imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Conheça os principais tipos de carga e como são feitos

A verdade é que os tipos de cargas demandam diferentes tipos de transporte, normas da legislação, treinamento da equipe para aplicação do manuseio correto e armazenagem adequada.

E para te ajudar a entender sobre como o transporte de mercadorias pode ser feito dentro das normas, para evitar que a empresa receba multas, confira o nosso conteúdo a seguir. Boa leitura!

Saiba quais são os principais tipos de carga

Conheça abaixo os tipos de carga e como devem ser transportadas.

Carga a granel 

Esse tipo de carga pode ser líquida (leite, água ou sucos, por exemplo), transportada em tanques ou caminhões-pipa; ou sólida (grãos, como feijão, arroz, milho, soja e até ferro). Os produtos vêm normalmente de mineradoras, fazendas ou agronegócios e necessitam de muita higiene e às vezes refrigeração.

Carga seca

A carga seca é normalmente não perecível e industrializada, e pode abarcar diversos materiais ou alimentos, tais como: macarrão, biscoitos, pipoca, achocolatado… Pode ser até ferragem, madeiras, móveis e mais. São cargas de fácil armazenamento, que aguentam altas temperaturas e são transportadas em sacos, caixas ou fardos.

Carga frigorífica 

Pode ser composta por alimentos perecíveis, como frutas e legumes, ou congelados, como carne. Essa carga possui exigências: determinadas temperaturas, a correta ventilação, boa higienização, correto nível de umidade, um transporte sem falhas, sem contaminações, nenhum dano e uma curta distância se o alimento for perecível.

Normalmente, o transporte ocorre em um baú refrigerado, com revestimento no interior do caminhão e nas máquinas de refrigeração.

Carga viva 

As cargas vivas comumente são animais, como vacas, porcos ou galinhas. Por serem seres vivos, exigem um cuidado especial e muito respeito ao bem-estar dos animais.

São transportados normalmente em carroceria fechada, com ventilação, acompanhados de colaboradores treinados para lidar com os animais e garantir a sua segurança e integridade física.

Carga indivisível 

Carga indivisível é a carga unitária com peso e/ou dimensões excedentes aos limites regulamentares, cujo transporte necessite douso de veículos especiais com lotação (capacidade de carga), dimensões, estrutura, suspensão e direção apropriadas. Trata-se de máquinas de uso industrial ou agrícola, guindastes, transformadores e etc.

É necessário ter uma equipe treinada para o seu manuseio, carregamento e descarregamento, veículos especiais com grande capacidade de lotação, suspensão e estrutura apropriadas.

Carga de contêiner 

É transportada em caminhões projetados especificamente para esse uso. Os contêineres abarcam normalmente caixas de metal ou de madeira, e podem transportar produtos frágeis, secos, refrigerados e até animais.

É bastante eficiente, pois as caixas podem ser repassadas para diferentes meios de transporte de forma segura.

Carga perigosa 

Esse tipo de material é especialmente delicado, e precisa de todo cuidado para que não atinja a saúde dos colaboradores ou do meio ambiente. A própria ONU tem as Recomendações no Transporte de Produtos Perigosos, com uma classificação desses produtos de acordo com as suas características. São, por exemplo, os explosivos, gases, fogos de artifício, materiais radioativos ou líquidos inflamáveis.

Veículos que transportam cargas perigosas não podem circular próximos de reservatórios de água e reservas ecológicas, por isso o estudo do trajeto para a elaboração de um roteiro é essencial para garantir a segurança no transporte da carga.

Também é preciso um treinamento específico para o colaborador. Confira aqui o que é trabalhado no Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte de Produtos Perigosos.

Carga frágil 

É a carga que tem maior facilidade de quebrar, como vidros, louças e espelhos. Os materiais devem ser embrulhados utilizando materiais como isopor e plástico bolha. Devem ser transportados em caixas com o aviso de “material frágil”.

Transporte de veículos 

Para transportar veículos, normalmente é usado o caminhão cegonha/cegonheiro. Essa carga normalmente é composta por carros ou motos e a carroceria deve ser de plataforma, reboque ou guincho.

O veículo usado deve ter seguro de carga, dado que a mercadoria é de grande valor.

Transporte de minérios e cimento 

Essa carga é transportada através de dutos com bombas que impulsionam a carga sólida ou em pó. Também pode ser usado um fluido portador, normalmente água, para transportar o minério em longas distâncias.

No caso das distâncias mais curtas, o fluido pode ser o ar. 

Quer mais informações sobre o transporte de cargas específicas? Confira o nosso post sobre amarração de carga.

Quais cuidados você deve ter na hora de movimentar a carga?

Vamos aprofundar as práticas de cuidado para o transporte dessas cargas:

Segurança dos colaboradores

Primeiro você deve lembrar que, para manter a saúde de todos e o bom estado da carga, é necessário estar atento às normas da vigilância sanitária.

A fiscalização é rígida com o transporte de materiais e as multas podem ser altíssimas, caso algo não esteja dentro das normas.

Separe e sinalize toda a carga, dê aos seus colaboradores os EPIs necessários para o correto manuseio, tenha veículos bem estruturados para evitar acidentes, ofereça a proteção necessária durante a armazenagem e, claro, treine os colaboradores para que saibam como atuar em diversas situações.

Treinamento específico do motorista 

Conforme o tipo de carga, é exigido uma formação específica do motorista. A exigência dos cursos está prevista na resolução 789/2020 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece as normas e os procedimentos para a formação especializada de motoristas, por exemplo, para o transporte de produtos perigosos.

Dirigir o veículo sem possuir os cursos especializados ou específicos obrigatórios é infração gravíssima, passível de retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

Portanto, para que todo o processo seja feito com máxima segurança e de acordo com o que pede a fiscalização, é necessário treinar a equipe.

Acompanhamento de desempenho

Mantenha um rígido monitoramento de como anda o transporte das cargas.

Recomendamos que você utilize as tecnologias de rastreamento para acompanhar a direção dos veículos, avaliar a conduta dos colaboradores e utilizar os dados para aprimorar o desempenho da operação. 

Quer saber mais sobre essas tecnologias de monitoramento? Leia o nosso artigo.

A Younder está com você nessa jornada! Somos referência no mercado como especialistas em treinamentos de frota e podemos te ajudar a garantir segurança para os motoristas e para a carga.

A nossa equipe capacitada trabalha com treinamentos online, híbridos ou presenciais, utilizando técnicas eficientes e modernas de aprendizagem. Fale conosco!

Posts Relacionados