imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

LXP: Entenda os benefícios de utilizar a plataforma nos treinamentos corporativos

Você já ouviu falar em LXP para treinamentos corporativos?

Se busca sempre novas maneiras de inovar na trilha de aprendizagem dos seus colaboradores, então já deve ter escutado o termo LXP (Learning Experience Platform).

Isso porque o objetivo da plataforma é justamente oferecer ao treinamento e desenvolvimento da empresa utilidades para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e engajador.

Por isso, para que você se mantenha atualizado(a), vamos te explicar o que é a plataforma LXP, como ela funciona, quais são seus benefícios e quais são as diferenças quando comparada à LMS (learning management system). Boa leitura!

Afinal, o que é o LXP?

A sigla LXP significa Learning Experience Platform, ou seja, em tradução livre para o português, Plataforma de Experiência de Aprendizagem. 

A plataforma LXP é um local que promove a experiência de sala de aula online, geralmente utilizado por grandes empresas para reunir diferentes materiais e formas de ensino em um único espaço. A ideia da plataforma é oferecer a melhor jornada para quem a utiliza.

A LXP é um modo acessível de ensino, com formas fáceis de gerenciar a aprendizagem através do sistema de gestão. Enquanto que, para o aluno, fica ainda mais fácil o acesso aos conteúdos, pois ele pode escolher seu próprio horário para o estudo e acessar a plataforma de qualquer lugar. 

O modelo também incentiva o compartilhamento de conhecimento pelos alunos e promove muita interação, o que acaba aumentando o engajamento da equipe.

Modelo de Briefing para Treinamento

Entenda a diferença entre LXP e LMS

Mais do que nunca, a sociedade passou a utilizar plataformas digitais de aprendizagem, e tanto o LXP quanto o LMS são exemplos de sistemas projetados com essa intenção.

Sendo assim, no caso do LMS, ele permite criar, gerenciar e disponibilizar os cursos. É um software já consolidado no mercado, mas pode ter limitações quando comparado à LXP, pois possibilita uma menor personalização e engajamento.

No LMS, o aluno apenas pode assistir os treinamentos já criados, enquanto no LXP ele tem uma experiência mais personalizada, recebendo indicações da própria plataforma.

Ficou com dúvidas sobre como funciona o LMS? Confira mais detalhes aqui.

Como eles podem trabalhar juntos para melhores resultados?

Para utilizar o LMS, é interessante ter uma equipe administrativa que gerencie os cursos, fazendo decisões sobre os módulos, treinamentos, aulas e etc. No LMS, você pode utilizar o velho método “aulas e questionário”, com uma gestão bem fácil dos cursos.

Então, a depender de como a sua empresa está caminhando, talvez seja necessário reunir o sistema fechado (LMS) com a plataforma aberta (LXP).

Ou seja, enquanto no LMS você pode aplicar as atividades mais simples e diretas, no LXP você aplica matrizes para diferentes modelos de aprendizagem e interações, com os conteúdos dinâmicos.

Além disso, é sempre bom ter em mente que é possível aliar o ensino online ao presencial para melhores resultados. Você conhece o Blended Learning ou ensino híbrido? Saiba mais aqui.

Saiba como funciona o LXP

No LXP, é uma plataforma com várias funcionalidades de interação para uma completa aprendizagem.

A Inteligência Artificial do machine learning da plataforma funciona com chatbots (agentes interativos) que rastreiam os usuários, entendem suas preferências e recomendam conteúdos que pareçam do seu interesse, uma experiência parecida com a proporcionada pela Netflix, por exemplo.

A possibilidade de uma maior personalização da aprendizagem acaba repercutindo diretamente na produtividade e engajamento de cada colaborador.

Além do mais, é possível também fomentar o compartilhamento dos conteúdos com bastante autonomia, tornando a aprendizagem ativa e diversificada.

E caso seja preciso atualizar cursos, por a LXP conter uma interface facilitada e dinâmica, acaba sendo mais fácil e prático sua manutenção e modificação.

Conheça os benefícios que uma plataforma LXP pode trazer

Na plataforma digital de aprendizagem LXP, o modelo é colaborativo e toda tarefa é simples e rápida.

Dessa forma, as empresas podem disponibilizar seus conteúdos e monitorar os estudantes enquanto o ensino é construído de forma dinâmica. 

Confira mais benefícios:

Melhorar engajamento do colaborador

A LXP promove uma experiência centrada no usuário, então a jornada se torna mais motivadora e confortável. Naturalmente, o colaborador se engaja mais no dia a dia, já que a plataforma é personalizada para o seu próprio caminho individual de aprendizagem.

Todos os aspectos (gamificação, aprendizagem interativa, narrativa engajadora, personalização e etc.) fornecem formas de envolver o usuário. Há bastante autonomia por parte do colaborador, que pode decidir o seu conteúdo e até criar novos e compartilhar com todos na empresa.

Trazer agilidade e aproveitamento para o treinamento

As LXPs são projetadas especialmente para a aprendizagem corporativa e o crescimento dos negócios, então os treinamentos ocorrem com mais agilidade e aproveitamento por parte dos alunos.

Os funcionários passam mais tempo interagindo, já que escolhem temas que os interessam, o que os torna mais capacitados e desenvolvidos para uma empresa mais competitiva.

Já que todos os usuários podem adicionar conteúdos, o curso se mantém constantemente atualizado, o que é excelente para o mercado moderno, que muda constantemente e requer conhecimentos imediatos.

A interface LXP também é mais intuitiva, tornando o seu uso mais rápido e agradando o usuário e também o gestor, que modifica, gerencia, compartilha, sem dificuldades.

A LXP é uma plataforma colaborativa por natureza, mais independente do gestor do que plataformas anteriores, e o usuário pode até acessar treinamentos em outras áreas.

Você conhece o Lifelong Learning? Esse é o conceito no qual os usuários precisam ficar se atualizando e interagindo com os conteúdos de forma constante. Quer saber mais? Confira aqui.

Promover a interação entre colaboradores

A plataforma LXP engaja os colaboradores no treinamento, dado que eles são os protagonistas, e o próprio processo de criação dos conteúdos conta com a participação deles.

Naturalmente, todos evoluem, colaboram, dão seus feedbacks e registram interações a partir de likes e comentários, como em uma rede social.

Assim, o software permite um alto nível de interação, disponibilizando a possibilidade de conversar em fóruns numa dinâmica natural e produtiva onde todos contribuem para atingir as metas.

Aumentar o número de participações 

Com tantos benefícios, os colaboradores participam mais das aulas, mas o bom funcionamento da LXP não é o único motivo: o software possibilita que cada um assista as aulas em seu momento, conforme a sua agenda.

Enquanto os usuários se sentem responsáveis pelo próprio desempenho, também se sentem livres para acessar a plataforma quando for possível.

Quer entender mais sobre como melhorar os treinamentos na empresa? Nós podemos te ajudar! Aqui estão as nossas dicas com as sete melhores práticas para capacitar os colaboradores. 

Gostou de conhecer a LXP? Queremos te ajudar ainda mais! 

Nós somos especialistas em treinamentos personalizados e atualizados de acordo com as exigências de mercado, sejam práticos ou teóricos, presenciais ou remotos. 

Clique no botão abaixo, converse com nossos especialistas! 

Fale com um especialista

Posts Relacionados