imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Papel do gestor de frotas no supply chain

O papel do gestor de frotas está ligado diretamente às atividades de distribuição dos pedidos, transporte e entrega. Ele pode, portanto, cooperar para a eficiência do supply chain. Para entender como isso pode ser feito, leia o artigo completo!

O que é supply chain?  

Supply chain é o termo em inglês para cadeia de suprimentos. Ele se refere a todo o conjunto de processos logísticos, que compreende:

  • atividades;
  • processos;
  • organizações;
  • recursos e tecnologias envolvidos no processo da cadeia de suprimentos de uma empresa.

Por sua vez, a cadeia de suprimentos compreende a produção, distribuição de um produto ou serviço, desde a matéria-prima até o consumidor final. O objetivo principal da gestão do supply chain é otimizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a satisfação do cliente.

Quais as funções do gestor de frotas no supply chain?  

A gestão eficaz da cadeia de suprimentos requer coordenação e colaboração entre todos os participantes, além do uso de tecnologias como sistemas de informação e logística.

As responsabilidades do gestor de frotas estão centradas no gerenciamento eficiente dos veículos utilizados para transportar mercadorias ao longo da cadeia de suprimentos e na elaboração inteligente de rotas, monitoramento de veículos e eficiência no transporte. Veja só como o gestor de frotas influencia na eficiência operacional do supply chain:

Seleção e aquisição de veículos

O gestor de frotas é responsável por escolher os veículos para atender às necessidades da cadeia de suprimentos considerando capacidade de carga, eficiência de combustível e requisitos de entrega.

Manutenção Preventiva

É fundamental garantir que a frota esteja em perfeitas condições de trabalho. O gestor de frotas deve implementar manutenção preventiva, agendar revisões regulares e gerenciar reparos quando necessário para evitar falhas durante as operações.

Rastreamento e monitoramento

O uso de tecnologias de rastreamento para monitorar veículos, motoristas e consumo de combustível contribui para a eficiência do supply chain.

Programação de rotas

Planejar rotas de entrega para serem eficientes, rápidas e econômicas, levando em conta tráfego, clima e restrições de entrega.

Análise de desempenho

Realizar análises de desempenho da frota, avaliando métricas como tempo de entrega, custos operacionais e eficiência de rotas é função do gestor de frotas no supply chain.

Que vantagens uma boa gestão da cadeia de suprimentos traz para a empresa?  

Fazer uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos trará benefícios para a empresa em diversos aspectos. Com um mundo cada vez mais conectado, o cliente espera ao comprar um produto ou serviço que a entrega seja rápida e eficiente. Se a internalização de processos não for bem concebida, todo o supply chain fica prejudicado.

O principal foco do supply chain está na satisfação do cliente. Para alcançar isso, é fundamental trabalhar todos os processos internos até a chegada do produto ao consumidor final. Tudo isso, no final, promove maior satisfação da clientela. Outras vantagens de fazer uma boa gestão do supply chain são:

  1. Redução de custos: uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos permite identificar oportunidades para redução de custos em diversos estágios, como compras, produção, transporte e armazenamento.
  2. Melhoria da eficiência operacional: a otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos resulta em uma operação mais eficiente. Isso inclui a redução de desperdícios, tempo de ciclo mais curto, melhor gestão de estoques e menor probabilidade de interrupções na produção.
  3. Gestão de riscos aprimorada: uma boa gestão da cadeia de suprimentos permite a identificação e mitigação eficiente de riscos. Isso inclui riscos relacionados a interrupções no fornecimento, flutuações de preços e questões logísticas.

Como uma equipe capacitada influencia na gestão supply chain?  

Ao capacitar os profissionais, eles passam a ter conhecimento especializado em áreas como logística, planejamento de demanda, gestão de estoques e transporte, resultando em uma capacidade melhor para tomar decisões estratégicas e táticas mais informadas, considerando diversos fatores que afetam a cadeia de suprimentos.

Além disso, profissionais capacitados conseguem analisar e otimizar os processos ao longo da cadeia de suprimentos. Capacitar os profissionais é um ativo valioso para a gestão da cadeia de suprimentos, proporcionando a competência e a flexibilidade necessárias para enfrentar os desafios.

Ofereça os treinamentos da Younder para capacitar os condutores da frota e torná-los aptos a cooperar para o supply chain de maneira inteligente. A Younder é a parceira ideal para capacitar o seu time de motoristas. Fale com um dos nossos especialistas e descubra como montar uma solução personalizada para sua equipe!

Posts Relacionados