Todo ano, mais especificamente entre 18 e 25 de setembro, há uma importante campanha de conscientização para os condutores em todo Brasil: a Semana Nacional do Trânsito!
No entanto, a importância desse evento vai muito além de uma “lembrança” sobre os riscos e as responsabilidades que os motoristas devem ter ao girar a chave de qualquer veículo. Na prática, o intuito é reforçar, educar e orientar sobre esses e muitos outros aspectos fundamentais na condução.
Portanto, a Semana Nacional do Trânsito não deve incluir unicamente condutores, mas também gestores, educadores, tutores e todos os demais integrantes de uma empresa, instituição ou sociedade como um todo.
Sendo assim, preparamos este post com dicas, conselhos e ideias interessantes sobre o tema. Boa leitura!
Afinal, o que é a Semana Nacional do Trânsito?
Como destacamos, a Semana Nacional do Trânsito é uma campanha de intuito educativo e que é realizada todo ano no Brasil com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a importância de conhecer e respeitar as leis de trânsito e de reforçar a importância de comportamentos mais seguros ao dirigir.
Ela nasceu da Lei 9.503/1997 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabeleceu os dias 18 a 25 de setembro como data oficial para a sua realização.
A cada ano, uma nova abordagem de tema
Uma curiosidade interessante é que os temas da Semana Nacional de Trânsito são modificados a cada ano e isso se dá a partir de uma iniciativa do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).
Com isso, a campanha se renova e permite que novos assuntos possam ser reforçados e debatidos, conforme levantamentos, tendências e perspectivas inerentes ao cotidiano dos motoristas e das vias públicas.
E para relembrar alguns temas mais marcantes da campanha, preparamos uma pequena lista e o respectivo ano de realização:
- 2021: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”;
- 2018: “Nós somos o trânsito”;
- 2017: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”;
- 2014: “Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”;
- 2013: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.
Qual a importância dessa campanha na prática?
Em geral, toda campanha de conscientização é criada mediante números e estatísticas, nem sempre tão favoráveis. E no caso da Semana Nacional do Trânsito não seria diferente!
Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o 3º lugar em óbitos por conta de sinistros de trânsito nas vias ao redor do mundo por inúmeros motivos! Causas como fadiga, consumo de álcool ou substâncias ilícitas e negligência ainda são muito numerosas e, nesses casos, um trabalho de reeducação pode ser o segredo para a redução gradativa desses incidentes.
Por isso, a aposta da campanha é que todos possam e consigam participar de alguma maneira: desde o governo até a iniciativa privada, como empresas e gestores de frotas.
Sendo assim, toda e qualquer organização, em especial aquelas que lidam diariamente com algum tipo de transporte, pode e deve participar e incentivar a Semana Nacional do Trânsito internamente.
Como participar da Semana Nacional do Trânsito?
Participar da Semana Nacional do Trânsito com ações internas na empresa é uma forma de compactuar com a iniciativa, incentivando e apoiando esse trabalho de conscientização entre seus condutores.
Há infinitas possibilidades a serem trabalhadas, como:
Criação e distribuição de materiais educativos
Umas das maneiras mais simples de participar da Semana Nacional do Trânsito com sua empresa é a partir da impressão e distribuição de materiais de conscientização neste período.
Isso envolve, por exemplo, posters, flyers, calendários, agendas, guias e folhetos, que reforcem boas práticas e procedimentos sobre a condução adequada de veículos e o respeito no trânsito.
Metas e objetivos específicos
Outra ideia que pode ser implementada na Semana Nacional do Trânsito, especialmente se houver estatísticas negativas em sua gestão de frotas, é de tentar reduzir determinados números a partir de metas e objetivos pré-definidos.
Por exemplo, se há uma incidência grande de multas ou mesmo de sinistros de trânsito em determinado trajeto ou período, essa campanha interna pode reforçar alguns cuidados e até oferecer vantagens e benefícios exclusivos para os condutores que alcançarem os resultados esperados, como premiações, reconhecimento etc.
Cursos e treinamentos
Indiscutivelmente, os cursos e treinamentos são ferramentas indispensáveis para a educação e conscientização no trânsito e, portanto, devem fazer parte do calendário de qualquer empresa que atue com transporte.
E no caso da Semana Nacional do Trânsito, isso se torna uma oportunidade única para reforçar essa iniciativa. Logo, oferecer um curso nesse período é também uma forma de participar da campanha diretamente.
Quais benefícios a campanha da Semana Nacional do Trânsito pode trazer à empresa?
Quando uma empresa incentiva ações e participa ativamente de campanhas como a Semana Nacional do Trânsito, diversas vantagens podem ser percebidas, como:
- Redução de riscos – com uma maior conscientização de condutores, a tendência é de redução de sinistros de trânsito no dia a dia;
- Redução de custos – muitos custos também podem ser minimizados com esse tipo de campanha, como multas, avarias, sinistros e até ações judiciais;
- Manutenção – com condutores mais conscientes na direção, a manutenção da frota pode ser otimizada também, com menos frequência de trocas e consertos, além de economia de peças e até mesmo no consumo de combustível;
- Melhores experiências – uma condução adequada e eficiente pode influenciar na experiência do cliente final e na percepção do público em geral.
Em resumo, esses são alguns pontos essenciais sobre a importância da Semana Nacional do Trânsito e como pequenas iniciativas e a participação direta de empresas e instituições podem incentivar e contribuir para a campanha, trazendo resultados e vantagens extremamente importantes ao negócio e à sociedade como um todo.E se você quer saber mais e encontrar ideias de cursos e formações específicas para seus condutores, não hesite em conversar com nossos especialistas.