Treinamento equipes técnicas

Plataforma de treinamento online: saiba as vantagens e desvantagens para o mundo corporativo

Escrito por: Renato Mello

Usar uma plataforma de treinamento online para desenvolvimento de equipe corporativa é uma prática cada vez mais popular para trazer engajamento e melhorar a performance.

E trazer opções de metodologias aliadas à tecnologia, como é o caso de optar por uma plataforma EAD para a educação corporativa, tem sido um caminho eficiente para estimular a equipe e melhorar os resultados para a empresa.

Mas, como de fato o treinamento online pode ajudar sua equipe?

Para que você entenda quais as vantagens e desvantagens de adotar uma plataforma de treinamento online, separamos este conteúdo completo. Continue lendo e entenda todo o potencial que você pode trazer para sua equipe através de plataformas online.

O que é uma plataforma de treinamento online?

Você já deve ter usado uma plataforma EAD para fazer algum curso online ou, no mínimo, já sabe que esse tipo de curso está se tornando cada vez mais comum dentro do programa educativo de empresas.

De certa forma, uma plataforma de treinamento online é um ambiente de aprendizado virtual, mas que oferece diversos recursos e ferramentas digitais que complementam o aprendizado dos alunos.

Nas plataformas de treinamento é possível assistir às aulas online ou offline, assim como até mesmo participar de aulas em tempo real.

Além disso, para o gestor é muito importante ter acesso aos relatórios de desempenho do treinamento que a plataforma entrega.

Os treinamentos online podem ser personalizados de acordo com a necessidade da empresa, desde Treinamentos de equipes Técnicas e Operacionais a treinamentos comportamentais.

É interessante pensar que até uns 5 anos atrás, todos esses recursos soavam estranhos e muitas pessoas questionavam se o ensino à distância realmente iria ser assertivo.

Agora, sabemos que sim,  já que nos últimos anos as aglomerações precisaram ser evitadas em decorrência da pandemia da Covid-19. Sabemos que a cultura de aprendizado por meio de plataformas EAD definitivamente veio para ficar e está sendo essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional de muitas pessoas.

Vantagens de usar uma plataforma de ensino online

O treinamento corporativo por si só traz muitos benefícios para o desenvolvimento da sua equipe, mas quando você escolhe adotar uma estratégia de treinamento online, você usufrui de algumas vantagens.

Aumento na taxa de participação nos treinamentos online

O aumento na taxa de frequência de participação nos treinamentos online é maior, isso só acontece porque são de fácil acesso.

Isto é, a flexibilização de horário para que cada funcionário escolha quando quer estudar acaba estimulando mais a participação, uma vez que ele consegue encaixar o programa no seu dia a dia, otimizando seu tempo.

Também vale pensar na experiência do funcionário, por isso foque no essencial e fique atento ao tempo de duração dos treinamentos para evitar aulas enfadonhas.

Outra vantagem relacionada é que no online é mais difícil um funcionário inventar desculpas para não ir ou realmente não conseguir comparecer no dia do treinamento.

Economia no investimento em treinamento:

Sempre que você escolhe realizar algum evento ou encontro presencial, mesmo que para um grupo pequeno de pessoas, você precisa pensar na logística e prover os recursos necessários para que a ocasião seja bem aproveitada.

No caso dos treinamentos corporativos não é diferente, se você escolher a modalidade presencial, precisará investir dinheiro.

Às vezes, você até precisaria pagar aluguel de espaço e o deslocamentos dos funcionários para conseguir que todos compareçam e assistam ao treinamento. Sem falar nos recursos de apoio, como é o caso de coffee-breaks e estímulos para que eles compareçam.

Com uma plataforma de treinamento online, nada disso é necessário, pois a empresa vai economizar com gastos relacionados à logística. Então, você pode apenas se preocupar com a estrutura da plataforma e com a qualidade do conteúdo.

Além da economia, um treinamento online pode aumentar a taxa de aproveitamento porque o funcionário sempre pode rever as aulas e acessar os materiais posteriormente, caso fique alguma dúvida.

Recursos para melhorar o engajamento da equipe

É claro que melhorar o engajamento da equipe é um dos principais objetivos de todos os treinamentos corporativos, sendo online ou não. No entanto, são as plataformas de treinamento online que conseguem entregar uma verdadeira experiência de e-learning.

Estar online é cada vez mais natural para nós, inclusive, hoje já vemos que, em aulas presenciais, professores e professoras começaram a incluir o uso de ferramentas digitais como programas e aplicativos para diversificar a didática e chamar atenção dos alunos.

É impressionante a quantidade de recursos de aprendizado que uma plataforma permite para estimular o engajamento da equipe e extrair resultados positivos do treinamento – bem como medir esses resultados.

Os diversos recursos levam em conta a diversidade de material multimídia, oferecendo ferramentas de aprendizagem com base em imagens, áudios, vídeos, textos, testes, dinâmicas, jogos, desafios e muito mais.

