Treinamento e Desenvolvimento

Plano de ação para motivar equipes: aprenda a fazer um eficiente

Escrito por: Equipe Younder

Este plano consiste em um conjunto de ações motivacionais para funcionários com o foco de tornar o ambiente de trabalho em um local mais satisfatório e impulsionador.

Você tem um plano de ação para motivar equipes dentro da sua empresa?

Este planejamento considera a motivação como um fator muito importante no ambiente de trabalho. Afinal, ela funciona como um combustível crucial para que os funcionários mantenham o padrão e a produtividade de acordo com as exigências da empresa.

Então, com o objetivo de ajudar você nesse quesito, vamos te explicar o que é um plano de ação para motivar equipes, qual a importância de manter sempre esse plano ativo na empresa e te ensinar o passo a passo para criar um plano eficiente. Continue lendo este artigo para conferir todas as dicas!

O que é um plano motivacional?

Este plano consiste em um conjunto de ações motivacionais para funcionários com o foco de tornar o ambiente de trabalho em um local mais satisfatório e impulsionador.

Ter ações que incentivem a cultura organizacional no ambiente de trabalho ajuda a equipe a continuar se engajando nas suas atividades.

É imprescindível que cada indivíduo dentro da empresa tenha a sua meta clara, assim como um espaço e incentivo para alcançar seus objetivos dentro da corporação.

E é papel da gestão de pessoas da empresa pensar em ações de motivação dos colaboradores. Nesse sentido, o plano de ação para motivar equipes serve para continuar engajando o time ou para melhorar problemas que eventualmente possam ameaçar a saúde da cultura organizacional da empresa.

Entenda a importância de adotar ações para motivar os funcionários

Se a sua empresa está passando por problemas frequentes com os profissionais, seja por falta de entusiasmo ou perda da responsabilidade, a solução definitivamente é encontrar ações que possam reverter a situação e motivar uma equipe.

É aí que entra o plano de ação para motivar equipes! As ideias de ações motivacionais são importantes, pois contribuem para:

  • o desenvolvimento da carreira dos colaboradores
  • o aprimoramento de suas habilidades;
  • o desempenho da equipe;
  • impulsionar os resultados da empresa. 

Além disso, com um plano motivacional sólido, você consegue diminuir a taxa de turnover e consegue reter talentos dentro da sua empresa.

E qual é a empresa que não quer funcionários leais, que almejam crescer na equipe e são ambiciosos para bater as metas, não é mesmo?

Vantagens de adotar um plano de ação motivacional na empresa

Motivar suas equipes oferece diversas vantagens para seus funcionários, sua empresa e a imagem da sua corporação com seu cliente.

Isso porque, além de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, também traz um retorno de marketing para sua empresa. Confira a seguir outras vantagens de adotar um plano de ação motivacional sólido.

Desenvolvimento do Relacionamento Interpessoal

Uma das iniciativas das ações motivacionais para funcionários é melhorar a comunicação na empresa e fortalecer as relações entre as pessoas. É fundamental construir relações de confiança e generosidade entre os colaboradores.

Sabe aquela frase “vestir a camisa da empresa”? É justamente isso que acontece quando há o incentivo do diálogo e da união, principalmente entre líderes e liderados. De forma que contribui para que as equipes se tornem mais integradas e alinhadas aos objetivos da empresa como um todo.

Fortalecimento da Confiança

Com certeza, um colaborador se sente mais confiante e com uma auto estima revigorada em um ambiente amigável e motivador.

Por meio de atitudes como dar autonomia para a equipe, recompensar os resultados alcançados, e comemorar o seu sucesso, já é possível ver mudanças no comportamento dos colaboradores.  

Ambiente corporativo saudável

Como já adiantamos, é necessário motivar uma equipe de forma eficiente, construindo um ambiente de trabalho satisfatório e saudável.

Assim, os profissionais tendem a se sentir mais felizes e realizados, contribuindo para o bem estar de todos. Isso faz com que eles gostem do que fazem, busquem sempre evoluir e entreguem mais qualidade nas suas tarefas.

Resultados e metas alcançadas

O plano de ação para motivar equipes gera uma série de movimentos em cadeia que acabam reverberando em outras áreas dentro da empresa.

E, quando o impacto é positivo, os resultados benéficos são inúmeros e chegam até de maneira mais rápida e em maior escala.

Uma vez que os colaboradores estão mais motivados, confiantes, produtivos, realizados e alinhados, todo o trabalho é feito com mais afinco e com um alto grau de excelência. Tão logo, as metas estipuladas são facilmente alcançadas. 

Passo a passo para criar um plano motivacional

1) Conheça bem a sua equipe: 

O primeiro passo para construir um plano de ação para motivar equipes é de fato buscar conhecê-los. É preciso estar atento tanto às suas necessidades, dificuldades e problemas, quanto às suas qualidades, potenciais e habilidades. 

Assim, o planejamento consegue ser feito com mais assertividade e com foco total na experiência do colaborador.

