imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Onda de calor: quais cuidados tomar com o transporte de produtos perigosos

Os primeiros  meses de 2024  foram marcados por uma intensa onda de calor que atingiu diversos estados brasileiros. O calor extremo provocado pelo El Niño elevou as temperaturas: diversas localidades ultrapassaram 40 °C, causando desconforto e riscos para a saúde da população. 

Além dos riscos relacionados à saúde, o calor excessivo ainda oferece riscos ao transporte de  produtos perigosos, já que muitas dessas cargas são extremamente sensíveis à temperatura e sofrem riscos diversos . 

Diante deste cenário, os gestores de frota devem ficar atentos ao transporte de produtos perigosos e promover cuidados para mitigar riscos. Ao longo deste artigo você confere ações para prevenir os danos causados pela onda de calor. Confira! 

Por que a gestão de frotas deve estar atenta à onda de calor? 

Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o fenômeno El Niño continuará a  influenciar o clima no Brasil e no mundo pelo menos até abril de 2024. Essa onda de calor impacta o transporte de produtos perigosos por proporcionar o risco de combustão espontânea dos produtos. 

Outro problema é o aumento de pressão nos produtos, além do risco de danos às embalagens, que leva ao vazamento dos produtos.  Vale ressaltar que, dentre os tipos de produtos perigosos, estão substâncias: 

  • oxidantes; 
  • inflamáveis;
  • explosivas;
  • radioativas; 
  • corrosivas;
  • tóxicas.

O gestor de frotas precisa estar atento às ondas de calor para que o transporte de produtos perigosos seja feito com segurança durante essa época. 

Quais ações tomar em dias com onda de calor 

O transporte de produtos perigosos é uma atividade que precisa de especialização por se tratar de um transporte especial, que necessita de cuidados diferenciados. Em época de onda de calor, esse cuidado se torna ainda mais importante. Por isso, a capacitação dos condutores da frota por meio de treinamento irá auxiliar no transporte mais seguro. 

As temperaturas elevadas provocadas pela onda de calor afetam também os condutores, por isso o gestor deve se atentar também ao bem-estar deles. Os treinamentos orientam os condutores a terem atitudes proativas para evitar danos à própria saúde e garantir a segurança da carga, alertando sobre a necessidade de paradas estratégicas, hidratação e respeito a carga horária de trabalho. 

Para gerenciar o transporte de produtos perigosos em épocas de onda de calor, atente-se para as seguintes medidas: 

1. Usar embalagens adequadas 

As embalagens para transporte de produtos perigosos devem ser certificadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

O item 4.1.1.1 do Anexo da Resolução ANTT n.º 5.998/22   traz que: 

 “Produtos perigosos devem ser acondicionados em embalagens (incluindo IBCs e 

embalagens grandes) de boa qualidade e suficientemente resistentes para suportar os 

choques e as operações de carregamento normalmente presentes durante o transporte 

(…)” 

Além disso, outro critério para as embalagens de produtos perigosos é: 

“As embalagens (incluindo IBCs e embalagens grandes) devem ser construídas e 

fechadas de modo que, quando preparadas para transporte, evitem qualquer perda de 

conteúdo que pode ser provocada em condições normais de transporte, por vibração ou 

por variações de temperatura, umidade ou pressão (resultantes da altitude, por 

exemplo).” 

Essas recomendações estão presentes na Resolução ANTT n.º 5.998/22 , e você pode acessá-la clicando aqui

Ao usar embalagens adequadas, que sigam os critérios estabelecidos pela ANTT, o gestor garante que não haverá problemas de transporte ou vazamento de produto, evitando riscos ao motorista, meio ambiente e sociedade. 

2. Realizar monitoramento constante 

Outro ponto para minimizar riscos em épocas de onda de calor é realizar o monitoramento constante dos veículos da frota. Ao sair para cumprir uma rota, o motorista pode parar para abastecer e acabar permanecendo tempo a mais no posto de combustível.

Isso, além de prejudicar a rapidez da entrega, ainda pode representar riscos quando há uma onda de calor. Por isso, realizar o monitoramento da frota é uma ação necessária. O monitoramento também permite identificar opções de rotas mais curtas e por lugares menos quentes. 

3. Manuseio adequado 

O manuseio adequado é uma etapa essencial para o transporte de produtos perigosos. Esses produtos podem ser inflamáveis, corrosivos e até mesmo radioativos. Tudo isso representa riscos aos trabalhadores. 

O gestor de frota deve orientar os condutores para as boas práticas de direção com produtos perigosos em onda de calor.  O condutor precisa ser cuidadoso e não trafegar fora do limite, realizar curvas com atenção e evitar freadas bruscas. 

4. Planejamento de ações de emergência 

Ninguém deseja que um acidente aconteça. Porém, o plano de emergência precisa ser feito para evitar danos maiores em situações indesejadas. Verifique se o veículo possui todos os equipamentos de segurança, como extintores de incêndio, equipamentos para situações  de emergência e equipamentos de proteção individual. 

É importante que os gestores executem um treinamento prévio com os condutores, aliando ensinamento teórico sobre os diversos tipos de produtos perigosos e o ensinamento prático sobre condutas de emergência e primeiros socorros. 

5. Inspeções regulares 

Para que o plano de emergência seja bem executado é necessário que o caminhão passe por inspeções regulares a fim de verificar se está em boas condições para o transporte. Isso inclui verificar se os sistemas de segurança e de controle da temperatura estão funcionando bem. 

A inspeção também deve analisar a estrutura das embalagens, como, por exemplo, no transporte de gasolina. Identificar possíveis danos e áreas de vazamento é vital para impedir que o produto vaze pelo caminho. 

6. Proteção contra incêndios 

Para diminuir o risco de combustão espontânea em razão do aumento de temperatura ocasionado por onde de calor, o veículo deve conter isolamento térmico para proteger os produtos perigosos contra a exposição solar. 

Tenha no veículo extintor de incêndio, EPI conforme o tipo de produto transportado e tenha conhecimento sobre procedimentos (sinalização, aviso das autoridades, etc) a serem adotados em caso de acidente, avaria ou outro fato sobre o  produto. 

7. Treinamento da equipe 

A capacitação para transporte de produtos perigosos é vital para os motoristas que conduzem veículos para esse tipo de transporte. Além dela, há cursos extras que podem ser oferecidos aos condutores para aprimorar seus conhecimentos de direção cuidadosa. 

Ao capacitar os condutores, eles passarão a ter uma percepção maior sobre os sinais de risco e poderão agir de forma rápida para evitar acidentes no transporte de produtos perigosos em época de onda de calor. 

O treinamento online é uma ótima opção para otimizar o tempo e economizar recursos na gestão de frota. Para oferecer treinamento online para os condutores da sua empresa, conheça as soluções oferecidas pela Younder.  

Você encontrará cursos dos mais diversos temas que irão preparar seus motoristas para uma direção inteligente, mesmo em períodos de onda de calor. Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Posts Relacionados