Gestão de Frotas

Manutenção preditiva: entenda qual sua importância para economia na frota

Escrito por: Equipe Younder

A manutenção preditiva contribui para a melhoria das práticas de prevenção de falhas nos veículos da frota.

A manutenção preditiva contribui para a melhoria das práticas de prevenção de falhas nos veículos da frota.

É verdade que em muitas empresas é cultural trabalhar apenas com a prevenção corretiva dos veículos, ou seja, realizar algum tipo de manutenção apenas quando a funcionalidade do veículo já está comprometida.

Porém, a manutenção preditiva é essencial para prever e prevenir os erros, além de aumentar e acompanhar o tempo de vida das peças do automóvel, como motor, pneus e também da parte elétrica.

Assim, cada vez mais é garantido o bom funcionamento do veículo. E tudo isso é importante até mesmo para garantir a segurança da vida dos seus motoristas, além de auxiliar também na redução de custos da gestão da frota.

Entenda mais sobre o que é manutenção preditiva, bem como a sua importância para manter a frota funcionando e confira dicas para incentivar seus funcionários a cuidar dos veículos.

Afinal, o que é manutenção preditiva na prática?

Você sabe que todo veículo é composto por diversas peças e equipamentos que necessitam de cuidados.

A manutenção preditiva é um acompanhamento periódico que visa a máxima eficiência da frota, levando em conta o planejamento de gastos com manutenção e a economia na gestão de frotas.

Sendo assim, vale a pena implementar uma rotina de manutenção preditiva que considere aspectos mecânicos, elétricos, de lubrificação e de segurança da frota.

Na prática, você poderá recorrer principalmente a dois tipos de manutenção preditiva:

A “manutenção preditiva moderna” conta com o uso da tecnologia de sensores inteligentes plugados ao veículo, que permitem monitorar taxas como volume do óleo, rendimento do motor e muito mais em seus dashboards.

E a “manutenção preditiva raíz”, que consiste na visita periódica às oficinas que realizam trabalhos de revisão e check up geral.

É evidente que frotas que rodam bem mais que carros familiares, por exemplo, necessitam de revisões mais frequentes, podendo ser mensais, semanais ou até mesmo diárias – a depender da necessidade de cada uma.

Existem várias práticas comuns que devem estar previstas em um calendário para a equipe de manutenção, como, por exemplo, lubrificação dos freios, análise de óleos e balanceamento dos pneus.

A manutenção preditiva pode e deve se tornar uma das principais práticas para uma boa gestão de frotas.

Isso porque ela permite um acompanhamento inteligente da frota: prática essencial para acompanhar metas. Além disso, realizar a manutenção garante maior rendimento dos veículos e favorece a economia a longo prazo.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Saiba as vantagens de adotar a manutenção preditiva no calendário da frota

Uma boa prática para a gestão de frotas é adotar o calendário de manutenção.

E antes de implementar um plano concreto e um calendário, é importante garantir a sondagem e registro da frota e das peças. Assim, todas as informações devem estar reunidas em um só lugar para facilitar.

Para realizar o planejamento, contemple as etapas de levantamento de custos, implementação, elaboração do planejamento e dos checklists de revisão e, por fim, as etapas de acompanhamento e avaliação.

As vantagens de incluir a manutenção preditiva no seu modelo de gestão através do calendário de manutenção estão ligadas à redução de custos com manutenção corretiva e rendimento do combustível.

É obrigação da empresa garantir instrumentos de trabalho em condições seguras para seus funcionários, por esta razão, é fundamental realizar a manutenção preditiva dos veículos – até mesmo para mitigar os riscos de acidentes e ameaças à saúde dos funcionários.

As revisões periódicas permitem aumentar a segurança do veículo e a sua conservação, uma vez que ele passa a rodar sempre calibrado, balanceado e ajustado. Tudo isso colabora para um tempo de vida útil mais prolongado da máquina.

Por fim, entre as vantagens de se adotar um calendário para realizar a manutenção preditiva, está a otimização do tempo produtivo da frota. Com o esquema organizado, é mais fácil garantir as entregas e metas, sem que veículos e motoristas fiquem ociosos em vão.

Anote 3 dicas para incentivar os seus funcionários a adotarem medidas de prevenção

Mais do que fazer um bom trabalho na gestão das frotas, é importante saber como envolver seus funcionários. Isso porque são essas pessoas que vivem o dia a dia dentro dos veículos para trazer os resultados para sua empresa.

Ofereça treinamentos

Você deve começar oferecendo oportunidades para a capacitação da equipe, como cursos de direção econômica, direção defensiva, segurança e de leis de trânsito.

Todos esses recursos podem ter impacto direto na melhoria dos indicadores de manutenção preditiva, especialmente por que um condutor preparado é capaz de garantir a conservação do veículo.

A equipe de condutores que recebe treinamentos para superar gargalos da empresa pode ser responsável pela guinada de resultados. Através de um treinamento de condução econômica, por exemplo, é possível que o rendimento da frota melhore e a empresa economize mais.

Imprudência do Trânsito nas Músicas

Incentive o engajamento

Dentro das empresas pouco se fala sobre boas práticas para engajar funcionários que sejam de fato mais cuidadosos.

É claro que para incentivar a parceria e lealdade do funcionário com a empresa é importante entregar valor para ele, isso pode ser feito através programas de reconhecimento, bonificações pela produtividade ou com oportunidades de qualificação, como já mencionado.

Destaque a cultura da empresa

Para fazer com que a cultura da empresa seja adotada pelos funcionários, é interessante promover eventos e atividades coletivas.

O propósito de cada evento deve ter coerência com o dia a dia da empresa, mas no fundo o objetivo deve ser mostrar o valor do trabalho de cada pessoa, bem como a importância dos veículos e equipamentos para o desempenho individual e para o sucesso da empresa.

Assim, você terá cada funcionário como aliado no momento de implementar uma manutenção preditiva eficaz.

Economize na gestão da frota a longo prazo

As empresas que buscam inovar através de soluções práticas para otimizar recursos e processos precisam colocar em prática a manutenção preditiva.

São 3 as formas de colocar em prática o mais rápido possível: adotar um planejamento com calendário para revisões, implementar acompanhamento de indicadores da frota e treinar a equipe para aplicar as melhorias para obter resultados.

Esse modelo de manutenção preditiva das frotas permite que os veículos sejam melhor preservados, aumentando o tempo de vida e reduzindo riscos de segurança.

Comece o quanto antes!