Segurança do trabalho EAD: 3 grandes motivos para investir em tecnologia no ensino

Entre muitos treinamentos online, a busca por treinamentos de segurança do trabalho EAD vem crescendo. Isso também se deve às medidas de distanciamento social provocadas pela Covid-19, que impossibilitaram uma série de rotinas presenciais entre os times.

Por outro lado, essa condição adversa acelerou a transformação digital, levando mais ferramentas e tecnologias que facilitam e otimizam os treinamentos corporativos. Assim, os treinamentos digitais tornaram-se ainda mais efetivos e passaram a ser procurados cada vez mais pelas empresas.

Então, se você está buscando a melhor forma de oferecer treinamentos de segurança do trabalho EAD para sua equipe de funcionários, confira esses 3 motivos para investir em treinamentos tecnológicos e na educação à distância. Continue lendo!

1) Ofereça uma cultura de treinamentos que traz resultados

No Brasil, existem cerca de 36 Normas Regulamentadoras (NR) direcionadas pelas leis trabalhistas para regulamentar e oferecer orientações sobre práticas obrigatórias com relação à preservação da segurança e da saúde do trabalhador.

Em qualquer segmento de mercado, o curso de segurança no trabalho precisa ser oferecido pela empresa a fim de melhorar a segurança do colaborador, respeitar as leis trabalhistas e ajudar na prevenção de acidentes ou doenças provocados pela atividade.

A cultura da empresa, muitas vezes, é o principal fator responsável pelo nível de satisfação dos funcionários – o que é fundamental para a retenção de mão de obra qualificada. Para passar adiante os valores corporativos, é muito importante que a sua empresa ofereça os famosos “onboardings de funcionários”, que são os treinamentos de boas-vindas.

Receber um novo funcionário com esse tipo de treinamento permite benefícios como melhor integração com o time e maior familiaridade com as regras e valores da empresa.

Isso pode gerar uma rápida adaptação e, do ponto de vista da gestão, também é uma ótima oportunidade para identificar pontos fortes e pontos fracos do colaborador.

Não só os novos, mas toda a sua equipe deve ser introduzida a uma cultura de treinamentos que estimula o cumprimento de protocolos e boas práticas de segurança no ambiente de trabalho.

Modelo de Briefing para Treinamento

2) Reduza os custos e traga mais segurança para sua empresa

Uma plataforma digital para treinamentos oferece algumas vantagens do ponto de vista orçamentário para a sua empresa, e sem comprometer os resultados que mais importam: o aprendizado e a segurança da equipe.

Eventos presenciais com toda a equipe costumam ser dispendiosos, a começar pela locação e pelo valor de deslocamento de todos os funcionários, especialmente se estivermos falando de uma equipe composta por pessoas de diferentes cidades. Fora o problema mais comum nos dias de hoje: encontrar um espaço na agenda que funcione para todos.

Do ponto de vista financeiro, os treinamentos de segurança do trabalho EAD têm maior custo-benefício porque o material pode ser consultado a qualquer momento mesmo depois do treinamento.

Também vale notar que os cursos EAD podem ser feitos de forma assíncrona sem comprometer o padrão. Ou seja, todos vão receber o mesmo conteúdo, mas podem realizar no momento mais oportuno.

Além dessas questões de organização que são muito importantes, outros aspectos devem ser levados em conta, como o nível de aprendizado que a equipe pode ter com uma plataforma de treinamento digital.

Os modelos de cursos online são mais dinâmicos e melhoram a experiência dos funcionários. Dessa forma, cada um consegue se desenvolver no próprio ritmo e realmente aprender boas práticas para implementar no dia a dia e garantir a própria segurança.

3) Engajar e melhorar o desempenho da sua empresa

Você sente que seus colaboradores às vezes precisam de um empurrãozinho para se empolgarem com a rotina? É comum perder de vista o propósito no dia a dia, mas os treinamentos de equipe podem ser uma ótima forma de aumentar o engajamento deles.

Para oferecer os melhores treinamentos remotos para a sua equipe, você pode contar com plataformas digitais de treinamento online. Elas oferecem diferentes tecnologias e, junto com as metodologias ativas, auxiliam na hora de engajar colaboradores.

Como é o caso da possibilidade de utilizar diferentes formatos como vídeos interativos, fóruns online, biblioteca digital, além de tecnologias imersivas, como:

  • VR – Realidade Virtual: tecnologia que usa recursos gráficos 3D e 306º para aproximar o usuário e dar a sensação de estar de fato no ambiente;
  • AR – Realidade Aumentada: complementa o mundo físico com elementos digitais para trazer uma experiência real;
  • MR – Realidade Mista: Assim como a AR, complementa o mundo físico com elementos digitais, porém com a possibilidade de interação.

Entretanto, antes de implementar uma ferramenta de educação à distância, certifique-se de que ela terá todas as funcionalidades necessárias para garantir a qualificação da sua equipe.

Além do mais, é necessário ter um planejamento didático que faça sentido, de forma inteligente e disruptiva, para alcançar os objetivos do treinamento.

Infográfico Cultura do Grau

Invista na combinação de recursos

Ao aliar diversos recursos voltados para treinamentos de equipe, com foco na segurança do trabalho, você poderá observar as melhorias nos indicadores de segurança, saúde, produtividade e engajamento da equipe.

Os treinamentos de equipe obrigatórios e não obrigatórios, quando feitos da forma ideal para a sua empresa, podem gerar benefícios para a cultura, além de melhorar o desempenho da empresa.

Clique no botão abaixo e fale com um especialista de treinamento da Younder.

Fale com um especialista

Posts Relacionados