O termo logística verde pode ser novidade para alguns, mas para as empresas que se preocupam com os impactos de suas atividades no meio ambiente, esse conceito já é conhecido.
A implementação de práticas mais sustentáveis também chega ao setor de logística, responsável pela emissão de gases de efeito estufa. Por isso, adotar medidas sustentáveis é essencial para o futuro saudável da empresa.
Vamos entender mais sobre o tema e saber como implementar essa prática na gestão de frotas? Continue a leitura!
O que é logística verde?
É uma série de ações sustentáveis na área de logística. A ideia central é minimizar o uso de combustíveis fósseis, de energia e recursos naturais, e reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
A logística verde é, portanto, a promoção de operações logísticas mais inteligentes, modernas e sustentáveis.
Quais são os seus objetivos?
Como vimos, a logística verde visa promover um setor de transporte mais consciente de suas atividades e que as realize com o menor impacto possível ao meio ambiente.
Os objetivos da logística verde podem ser elencados da seguinte maneira:
- Promover o uso racional de recursos: realizar o aproveitamento de materiais, incentivar a reciclagem;
- Diminuir a poluição do ar, água e solo: controlar o uso dos veículos, prezando pela direção consciente e de menor impacto ambiental;
- Reduzir a emissão de gases poluentes: reduzir o uso de combustível fósseis, incluir carros elétricos e outras formas de transporte;
- Tornar a logística inteligente: incluir tecnologias de gestão de frotas como rastreamento de veículos para tornar a logística inteligente e cooperar na sustentabilidade;
- Uso de embalagens e materiais sustentáveis: promove o uso de embalagens recicláveis, reutilizáveis e biodegradáveis, além da redução do desperdício de materiais ao longo da cadeia de suprimentos.
A logística verde ajuda a proteger o meio ambiente, economizar dinheiro e tornar as empresas mais competitivas.
Qual a importância da logística verde?
A logística verde assume papel essencial para empresas que pensam no futuro. Além de ser uma iniciativa politicamente correta, ela também faz parte de algumas exigências de estados e municípios.
Portanto, a logística verde não é um extra ou diferencial da empresa, é uma obrigação prevista em lei. Veja só algumas das leis brasileiras em que logística verde se aplica:
- Lei 6.938/81 — Política Nacional do Meio Ambiente;
- Lei 9.605/98 — Lei dos Crimes Ambientais;
- Lei 14.785/23 — Lei dos Agrotóxicos;
- Lei 12.305/10 — Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Lei 6.803/80 — Zoneamento Industrial.
Ao implementar a logística verde, a empresa estará cumprindo com essas legislações e reduzindo o impacto de suas operações logísticas no meio ambiente.
Assim, é possível contribuir para a preservação dos recursos naturais, a mitigação das mudanças climáticas e a proteção da biodiversidade.
Como implementar a logística verde na empresa?
Implementar esse tipo de logística na empresa requer um compromisso com a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia de suprimentos.
Você deverá contar com as tecnologias e uma equipe bem treinada para alcançar as metas estabelecidas, além de uma cultura voltada para práticas sustentáveis.
Passo 1: Avaliação e análise
Para começar a logística verde, analise as operações logísticas da empresa para encontrar oportunidades de melhorias sustentáveis. Isso pode incluir a avaliação do consumo de recursos, emissões de carbono, gestão de resíduos, entre outros.
Passo 2: Estabelecimento de metas
Defina metas claras e mensuráveis para reduzir o impacto ambiental das operações logísticas, como:
- redução de emissões de carbono;
- aumento da eficiência energética;
- utilização de embalagens sustentáveis.
Passo 3: Engajamento dos colaboradores
Envolver os colaboradores em todos os níveis da empresa é fundamental para o sucesso da implementação da logística verde.
Promova a conscientização sobre práticas sustentáveis e incentive a participação ativa dos funcionários na identificação e implementação de soluções sustentáveis.
Para colocar isso em prática, você pode promover treinamentos e cursos extras sobre direção consciente, impactos ambientais e redução no consumo de combustível.
Passo 4: Otimização de rotas e modais de transporte
Reduza emissões de carbono e custos de transporte, otimize rotas de entrega, use transporte multimodal e prefira fornecedores e parceiros logísticos sustentáveis.
Utilize meios de transporte variados para entregas curtas, optando por motos ou bicicletas quando possível levando em consideração o tamanho e o tipo do produto.
Além disso, também é possível explorar os veículos sustentáveis, 100% elétricos.
Passo 5: Monitoramento e avaliação
Estabeleça sistemas de monitoramento e avaliação para acompanhar o progresso em relação às metas estabelecidas e identificar áreas que ainda precisam de melhorias. Isso permite ajustes contínuos e aprimoramentos das práticas de logística verde ao longo do tempo.
Comece hoje a incluir a logística verde na sua gestão de frotas. Os benefícios vão além da preservação do meio ambiente, promovendo ganhos para a empresa com a otimização de recursos e a melhoria da imagem no mercado.
Para deixar sua equipe consciente da necessidade de realizar o transporte consciente e seguindo as práticas da logística verde, ofereça os treinamentos da Younder. Entre em nosso site e fale com um especialista!