Ter esse foco é aliar as ideias de ações motivacionais com uma estratégia de employeer experience. Por sua vez, ela tem o objetivo de aumentar o nível de satisfação do funcionário, elevando o engajamento dele com exercícios, treinamentos e atividades.

Conhecendo bem o que move cada funcionário, é possível aplicar gatilhos adequados para sua equipe e obter um resultado cada vez mais crescente.

2) Defina os objetivos do plano: 

Manter as ações dentro do padrão e dos objetivos gerais da empresa é essencial. Ou seja, é preciso fazer sentido com a cultura organizacional da instituição. 

Por isso, realize uma análise profunda do que precisa de fato ser melhorado e como você pode fazer para trazer ações que estejam também alinhadas com os objetivos, missão e cultura da empresa.

3) Escolha metodologias inovadoras:  

No mundo empresarial, conceitos diferenciados e metodologias inovadoras podem ser utilizadas para contribuir no desenvolvimento das equipes. Trazer maneiras interativas e inovadoras só tende a melhorar cada vez mais o engajamento e os resultados das capacitações.

Sendo assim, uma ideia para o plano de ação para motivar equipes é incluir a disponibilidade de recursos inovadores, como o lifelong learning, ou o aprendizado ao longo da vida, realizado continuamente.

Por exemplo, em concordância com essa ação, você pode oferecer treinamentos para os colaboradores, assim como construir um plano de desenvolvimento a longo prazo, apresentar palestras com especialistas, oferecer treinamentos a partir da gamificação, entre outros.

Modelo de Briefing para Treinamento

4) Crie metas alcançáveis:

As metas de uma empresa precisam ser estipuladas de maneira objetiva e centrada na realidade da equipe. Pois, metas inalcançáveis e intangíveis geram frustrações e retrabalho. Com isso, perde-se tempo em atividades incoerentes para as demandas necessárias.

Os resultados dessas ações do plano motivacional servem de termômetro para você poder analisar se o plano de ação para motivar equipes está sendo realizado corretamente. Por isso, estude bem a quantidade de entregas que o time está realizando e determine as metas com um aumento gradativo baseado nesses dados.   

5) Invista em sistemas de recompensa e reconhecimento:

Quando pensamos em como motivar uma equipe, rapidamente vem a nossa mente os métodos de recompensa e de reconhecimento. Essas são ideias bastante eficazes quando o objetivo é impulsionar os colaboradores. 

Uma empresa que valoriza os esforços dos funcionários, envia melhores estímulos para que a dedicação se torne habitual na empresa. Portanto, busque implementar sistemas estruturados nisso, como planos de carreira, bonificações, progressões salariais, benefícios diferenciados e entre outros.

6) Abra espaço para feedbacks:

As avaliações, ou os feedbacks, devem ser estimulados de forma a estar presente sempre na rotina da empresa. Não somente ao final das atividades, mas também ao longo de todo o processo. Dessa maneira, o que está planejado segue em conformidade e é acompanhado constantemente para alcançar o resultado esperado. 

É importante avaliar as pessoas semanalmente ou mensalmente, para que elas entendam o caminho que estão seguindo na empresa e possam sempre melhorar tanto com o seu feedback quanto a sua empresa com o feedback delas. 

7) Invista em treinamento de equipes: 

Ao longo deste artigo, falamos da importância do desenvolvimento profissional dos colaboradores. Esse ponto com certeza é uma das práticas essenciais no planejamento para motivar os funcionários. Pois é assim que a gestão irá conseguir ter sempre trabalhadores qualificados e especialistas no mercado.

Investir na sua equipe é também economizar recursos, pois eles terão mais vontade de permanecer crescendo dentro da empresa, e consequentemente, a gestão irá economizar nos gastos das altas taxas de turnover de funcionário.

Sendo assim, oferecer oportunidades de treinamento para as pessoas é um passo que precisa estar presente no seu plano de ação para motivar equipes. Para realizar isso, organize trilhas de aprendizagem dinâmicas, treinamentos EAD e avaliações de reações de treinamentos eficientes. 

8) Compartilhe os resultados:

Por fim, é importante também compartilhar os resultados positivos com toda a empresa, para comemorar as conquistas e celebrar o fato de que o plano de ação para motivar equipes está sendo eficiente. 

Repercutir as vitórias individuais e coletivas vai incentivar as pessoas a reconhecerem a qualidade do trabalho e a valorizarem os desafios e o percurso para chegar até esse momento. É dessa forma que os colaboradores se sentem valorizados e também parte de algo maior, que está contribuindo para o futuro da instituição.

Viu como é valioso implantar o plano de ação para motivar equipes na sua empresa e conquistar melhores resultados? Seguindo essas dicas, todo o processo se torna mais rápido e também eficiente. 

Para auxiliar ainda mais nesse planejamento e trazer qualidade no desenvolvimento dos seus colaboradores, conheça as soluções de treinamentos inovadoras da Younder que vão transformar completamente a sua organização. Clique no botão abaixo para saber mais!