrica retrátil lateral em diversos tipos de cargas como:
- caixas;
- tambores;
- bobinas;
- caixas soltas ou paletizadas;
- entre outros
Realidade virtual aumentada
O sistema é imersivo, pois, conta a tecnologia de realidade virtual aumentada. É completamente adaptável e plug and play, além de ter a disposição otimizada das telas, favorecendo um maior campo de visão superior e inferior, com ângulos desde o nível do solo, até alturas que alcançam as prateleiras de armazenamento.
Vantagens
Segundo a CEO da Younder, Claudia de Moraes, com a solução o operador consegue identificar pontos de atenção e melhoria de forma mais rápida do que em um treinamento com empilhadeira real, visto que o simulador de direção monitora erros de operação a todo momento da simulação e por meio de dashboard e relatórios, informa ao gestor os pontos de maior dificuldade.
“Com a versatilidade oferecida, os usuários sentem-se inseridos no contexto e passam a interagir com conteúdo, objetos e cenários tridimensionais. Desta forma, é possível realizar operações cotidianas, simular a instabilidade das cargas carregadas (utilizando conceitos como ‘triângulo de estabilidade’ e tombamento) e noções de espaço“. Claudia de Moraes
Outros pontos da solução para operadores de empilhadeiras
Em conclusão, o treinamento auxilia na reparação de vícios que ocasionam riscos à segurança do operador como, a movimentação dos garfos com a empilhadeira em movimento, não utilização do cinto de segurança, operação da máquina e do garfo ao mesmo tempo, entre outros.
Embora o simulador seja um recurso importante no processo imersivo, vale lembrar que o treinamento não está baseado somente no equipamento em si, mas em toda a jornada do operador, para que as empresas possam atuar no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para cada tipo de profissional.