imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

O que é plano de carreira e quais as melhores ações para reter talentos

Você sabia que apresentar um Plano de Carreira promissor para seu funcionário é uma excelente maneira de engajar e incentivar o trabalho dele dentro da empresa? 

Todo gestor de RH quer reter talentos para economizar recursos e aumentar a produtividade da equipe. Isso porque o mercado é competitivo, e empresas que não oferecem um ambiente de crescimento para desenvolver uma equipe criativa, inovadora e eficiente podem acabar estagnadas.

Confira o nosso artigo para entender mais sobre como fazer um Plano de Carreira eficiente, quais as melhores formas para criar e aproveitar o potencial do time

Boa leitura!

Afinal, o que é um plano de carreira?

Os Planos de Carreira são caminhos construídos por metas, objetivos, ações de destaque e outras características que um profissional traça para se destacar a longo prazo em uma empresa, evoluindo na hierarquia do negócio.

O Plano de Carreira é o direcionamento para a profissão, permitindo que os colaboradores se desenvolvam profissionalmente e pessoalmente enquanto contribuem para a melhoria dos resultados da empresa.

Dessa forma, o RH constrói os pontos a serem traçados para engajar diretamente o colaborador, permitindo que ele consiga enxergar um futuro que possa satisfazer tanto a necessidade do negócio quanto sua expectativa de crescimento pessoal.

Qual a sua importância para reter talentos dentro da empresa?

Durante todo o processo traçado para o Plano de Carreira do colaborador, podem ser realizados feedbacks dos gestores, autoavaliação por parte do profissional, desenvolvimento de habilidades através de treinamentos e benefícios devido aos resultados alcançados.

Entenda abaixo mais especificamente alguns pontos de melhoria que o Plano de Carreira traz para a empresa:

Aproveita todo o potencial dos funcionários

O Plano de Carreira deve alinhar expectativas entre líder e colaboradores, o que permite que o funcionário entenda quais pontos ele precisa inserir mais esforço e desenvolver. 

Uma outra característica que faz o plano fundamental é que através dele o colaborador consegue enxergar também as expectativas da empresa com relação ao seu trabalho, sentindo-se engajado para alcançar novos resultados.

Com um Plano de Carreira personalizado e uma liderança sensibilizada, os líderes estarão próximos à equipe, entendendo as aspirações de carreira de cada um. Dessa forma, é uma jornada que empresa e profissionais trilham juntos.

Além disso, o Plano de Carreira pode desenvolver um sistema de benefícios aos funcionários, fazendo com que se sintam engajados para alcançarem seus objetivos com mais dedicação.

Diminui a taxa de Turnover

Um bom Plano de Carreira torna o ambiente de trabalho mais justo, pois diminui a sensação de favoritismo e promoções dentro da empresa.

Apesar de não ter relação direta com qualidade de vida, é essencial pois pode influenciar indiretamente na saúde emocional dos funcionários.

Assim, a taxa de Turnover (índice de rotatividade de funcionários a partir de demissões e contratações) diminui. Além disso, nesse processo, ao invés de contratar novos colaboradores para cargos mais altos, o gestor vai treinar e capacitar os que já estão no negócio, que conhecem a empresa e já tem um bom histórico.

Quer saber mais sobre a taxa de Turnover? Leia aqui.

Auxilia nas promoções de cargos 

O Plano de Carreira facilita a sucessão ou preenchimento de vagas internas. Profissionais dedicados e com objetivos claros são percebidos e valorizados através dos processos seletivos, o que ajuda a empresa a ter colaboradores confiáveis nos cargos. 

Os profissionais mais qualificados, que estão de fato buscando a promoção, alcançam novos cargos mais facilmente do que os que não estão tentando, o que é um bom filtro para conseguir engajar todos os funcionários a alcançarem bons resultados e, consequentemente, suprir as expectativas da empresa e deles mesmos.

Ajuda seus funcionários a se realizarem profissionalmente

Um plano de cargos bem definido ajuda o profissional a saber para onde está indo na empresa, deixando claro qual é o protagonismo necessário, quais habilidades (soft/hard skills) ele deve buscar, quais especializações deve estudar.

Dessa forma, quando os funcionários conseguem evoluir, realizando seus sonhos pessoais e profissionais. 

Promove ganho financeiro para a empresa

A forma como a empresa administra o capital humano reflete no capital financeiro. Os Planos e Carreira de RH retêm talentos, engajam colaboradores o que repercute diretamente no lucro da empresa, pois colaboradores mais dedicados trabalham melhor.

Quem fica responsável em criar um plano de carreira na empresa? 

