Tecnologias aplicadas aos treinamentos de frotas

Falar que a tecnologia mudou a forma com que as pessoas interagem com o mundo seria, como diz o jargão popular, “chover no molhado”, não é mesmo?! E isso também vale quando aplicamos esse conceito à educação.

O uso de novas tecnologias nesse nicho cresce a cada dia e novas ferramentas são desenvolvidas, ou adaptadas, para que a experiência de aprendizagem seja cada vez melhor e mais efetiva. Hoje, há diversas ferramentas disponíveis no mercado que vão desde a organização pedagógica até plataformas que proporcionam um ambiente ideal para a autonomia do aluno.

Resumo de algumas tecnologias utilizadas em treinamentos de frotas

  • Plataforma digital (LMS);
  • Inteligência Artificial e Machine Learning aplicada para treinamentos;
  • Treinamentos práticos com simuladores.

 Plataforma digital de ensino para treinamento de frotas

Uma dessas plataformas é a LMS (abreviatura de Learning Management System), sobre a qual poderíamos detalhar bastante, mas, por agora, separamos algumas das melhores características desta ferramenta:

  • ajudar a promover uma maior integração entre usuários e tutores;
  • infinidade de recursos (como fóruns, vídeos e conteúdos interativos);
  • alunos em diferentes locais podem acessar os mesmos temas com flexibilidade nos horários de estudos;
  • a possibilidade de o usuário escolher o dispositivo que seja mais agradável e confortável.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a plataforma digital pode trazer para a aprendizagem. Isso se aplica não apenas a escolas regulares, mas também a treinamentos corporativos e na capacitação de colaboradores.

Além do LMS, que isoladamente não apresenta nenhum diferencial, temos que comentar sobre outros recursos tecnológicos que complementam o uso dessa ferramenta. E antes de nos aprofundarmos, é importante que você entenda o conceito de Inteligência Artificial e Machine Learning.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

 O que é Inteligência Artificial?

Não é fácil definir Inteligência Artificial (AI), por ser um conceito em constante atualização. Apesar de ser mais divulgada como um conhecimento restrito à área da Computação, na verdade, a IA é uma área multidisciplinar constituída por diversas áreas do conhecimento como, por exemplo, a Neurociência, a Filosofia, a Biologia, a Pedagogia, a Psicologia e, é claro, pela Computação.

De modo geral, podemos entendê-la como mecanismos que simulam a inteligência do ser humano. Isso é possível através de um conjunto de códigos projetados para interagir com o mundo por meio de capacidades, como percepção visual e reconhecimento de voz e comportamentos inteligentes, como a análise de dados para a tomada de decisões.

O que é Machine Learning?

machine learning, uma área da inteligência artificial, é muito discutido atualmente e pode ser aplicado à aprendizagem e trazer grandes resultados.

Podemos resumir o machine learning como um programa de computador que “aprende” as preferências de um usuário, por exemplo, sem ser previamente programado. Isso é, a partir da análise de dados, a máquina pode definir padrões de comportamento para cada perfil de usuário e, assim, sugerir produtos ou aplicações mais assertivas e de maneira individual.

Quais os benefícios da Inteligência Artificial e machine learning para os treinamentos de frotas?

Quando aplicada aos treinamentos, a Inteligência Artificial beneficia o instrutor e o usuário, possibilitando a personalização, a flexibilização, a inclusão e o engajamento. De um lado, possibilita um feedback eficaz sobre o processo de aprendizagem, indicando quais conteúdos necessitam de revisão adicional por meio da análise de performance, por exemplo. Por outro, permite o uso de inteligências cognitivas que oferecem suporte por meio de um chat automático, com um “robô” em tempo integral, esclarecendo dúvidas com respostas previamente programadas.

Portanto, a Inteligência Artificial possibilita inúmeras maneiras de incrementar os processos de um treinamento, criando caminhos para otimizar a assimilação dos conteúdos e gerando um maior engajamento do educando.

E como integrar o uso da plataforma digital com treinamentos práticos?

Uma das ferramentas que melhor integra com essas tecnologias é o simulador educacional de veículos. Ele possibilita que o educando treine situações de risco como variações climáticas (chuva, neblina, granizo, neve, direção do vento etc.), período do dia, diferentes tipos de pista, curvas, ultrapassagens, aquaplanagem, cansaço e até mesmo os efeitos do álcool sobre a direção, tudo isso em ambiente controlado, sem risco real para o condutor.

Ademais, os simuladores educacionais podem ser personalizados com outras configurações como tipo de veículo (carros, moto, caminhões, ônibus ou máquinas), o tipo de transmissão, tipo de freio, o tipo de procedimento técnico  que precisa ser executado, entre outros, além de ajustar a duração do exercício e a intensidade do tráfego.

Após o treinamento no simulador, sequências algorítmicas geram os relatórios que identificam as dificuldades de cada condutor individualmente, podendo, assim, sugerir quais as habilidades adequadas e quais precisam de aprimoramento. Além disso, é possível aliar o simulador com a plataforma LMS, unindo teoria e prática.

Onde encontrar empresas que inovam em processos de treinamento?

Hoje, na Younder, temos ferramentas tecnológicas baseadas na inteligência artificial que tornam os treinamentos de frotas mais eficientes e a aprendizagem mais efetiva. Veja alguns exemplos:

  • Simuladores educacionais (caminhão, carro, moto e máquinas) que reproduzem situações reais de risco em um ambiente seguro e controlado;
  • Plataforma digital com visual simples, disponível em múltiplos dispositivos e possibilidade de acesso offline, além de conteúdos criados de acordo com o que sua frota precisa;
  • Organização pedagógica com profissionais multidisciplinares especializados no desenvolvimento de projetos personalizados e adaptados às necessidades estratégicas de cada empresa.

Se você quer aplicar novas tecnologias nos treinamentos da sua frota e tornar sua equipe ainda mais capacitada, conte com a gente! Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

Posts Relacionados