imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Plotagem de veículo para frota: entenda as vantagens e desvantagens

Você sabia que a plotagem de veículos pode ajudar a reduzir os custos da frota?

A plotagem, ou envelopamento automotivo, está se popularizando como uma ótima alternativa para os gestores que querem personalizar os carros e transformá-los em uma forma de publicitar a empresa. Além disso, ela também pode auxiliar na manutenção e preservação dos veículos. Mas as vantagens não param por aí!

Então a plotagem vale mais a pena? Como realizar o procedimento? Siga a leitura para tirar suas dúvidas sobre plotagem, seus benefícios e suas desvantagens para a frota.

O que significa plotagem de carros? 

Envelopar o carro significa implementar uma cobertura autocolante na lataria. 

Se você já se perguntou o que significa plotagem, deve ter pensado que essa nomenclatura é bem diferente. Na realidade, o termo veio da máquina que efetua esse procedimento, a plotter

Com o tempo, se tornou mais e mais popular, pois a ideia de diferenciar os automóveis da frota atrai os gestores. Além disso, por suas vantagens, a plotagem de veículos se torna por vezes mais viável e atrativa do que a adesivagem.

Para que serve plotar os veículos da frota? 

A funcionalidade básica da plotagem é de divulgar a marca da empresa, literalmente sendo levada para diversos lugares do estado e, talvez, do país. Com a plotagem, o seu carro vai divulgar o telefone, o site e as redes sociais da empresa, podendo ser em pequenos a grandes formatos.

Mas além dessa vantagem, existem outras que também tornam a plotagem atrativa. Confira!

Quais as vantagens de utilizar a plotagem na frota?

Marketing 

Uma frota corporativa envelopada é uma ótima forma de ampliar o marketing da empresa. Com um veículo personalizado e padronizado, a marca será mostrada para quem olhar para as ruas.  

Credibilidade 

Além do marketing automático, geralmente o carro plotado é um símbolo da seriedade da empresa, o que aumenta a credibilidade e a confiança do cliente durante a prestação do serviço. A padronização, além de ser uma boa organização para os automóveis, fortalece a marca aos olhos do público.

Fiscalizar a qualidade do serviço

O carro plotado é facilmente reconhecido e, por isso, será mais fácil identificar problemas que muitos gestores passam: o uso indevido do veículo pelos colaboradores, tratamento ruim ao cliente e outras más condutas no trânsito, seja no trânsito ou fora dele.

A plotagem garante que o carro seja uma extensão da sua empresa. Então, diante de qualquer problema, o público pode ligar para a central e sinalizar o ocorrido. Mas, claro, lembre-se de que o ideal é manter um bom sistema de monitoramento para observar o comportamento dos motoristas.

Você conhece todas as possibilidades que a tecnologia traz para o seu carro? É possível evitar muitas dores de cabeça por causa das facilidades de um caminhão automático! Leia mais.

Proteção e conservação dos veículos

Outra vantagem que muitas vezes é esquecida: a proteção que a plotagem de veículos oferece. A técnica serve como uma capa que evita que a lataria do veículo receba sujeiras, sol quente e outras variáveis, o que acaba servindo como proteção.

Quais são as desvantagens da plotagem para a frota?

Para que você avalie com cuidado todas as informações sobre plotagem, seguimos com as desvantagens do serviço.

Cuidados com a manutenção 

O carro plotado está sempre mais protegido do que um que apenas expõe sua pintura original, mas não significa que o próprio envelopamento não precise de manutenção. 

É preciso praticar lavagem com produtos de PH neutro ou, ao menos, aderir à lavagem a seco. O veículo também não deve passar muito tempo no sol ou em locais que possam danificar a pintura, como áreas de contaminação química e calor.

Para as áreas sem adesivo, é interessante usar cera com proteção solar, a fim de que as partes com adesivo não se diferenciem das sem adesivo. 

Atenção à legislação e fiscalização sobre plotagem

Antes de envelopar, você precisa verificar se as mudanças que deseja implementar necessitam de autorização do Detran. Essa autorização existe porque o Detran detalha informações sobre o veículo para controle e organização.

Confira o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro para entender melhor:

“Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.”

Normalmente, o Detran apenas exige autorização para quem envelopa 50% do veículo ou mais. Porém, você deve sempre checar previamente a legislação vigente. Se não obter a autorização para a plotagem, pode sofrer multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira (art. 230 CTB). 

Você tem dúvidas sobre como lidar com as multas? É hora de aplicar a devida gestão das infrações. Quer saber como? Confira aqui.

Risco com a segurança 

Como falamos anteriormente, o seu veículo será mais facilmente reconhecido diante de qualquer má conduta, o que significa que qualquer infração estará ligada à sua empresa. É preciso capacitação e monitoramento adequados dos funcionários para evitar que isso atrapalhe a imagem da marca.

Além disso, se a sua frota transporta materiais de valor, a adesivagem deve ser cuidadosa, já que a mercadoria pode atrair ladrões. Independentemente, qualquer pessoa irá pensar duas vezes antes de fugir com um veículo adesivado e de fácil reconhecimento.

Quer entender como lidar com todas essas possibilidades para não ter prejuízos? Confira o Gerenciamento de Riscos e o Curso de Direção Defensiva.

E então, conseguiu sanar as suas dúvidas? Se ainda há alguma questão, clique no botão abaixo e entre em contato com nossos especialistas!

Fale com um especialista

Posts Relacionados