O Plano de Carreira não é de total responsabilidade do colaborador, nem da empresa. O ideal é que o processo de construção seja ativo entre vários departamentos: o gestor de RH, os líderes e os próprios profissionais. 

Tudo deve ser comunicado com transparência e comunicação eficaz, facilitando a percepção dos colaboradores sobre os conhecimentos que precisam adquirir para avançar na vida profissional e quais são as expectativas da empresa para seu crescimento.

É claro, na gestão de carreiras o protagonista é o profissional, a empresa apenas pode fazer seu papel de incentivar o desenvolvimento da equipe e proporcionar o ambiente necessário para esse crescimento.

O que deve ser levado em conta na hora de montar o plano do seu funcionário? 

Há importantes variáveis a se levar em conta:

Primeiro, as metas para subir de cargo também devem ser alcançáveis, realistas, condizentes com o dia a dia dos funcionários e a realidade da empresa e do mercado.

A elaboração também deve ser em conjunto, pois criar um modelo de Plano de Carreira junto às equipes e os gestores facilita entender a realidade dos colaboradores por eles mesmos – ou seja, saber a experiência do colaborador, a Employee Experience, e possibilitar que eles de fato consigam cada vez mais atingir seus objetivos.

Algumas perguntas que podem ajudar no processo:

Quais treinamentos os funcionários precisam para evoluir? As ferramentas que têm disponíveis para trabalhar bem são suficientes? O ambiente de trabalho está saudável? Os cargos e salários parecem promissores? Eles se sentem motivados na empresa?

Lembre-se que os Planos de Carreira não são imutáveis, ao contrário, eles devem evoluir de acordo com a evolução da empresa e dos funcionários. É fundamental avaliar periodicamente de acordo com as oportunidades e desafios do mercado. 

Modelo de Briefing para Treinamento

3 práticas que não devem faltar no Plano de Carreira do seu funcionário

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn divulgada pela Forbes, grandes empresas constroem Planos de Carreira humanizados e personalizados para os seus funcionários. Conheça agora algumas práticas de sucesso para um plano de carreira eficiente. Confira a seguir.

Exemplos de práticas de sucesso para inserir no Plano de Carreira:

  1. Alinhe os interesses da empresa com os do colaborador: O principal ponto do plano de carreira é poder alinhar as expectativas da empresa junto com as do colaborador. Isto evitará que apenas um dos lados se sinta beneficiado. Uma dica é promover momentos de feedback com os funcionários para poder entender o que ele espera do trabalho e como ele se vê no futuro dentro da empresa.
  2. Exalte a força do seu funcionário: se ele possui uma qualidade ou pontos fortes, faça o plano de carreira com foco nessa habilidade. Dessa forma, ele conseguirá se sentir mais motivado a desenvolver essa qualidade e assim consegue acelerar seu crescimento dentro da empresa. Por isso, uma boa dica aqui é incentivar sempre o seu funcionário a inovar e trazer soluções criativas utilizando a sua principal qualidade. 
  3. Não perca o acompanhamento: é preciso estar sempre acompanhando o sucesso do plano de carreira, isso porque ele não é exato, e será preciso adequá-lo em diferentes momentos para que ele continue alinhado com as expectativas tanto da empresa quanto do colaborador. 

Confira alguns planos de carreira de sucesso para seguir como exemplo: 

Quer entender como adequar seu plano de carreira com algumas ideias inovadoras? Afinal, não é apenas traçar metas, mas oferecer ao funcionário a oportunidade de trabalhar da melhor maneira.

Confira abaixo: 

  1. Itaú Unibanco: Durante a Pandemia do novo Coronavírus, que foi um momento bastante crítico em todo o mundo, onde havia grande incerteza quanto a empregos, a empresa fez diferente, deu todo o apoio para seus funcionários trabalharem de casa, além de oferecer acesso aos melhores hospitais como Sírio Libanês e Albert Einstein.
  2. BASF: Preocupada com a saúde e bem-estar dos seus funcionários durante a Pandemia, a companhia inovou oferecendo aulas de yoga e mindfulness, aulas com educadores físicos, webinars com especialistas e psicólogos, além de treinamentos sobre trabalho remoto..
  3. Sanofi: Durante a Pandemia, a companhia ofereceu 15% a mais nos salários dos funcionários que seguiram em linha de frente na fábrica porque não podiam trabalhar de casa. 

Nós podemos te ajudar na jornada para construir um plano de cargos humanizado, manter um ambiente de trabalho de alto potencial e alcançar ótimos resultados no mercado. Clique no botão abaixo.

Fale com um especialista

Posts Relacionados