imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Qual é a efetividade do treinamento a distância?

Também conhecido como EAD, o treinamento à distância vem contribuindo de maneira significativa para a educação no país e está ganhando cada vez mais espaço nas faculdades, instituições e empresas.

Engana-se quem pensa que tal modalidade não gera resultados assertivos e de qualidade para quem estuda! Diversas pesquisas já comprovaram a sua eficácia e benefícios, contudo, ainda há quem coloque a sua credibilidade em cheque.

Ao longo desta leitura, você saberá se o treinamento à distância realmente funciona e como implementá-lo na sua empresa. Boa leitura!

Quais as principais vantagens do treinamento à distância?  

Promover treinamento à distância em qualquer empresa pode representar um ganho de tempo significativo. Na gestão de frotas isso é ainda mais evidenciado.

No setor de transporte cada minuto é valioso, por isso, se organizar para assistir um treinamento presencial pode não ser algo atrativo para os motoristas. Com o treinamento à distância é possível otimizar o uso do tempo e há a possibilidade de assistir às aulas de qualquer lugar que esteja. Além dessas vantagens, o treinamento à distância ainda proporciona:

  • Ganhos de logística, conseguindo atingir um grande número de motoristas;
  • Horários flexíveis para cada período de trabalho da equipe;
  • Economia de tempo e dinheiro por não precisar de espaço físico;
  • Apresentação dos cursos em formatos diversificados;
  • Estímulo da cultura de busca constante por capacitação;
  • Relatórios que permitem acompanhar o desempenho de cada colaborador, melhorando a assertividade em feedbacks.

O treinamento à distância também apresenta desafios que podem ser contornados com uma boa estratégia.

Quais são os principais desafios do treinamento à distância?  

Realizar treinamentos capazes de desenvolver e aprimorar conhecimentos e habilidades sempre foi um grande desafio para profissionais de recursos humanos e gestores, em especial na área de gestão de frotas.

De modo geral, a equipe é grande, está distribuída entre várias localidades e possui escalas com horários ou períodos diferentes — que dificultam reunir todos em uma sala para iniciar um treinamento.

Além disso, o perfil do colaborador pode demonstrar pouco interesse em receber novas informações ou pode possuir pouca escolaridade, entre outros pontos que variam de acordo com cada tipo de negócio.

Outros pontos que também também podem surgir como desafios no treinamento à distância são: 

  • Linguagem corporal e tom de voz: no treinamento à distância, o contato com a outra pessoa é distante. A falta de linguagem corporal pode levar a falhas de interpretação, prejudicando o diálogo entre as pessoas;
  • Problemas de conexão: a disponibilidade de internet também é um desafio do treinamento à distância que deve ser contornado pelas empresas;
  • Distrações: assim como nos cursos presenciais, as distrações podem atrapalhar o desempenho dos colaboradores no treinamento à distância.

Esses desafios podem ser contornados por meio de uma metodologia de ensino pensada exclusivamente para o ensino online de condutores da frota. A personalização dos treinamentos é a chave para reter a atenção e colher bons resultados com os cursos online.

Afinal, o treinamento à distância tem mesmo qualidade?  

Sim! Um treinamento na modalidade EAD tem as mesmas chances de oferecer uma experiência de aprendizagem de qualidade que uma formação presencial. Entretanto, a modalidade escolhida não diminui a importância e nem exonera a responsabilidade de quem estruturará e construirá o conteúdo do curso.

Se o conteúdo é excelente mas a plataforma não oferece um bom ambiente de aprendizado, os resultados do curso podem ser comprometidos. O mesmo ocorre no cenário inverno: quando temos uma plataforma interativa e bastante atrativa, mas o conteúdo é confuso e pouco didático para o público, o ensino fica defasado.

Em qualquer um dos cenários, a satisfação e o engajamento acontecem quando o treinamento é bem planejado.

Com o treinamento à distância, o colaborador aprende melhor?  

Todo processo de aprendizagem, seja ele presencial ou à distância, precisa de comprometimento, disciplina e engajamento por parte do profissional que se dispõe a encará-lo, pois isso influencia no quanto ele se envolve com o treinamento. Porém, apostar na capacidade de desenvolvimento da sua equipe faz parte do seu papel como gestor.

Além disso, o treinamento à distância contribui com o desenvolvimento de habilidades importantes para a vida profissional, como:

  • Protagonismo e entrega de resultados;
  • Resiliência para desenvolver projetos de longo prazo;
  • Disciplina e foco para concretizar o que foi planejado no curso;
  • Automotivação e engajamento para realizar tarefas e atividades;
  • Comprometimento e responsabilidade com o próprio aprendizado.

Como fazer um treinamento à distância na sua empresa?  

Os treinamentos à distância são fundamentais para a capacitação da frota, além de serem uma tendência para a otimização de recursos da empresa. Sabemos que muitas pessoas estão cansadas de assistir treinamentos à distância onde só há telas com texto e imagem. Por conta disso, é essencial investir em:

  • Novas abordagens, como plataformas com recursos interativos;
  • Diversidade de objetos de aprendizagem;
  • Linguagem mais próxima e menos formal;
  • Trilhas de aprendizagem;
  • Debates em fóruns on-line;
  • Mural para compartilhamento de experiências.

Ao investir nesses pontos, você conseguirá construir um treinamento à distância que seja realmente efetivo para sua equipe e que entregue resultados no desempenho deles. Então, para realizar um treinamento à distância na sua empresa, siga as seguintes instruções no seu planejamento

  1. Entenda as reais necessidades da sua equipe e da empresa — você pode coletar essas informações através de questionários anônimos.
  2. Escolha um tema — a partir do feedback de todos, você conseguirá selecionar o tema que melhor se encaixe na necessidade dos colaboradores.
  3. Selecione uma plataforma de ensino — essa parte talvez seja a mais importante. A plataforma de ensino deve ser direcionada ao seu público, com treinamentos envolventes e atuais.

Escolha a Younder!  

Conteúdo e plataforma precisam oferecer a melhor experiência. Pensando nisso, a Younder conta com uma equipe multidisciplinar que pode dar uma mãozinha na criação do seu material, além de oferecer uma plataforma personalizada e pensada para melhor experiência do aluno.

A Younder também possui a Academia de Mobilidade com mais de 50 títulos de cursos e treinamento à distância para seu time se capacitar com conteúdo técnico e relevante.Antes de escolher a plataforma para incluir treinamento à distância para seus colaboradores, fale com um de nossos especialistas para orçar uma solução personalizada para sua frota!

Posts Relacionados