Relatório de ranking de motoristas: sua importância na redução de custos da frota!

Considerado uma das principais ferramentas de análise para uma gestão de frotas inteligente, o relatório de ranking de motoristas auxilia no engajamento do seu time de condutores e na redução de custos operacionais, mas ainda é pouco explorado.

Este recurso deve compor a sua estratégia de treinamento para motoristas, servindo como uma ferramenta de avaliação, possibilitando também calcular a eficácia das suas ações educativas.

Embora alguns softwares de rastreamento possam auxiliar com o levantamento de dados quantitativos para o seu relatório de ranking de motoristas, analisá-los e perceber a sua importância para a frota é seu dever.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Fique com a gente e acompanhe! 

Afinal, o que é um relatório de ranking de motoristas?

Um relatório de ranking de motoristas é um conjunto de gráficos com dados quantitativos sobre o desempenho dos seus condutores. 

Ele pode ser acessado através de ferramentas de gestão de frotas que disponibilizam recursos de rastreamento veicular. 

Os principais itens do ranking de motoristas são compostos por alguns pontos principais, como, por exemplo: 

  • Quantos quilômetros foram percorridos por cada motorista; 
  • Quanto tempo a sua frota foi conduzida pelos condutores; 
  • Qual trajeto foi adotado durante as viagens;
  • Quanto tempo os veículos permaneceram parados;  
  • Quantidade de incidentes e multas. 

Quais as vantagens desta ferramenta para a gestão de frotas? 

Relatórios gerenciais são peças fundamentais na gestão de frotas. Isso porque esses documentos possibilitam a tomada de decisão baseada em dados e não apenas suposições.  

Além disso, acompanhar a evolução dessas informações permite reavaliar a sua estratégia de gestão de frotas, corrigindo falhas e mantendo ações que têm dado certo.

Um relatório de ranking de motoristas, portanto, garante todas essas vantagens e auxilia ainda na sua gestão de motoristas.

Confira abaixo as principais vantagens do ranking de condutores:

Possibilita um maior controle sobre a sua frota 

Acessar o relatório do ranking de motoristas é relativamente simples através da sua ferramenta de gestão de frotas. 

Este recurso garante mais controle sobre a frota uma vez que ao visualizar os dados é possível perceber eventos de risco e perceber se todos estão em sintonia com o que foi acordado pela gestão. 

É um recurso indispensável para a tomada de decisões estratégicas 

Decisões estratégicas devem ser baseadas em dados. Essa premissa deve ser adotada por qualquer gestor que tenha como objetivo ganhar produtividade, reduzir custos e promover um gerenciamento de pessoas mais eficiente. 

Com um relatório de ranking de motoristas, você terá dados nominais e qualitativos sobre o seu time, o que possibilita, por exemplo, realizar ações com aqueles motoristas que estão no final do ranking. 

Promove o engajamento da sua equipe 

Um ranking pode ser considerado uma ferramenta de “gamificação”, ou seja, uma mecânica presente em jogos que tem como objetivo promover o engajamento, motivação e facilitar a assimilação do seu time.

Quando você tem um time motivado internamente a ganhar posições no ranking, naturalmente os objetivos traçados serão alcançados mais rapidamente. Ou seja, todos acabam ganhando. 

Por que o ranking de motoristas auxilia na redução de custos?

A redução de custos na gestão de frotas é, com certeza o grande objetivo dos gestores. A busca pela redução de custos pode ser facilitada quando todos os colaboradores estão engajados nesta missão.

Neste sentido, o ranking de condutores, ao possibilitar um maior controle e visualização de pontos críticos para os seus custos e produtividade, como trajetos percorridos e quilômetros rodados contribui com essa redução.

A escolha de motoristas mais bem posicionados para uma viagem que tende a gerar mais custos para a sua empresa é apenas um exemplo de decisão estratégica que pode colaborar com a redução de custos em curto prazo.

A longo prazo, você pode alinhar as suas metas de redução com o seu ranking e envolver todos os seus motoristas nesta missão. Confira abaixo como esse relatório está relacionado com a redução de custos da frota: 

  • Contribui com a sua estratégia de roteirização, fazendo com que os motoristas prefiram as rotas traçadas por você para ganhar posições no ranking; 
  • Ajuda a avaliar a eficácia dos seus treinamentos da sua frota, uma vez que é possível acompanhar tudo através do ranking; 
  • Proporciona uma política de bonificações mais justa e equilibrada, de acordo com o seu planejamento de frotas; 
  • Aumenta a vida útil dos veículos, já que todos passam a adotar medidas de segurança e zelo no dia a dia. 
Ranking de infrações por condutor

Adote o ranking de motoristas na sua estratégia de treinamento de condutores! 

Como podemos observar ao longo deste artigo, o relatório de ranking de motoristas é um recurso estratégico indispensável para gestores de frota. 

A criação de um ranking tem o potencial de engajar e motivar a sua equipe em torno de um objetivo em comum, como a redução de custos, por exemplo.

Além disso, com um ranking é possível planejar melhor o seu programa de capacitação e treinamento de condutores que são essenciais para a evolução da sua empresa e do seu time.

Gostou deste artigo? Ele foi elaborado em parceria com a Sofit Sistema para Gestão de Frota. Conheça as nossas soluções para gestão de frotas. Ficaremos felizes em ajudar você!

Posts Relacionados