Treinamento e Desenvolvimento

Recrutamento inteligente: como ter eficiência na hora de contratar

Escrito por: Equipe Younder

A tendência do mercado é realizar recrutamentos inteligentes, ou seja, que contam com tecnologias para tornar o processo mais efetivo desde a divulgação da oportunidade, prospecção, avaliação, contratação e onboarding dos novos colaboradores.

O recrutamento inteligente está mudando os processos seletivos das empresas.

Esse jeito de realizar contratações é mais ágil e oferece recursos de inteligência artificial para encontrar os profissionais que melhor se adequam à vaga, levando em conta aspectos técnicos e culturais da empresa.

Isso porque as equipes de recrutamento e seleção enfrentam muitos desafios para fazer um bom processo seletivo de novos colaboradores, tais como: encontrar profissionais qualificados, fazer a análise de candidatos, gerir feedbacks e se adequar ao tempo do processo seletivo.

Para superar esses desafios na sua empresa e tornar os processos seletivos mais eficientes, é importante trazer soluções de recrutamento inteligente.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender o que é o recrutamento inteligente e como as ferramentas podem te ajudar a evoluir os processos internos do RH da sua empresa. Confira a seguir.

Entenda o que é o recrutamento inteligente

Toda organização conta com uma equipe de profissionais para desempenhar desde as funções mais básicas para o funcionamento às mais estratégicas.

A inovação e a tecnologia, que estão transformando a economia mundial, também são responsáveis pela criação de novas soluções para a evolução dos processos internos das empresas, inclusive do setor de Recursos Humanos.

Com isso, a tendência do mercado é realizar recrutamentos inteligentes, ou seja, que contam com tecnologias para tornar o processo mais efetivo desde a divulgação da oportunidade, prospecção, avaliação, contratação e onboarding dos novos colaboradores.

Recrutamento operacional x recrutamento inteligente

O recrutamento tradicional na maioria das empresas é bem operacional.

Os currículos dos candidatos chegam por e-mail, a gestão é feita em alguma planilha do excel, muitas pessoas ficam sem resposta porque a equipe não consegue dar conta de analisar todos os currículos e muito menos de responder.

Sem falar que a decisão muitas vezes é feita com base em uma ou duas entrevistas, o que pode ser suficiente sim, mas muitas vezes não dá conta de explorar o potencial dos candidatos, o fit cultural com a empresa e a capacidade técnica ao mesmo tempo.

Diante desses métodos de recrutamento que limitam e, por vezes até dificultam, que o recrutamento inteligente vem ganhando força para otimizar as etapas de seleção de talentos para empresas.

Isso porque o recrutamento inteligente tem como base de seus processos o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial e análise de dados para realizar a triagem de candidatos.

Além disso, pode utilizar-se do uso de plataformas para realizar testes de personalidade, bem como de softwares de automatização para gestão das candidaturas.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o recrutamento inteligente não se trata apenas de aderir a uma única ferramenta ou contratar uma consultoria de RH, mas sim de definir um processo que se utiliza de ferramentas especializadas para torná-lo mais assertivo.

Saiba as vantagens de adotar o recrutamento inteligente

Os processos seletivos são muito importantes para o crescimento da empresa.

Porém, quando feitos de forma inadequada, algumas pessoas que saem do fit cultural da empresa acabam sendo contratadas, ou seja, talentos são desperdiçados, os processos ficam mais caros e mais demorados e às vezes precisam ser refeitos.

É por isso que você precisa entender as vantagens do recrutamento inteligente. Confira a seguir!

Retenção de talentos

Entre as principais vantagens está a retenção de talentos. As empresas, por vezes, esquecem que não só precisam selecionar os candidatos, mas precisam ser selecionadas por eles também.

Contar com ferramentas que facilitam a análise do fit entre a empresa e o funcionário evita a incidência de turnover e reduz os custos com demissões e novas contratações.

O começo da jornada também é decisivo para manter os profissionais qualificados engajados com o propósito da empresa. Por isso, um onboarding realizado de forma eficiente também garante o talento dentro da cultura organizacional e dos objetivos da empresa.

Produtividade

A insatisfação profissional de um funcionário muitas vezes impacta diretamente no sucesso da empresa.