E o fato de poder usufruir da diversidade de conteúdos acaba sendo interessante porque, além de tudo, considera que cada pessoa tem um perfil de aprendizado diferente.

Indicadores para acompanhar os resultados

Você sabia que também é possível acompanhar os resultados dos treinamentos para equipes? Fazer isso é de extrema importância para melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos e a qualidade dos cursos.

No caso dos treinamentos online, é possível acompanhar KPIs (Key Performance Indicator) para diversas métricas de participação, rendimento e engajamento da equipe.

Portanto, ao escolher a melhor plataforma de treinamento online, certifique-se de que terá acesso a um painel de visualização completo, simples e que traga um dashboard organizado com os principais KPIs mensuráveis para avaliar o retorno dos treinamentos.

Desta forma, você conseguirá comprovar a efetividade dos seus treinamentos e ainda pensar em mais recursos para realizar outras ações estratégicas que podem favorecer o desenvolvimento do seu time.

Compatível com o crescimento da empresa

O que toda empresa quer é crescer e ter ganho de escala, concorda?

As startups são um exemplo de como uma estrutura planejada para um crescimento exponencial pode dar conta do crescimento da empresa sem prejudicar a cultura ou deixar a equipe insegura.

O treinamento de equipes online pode ser um passo importante para garantir que todo o seu time tenha acesso ao mesmo treinamento.

E usar uma mesma plataforma impede que o gestor erre ao obrigar um funcionário a presenciar um treinamento que não tenha o mínimo de interesse em seu perfil profissional, muito menos pessoal.

Desta forma, é uma plataforma EAD que pode oferecer treinamento de equipes de acordo com o crescimento da empresa, de maneira escalável e adaptável para cada pessoa do seu time.

Desvantagens

Sabemos dos desafios do mundo online e é claro que apesar de facilitar muito a nossa vida, esse ambiente virtual também apresenta algumas desvantagens se comparado ao treinamento presencial. São elas:

Falta de interesse do colaborador

É comum que sua equipe não veja um valor claro nos treinamentos corporativos no geral, devido a falta de implantar uma cultura de treinamento e aprendizado.

No caso de uma plataforma de treinamento online vemos que, por um lado, os funcionários estão cada vez mais habituados a consumir conteúdo online e por isso não vão estranhar a novidade.

Por outro lado, já que os funcionários passam bastante tempo online, o fato do treinamento estar numa plataforma virtual também pode ser um fator desestimulante.

É importante entender que as plataformas online não vão chamar a atenção dos alunos por si só. Será preciso convencer a sua equipe da importância do curso para que haja comprometimento. Isso pode ser feito através de diversidade de conteúdos, metodologias ativas, uso da realidade aumentada, dentre outros.

Uma vez que o time estiver convencido deste método, o trabalho será criar estratégias para incentivar a participação através de aulas mais dinâmicas, perguntas abertas ou sistemas de pontuação e bonificação.

O primeiro passo talvez seja ter uma conversa franca com os membros da equipe com o objetivo de falar sobre as vantagens dos treinamentos para o desenvolvimento profissional e individual.

E ouvir deles quais as indicações que eles têm de temas que seriam interessantes abordar nos treinamentos.

Quando eles entenderem a motivação por trás dos treinamentos, ficará mais fácil superar a dificuldade de engajamento na plataforma de treinamento online.

Interação entre colaboradores

Empresas são feitas por pessoas. O senso de comprometimento com o time e com a equipe cresce quando você cria ambientes para as interações.

Por isso, é preciso reconhecer que uma plataforma de treinamento online que oferece flexibilidade de horário para realizar o treinamento não terá como ponto forte a interação entre a equipe, pois cada pessoa poderá fazer no seu ritmo.

Ao invés de desistir aqui e seguir sem uma plataforma EAD, aproveite todo o potencial que esse tipo de plataforma online oferece para estratégias para estimular a interação da sua equipe, como é o caso de fóruns online.

A cultura de uma empresa muitas vezes é o seu principal recurso, então busque estimular a cooperação entre equipes e o senso de comunidade todos os dias com atividades simples de integração.

Você também pode optar por mesclar treinamentos online e presenciais, no formato híbrido, uma vez que o treinamento online pode ser feito para a parte teórica e o presencial para a prática.

Invista em desenvolvimento de equipe com as melhores plataformas

Se você realmente acredita que vai ser bom para a sua empresa ter acesso a uma plataforma de treinamento online, saiba que as vantagens e desafios nem sempre serão os mesmos para todas as empresas.

Por isso, buscar por uma consultoria ou indicação personalizada pode ser o melhor caminho para trazer treinamentos realmente eficazes para a sua equipe.

De fato, é hora escolher a melhor forma de investir seus recursos numa estratégia ágil e efetiva de desenvolvimento de equipes. Clique no botão abaixo e consulte um especialista para um diagnóstico personalizado para sua empresa.