Treinamento equipes técnicas

Objetos de aprendizagem: aprimorando os treinamentos

Escrito por: Carlos Bafutto

Os objetos de aprendizagem podem ser entendidos como formas diferentes de apresentar conteúdos com estímulos distintos para proporcionar melhor assimilação.

A missão de proporcionar uma experiência de aprendizagem que promova de forma eficaz competências e / ou habilidades é bem desafiadora.

Definidas as competências e habilidades esperadas após a capacitação ou treinamento, é preciso saber quais são as melhores formas de ajudar o aprendiz a alcançá-las.

O que são os objetos de aprendizagem?

E os objetos de aprendizagem são grandes instrumentos para o atingimento das metas pedagógicas de um treinamento.

Em síntese, os objetos de aprendizagem podem ser descritos como maneiras diferentes de comunicar determinado conteúdo com estímulos que proporcionam formas distintas de assimilação ajudando na distribuição da carga cognitiva que o aluno precisa utilizar para compreender um tema.

Exemplos de objetos de aprendizagem

Objetos de aprendizagem são recursos educacionais – digitais ou não – usados para potencializar a transmissão do conteúdo.

Como exemplos desses recursos, podemos citar podcasts, vídeos interativos, infográficos, flashcards, fóruns online, e-books, infográficos e simuladores.

Todos eles se tornam grandes aliados na criação de um planejamento pedagógico personalizado para as necessidades de um treinamento. Um curso, capacitação ou treinamento deve ser envolvente e efetivo.

A partir da avaliação dos objetivos educacionais, do público-alvo e das necessidades de uma organização é que serão definidos os objetos de aprendizagem e como eles serão usados para a melhor assimilação do conteúdo por parte dos alunos.

Neste post, vamos enumerar e mostrar alguns alguns dos objetos de aprendizagem mais utilizados atualmente e como eles podem aprimorar a assimilação de novos conhecimentos e posturas.

História interativa

Os cursos multimídias apresentam um conjunto de objetos de aprendizagem, geralmente online, a partir de diferentes tipos de mídia. Podem ser sob demanda e customizados, ou seja, adaptados à necessidade da organização, podendo, também, ser one-page, learning grid ou tradicional. 

Quando oferecem interatividade – segundo nível de navegação – dispõem de exercícios e avaliações.

Indicados para:

  • Desenvolver um grande número de pessoas, que estão distantes fisicamente;
  • Apresentar um conteúdo de curta duração;
  • Permitir o auto aprendizado e o protagonismo de quem estuda.
Campanha Maio Amarelo

Vídeos motion graphics

São recursos que lançam mão de tecnologias como motion design, design de animação, videografismo, motion graphics ou simplesmente motion.  Trata-se de uma vertente do design gráfico que mescla princípios de design e cinema. 

Indicados para:

  • Sensibilizar contando histórias ou cases (storytelling).
  • Explorar conteúdos processuais ou técnicos de forma didática.

Vídeo captação

Vídeos captados em estúdio, externo ou in loco, com atores ou profissionais da empresa, simulando situações reais de treinamentos ou contando histórias para sensibilizar os participantes do curso. 

Indicados para:

  • Sensibilizar contando histórias ou cases (storytelling).
  • Explorar conteúdos processuais ou técnicos de forma didática.

Jogos virtuais ou analógicos

Jogos são uma poderosa ferramenta lúdica de aprendizado, podendo ser utilizados para trabalhar diversos conceitos e competências com feedback constante durante todo o processo. 

Indicados para:

  • Apresentar conceitos de forma mais lúdica e divertida;
  • Engajar os participantes durante o treinamento;
  • Oferecer feedback constante a cada ação do participante no jogo.
jogos para treinamento de equipes

Job aid

Peça única com conceitos resumidos, para acesso rápido e emergencial que podem ser exercícios e avaliações de forma mais atrativa e dinâmica, reforçando e explorando conceitos.

Indicados para:

  • Reforçar o conhecimento de atividades e processos rotineiros.
  • Sustentar a aprendizagem, aplicando o objeto no dia a dia
  • Explorar conteúdos processuais ou técnicos de forma didática.
Job Aid

História em quadrinhos

Os quadrinhos fazem parte da memória afetiva de muita gente e para várias pessoas foram a porta de entrada para o mundo da leitura. Agora eles estão presentes também em treinamentos para adultos.

Além da nostalgia, este recurso cria conexões com a aprendizagem, além de ser fácil compreensão narrativa e visual.

Indicado para: 

  • Apresentar cases ou conceitos menos complexos;
  • Contar histórias mais visuais;
  • Representar cases de curta duração.
História em quadrinhos para treinamento

Infográfico interativo

Peça com interatividade – segundo nível de navegação –  que pode ser one-page, learning grid ou tradicional. Um infográfico interativo apresenta dados e informações por meio de vários pontos clicáveis onde o aluno interage com o conteúdo em partes. Sendo muito visual e atrativo, de forma a despertar a curiosidade e o engajamento do aluno.

Indicados para:

  • Facilitar a compreensão de dados, processo, fluxos, conceitos.

Podcast, podcase e áudio book

Áudios com duração que pode variar entre 3, 5, 7 até 35 minutos com discussões sobre temas, histórias e entrevistas com especialistas.

Fomenta a aprendizagem no dia a dia, pois é de fácil acesso.

Indicados para:

  • Transmitir discussões e palestras de forma simples e rápida.
  • Contar histórias fantásticas ou cotidianas, que promovam a aprendizagem aos colaboradores.
  • Fazer a leitura de livros para transmitir aos colaboradores de forma simples, rápida e profissional.

Vídeo interativo

Com o vídeo interativo o aluno assiste a determinado conteúdo produzido com todos os recursos que uma produção audiovisual pode oferecer e ainda interage com ele. Isso torna a experiência mais envolvente e engajadora, pois o aluno tem que tomar decisões a qualquer momento da apresentação do conteúdo.

Indicados para:

  • Contar histórias fantásticas ou cotidianas, que promova a aprendizagem aos colaboradores.
  • Sensibilizar contando histórias ou cases (storytelling).
  • Explorar conteúdos processuais ou técnicos de forma didática.

Conclusão

A união de diferentes recursos fez do processo de aprendizagem um caminho mais envolvente e instigante em que o aprendiz protagoniza todo o processo.

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