É por isso que ter uma equipe formada por profissionais escolhidos por um recrutamento inteligente dá visibilidade sobre a motivação de cada pessoa e pode melhorar os índices de produtividade individual.

Além disso, é fácil perceber que as pessoas que são motivadas apenas pelo salário vão se importar menos com o sucesso da empresa do que aquelas que gostam da cultura organizacional e sentem que estão no lugar certo. O fit cultural é muito importante para a satisfação do funcionário.

Terceirização do recrutamento

Muitas etapas dos processos seletivos que sugam as energias da sua equipe de Recursos Humanos podem ser automatizadas, liberando tempo da equipe para cuidar de aspectos mais estratégicos.

Dessa forma, as ferramentas de gestão de recrutamento acabam sendo uma ótima saída para terceirizar funções operacionais.

Alguns softwares de recrutamento inteligente, por exemplo, realizam a triagem inicial e entregam para a sua equipe de RH a lista de candidatos que mais se destacam. Outro fato importante é treinar a sua equipe de gestão de pessoas para utilizarem as ferramentas de forma assertiva, aproveitando 100% do seu potencial.

Melhor administração das vagas

Com processos mais automatizados e uma gestão de dados feita através de ferramentas adequadas, a liderança do processo de recrutamento não irá se perder em diversas planilhas, por exemplo.

Na definição de novos processos da sua empresa, centralizar as informações é essencial para uma administração efetiva das vagas.

Portanto, as consultorias de RH contam com soluções semelhantes para gerir os processos seletivos de forma eficiente, trazendo o objetivo da empresa para cada processo.

Otimização de recursos

Só de contratar uma pessoa com fit cultural, conhecimento necessário e potencial de desenvolvimento, isso já é uma grande otimização de recursos.

Mas, além disso, o recrutamento inteligente também poupa tempo da sua equipe de recursos humanos, que pode ser canalizado para assuntos mais estratégicos dentro da empresa.

O uso de tecnologias também pode baratear os custos com processos seletivos que envolvem despesas com espaço físico.

3 dicas para recrutar de forma eficiente

Escolha bem onde você quer divulgar a vaga

Aliás, o processo seletivo começa antes mesmo da divulgação. Realizar o levantamento das vagas em aberto, definir bem o escopo de atividade e o perfil desejado para a vaga são passos essenciais para fazer uma boa prospecção de talentos.

O primeiro passo oficial do recrutamento inteligente é a divulgação da vaga, certo? Para ter certeza de que está falando com o público certo no canal adequado, utilize estratégias de divulgação para redes sociais como LinkedIn, além de perfis em sites como GlassDoor.

Dependendo da área, outras formas mais criativas podem ser favoráveis à contratação eficiente, como realizar palestras em turmas de pós-graduação das universidades ou divulgação das vagas em newsletters, por exemplo.

Utilize plataformas eficientes para a triagem dos candidatos

Processos seletivos que duram meses não são nada bons para a empresa, concorda?

Para trazer agilidade para a fase de análise das candidaturas, os softwares e plataformas de recrutamento inteligente são essenciais hoje em dia.

Ao contratar a plataforma que melhor se adequa à sua empresa, levando em consideração porte e área de atuação, ela oferecerá um serviço com base em inteligência artificial, trazendo agilidade, poupando recursos e tornando o processo seletivo mais eficiente.

Conte com profissionais especializados para otimizar o processo

Por um lado, é comum que algumas empresas não tenham dentro de casa uma equipe de Recursos Humanos grande o suficiente para dar conta da demanda ou com a expertise adequada para otimizar os processos.

Nesses casos, é possível contratar uma consultoria de RH que já trabalha com recrutamento inteligente para realizar o processo seletivo.

Por outro lado, se a sua equipe é capaz de abraçar a demanda, ninguém melhor do que quem já conhece a empresa profundamente para realizar esse trabalho e trazer novos colaboradores engajados para dentro da empresa.

Diante deste contexto, é possível oferecer treinamentos de recrutamento inteligente, onde a sua equipe de RH pode conhecer as melhores ferramentas e aprender a desenhar um processo inovador e eficiente para a empresa.

Essa pode ser uma solução simples e coerente com o propósito de reter e desenvolver talentos.

Clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas e saiba como implementar uma gestão mais tecnológica e otimizada na sua empresa.