O desenvolvimento dos centros urbanos trouxe consigo muitas facilidades para a população. No entanto, quando falamos sobre trânsito e toda a operação de logística urbana que uma empresa precisa desempenhar, alguns pontos não tiveram evolução.
As barreiras enfrentadas são muitas e vão desde rodízios de placas e falta de estacionamentos até ao planejamento logístico. Quer entender melhor quais são os principais desafios da logística urbana em 2024? Confira ao longo deste conteúdo!
6 desafios da logística urbana em 2024
1. Infraestrutura
A infraestrutura é um ponto de desafio da logística urbana que não depende diretamente das transportadoras para melhorias. Isso acontece porque algumas cidades não possuem a infraestrutura capaz de suportar o aumento e o desenvolvimento populacional.
Áreas de carga e descarga, por exemplo, podem ser mal elaboradas e prejudicar o desempenho de entregas de produtos, gerando congestionamentos ou fechando vias. Além disso, o estado de conservação das vias também pode influenciar negativamente nas atividades das transportadoras atrasando entregas, causando desgaste nos veículos e sinistros de trânsito..
Este é um problema que requer o investimento do governo para melhoria de estradas e vias públicas.
2. Segurança da carga
A falta de segurança coloca em risco o transporte de mercadorias e a vida dos motoristas. Você com certeza já deve ter ouvido falar em roubo de cargas nas estradas brasileiras. Essa, infelizmente, é uma realidade que continuará sendo desafio da logística urbana em 2024.
A segurança da carga e dos motoristas da frota pode ser melhorada, por parte das transportadoras, com o uso de tecnologias de monitoramento e rastreamento dos veículos.
3. Mobilidade urbana
Outro grande desafio da logística urbana está na mobilidade. Com o aumento populacional e o maior número de veículos nas ruas e estradas, o motorista irá enfrentar problemas como congestionamento, que dificulta a livre circulação de veículos maiores como caminhões e carretas para entrega.
Existem vários outros problemas de mobilidade bastante comuns, como:
- ruas estreitas;
- fios de energia ou telefone baixos que possam impedir a passagem de caminhões;
- horário de pico e trânsito lento, etc.
Tudo isso gera impacto na mobilidade urbana e pode acabar atrasando entregas e gerando aumento nos custos operacionais da empresa.
4. Roteirização eficiente
Como vimos anteriormente, para vencer os obstáculos relacionados ao dia a dia do transporte de cargas, é necessário estabelecer um roteiro estratégico para as entregas. Esse roteiro, para ser eficiente, deve considerar:
- distância a ser percorrida;
- trajeto com menor fluxo de veículos;
- horários de pico;
- condições das rodovias, vias locais e avenidas;
- endereço das entregas;
- redução do custo de cada parada.
Uma forma de otimizar as entregas e tornar a roteirização mais eficaz é com o uso de tecnologias. Hoje, existem soluções digitais que automatizam o processo de planejar rotas em tempo real – dessa forma, é possível otimizar o desempenho das entregas e evitar trechos mais movimentados.
5. Sustentabilidade
Os meios de transporte e o consumo de combustível impactam o meio ambiente. Por isso, a busca por meios mais sustentáveis de desempenhar a logística urbana é outro desafio enfrentado por empresas do segmento.
As empresas tornam-se cada dia mais preocupadas com as questões relacionadas ao meio ambiente e buscam por estratégias para reduzir esses impactos. O objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes, o uso de combustíveis fósseis e a geração de resíduos. Para isso, podem ser tomadas medidas como:
- Uso de carros elétricos ou híbridos;
- Promover rotas otimizadas — por meio de softwares é possível planejar a rota e assim diminuir o tempo do veículo nas ruas, reduzindo o uso de combustível e a emissão de gases poluentes.
- Uso de veículos alternativos — as bicicletas são um meio de transporte que pode ser incluído nas entregas das empresas, são ótimas opções para reduzir o uso de combustíveis fósseis e a emissão de gases poluentes e otimizam as entregas.
6. Aumento da satisfação do consumidor final
Todos os problemas enfrentados pela logística urbana levam ao último desafio: aumentar a satisfação do consumidor final. O consumidor se torna mais exigente à medida em que a tecnologia avança e os processos se tornam mais rápidos e automáticos.
Assim como é rápido e fácil realizar uma compra online, o consumidor espera que a entrega do produto também seja. Porém, essa ainda não é uma realidade brasileira. O processo de entrega de mercadorias passa por muitos desafios e, por isso, não é tão ágil quanto realizar a compra online.
Aumentar a satisfação do consumidor é muito importante e isso pode ser feito por meio de treinamento dos motoristas. Dessa forma, é possível contar com profissionais mais preparados para o trânsito urbano e atentos a alternativas de otimização logística.
Quais são as soluções viáveis para a logística urbana?
Como vimos, a logística urbana passa por muitos desafios e a busca por soluções que possam otimizá-la deve ser constante. Dentre as opções descritas aqui, vamos lembrar as mais simples e que podem ser aplicadas com maior facilidade: o treinamento dos motoristas e o uso de tecnologias para logística urbana.
O treinamento dos motoristas pode promover um trânsito mais seguro e inteligente, pois eles estão nas vias urbanas e rodovias diariamente e, por conta disso, são os mais impactados por problemas de logística urbana.
Com treinamento, eles podem se preparar para enfrentar adversidades, reduzir o consumo de combustível e dirigir de forma consciente. Assim é possível alcançar uma logística urbana eficaz e gerar maior satisfação no consumidor final.
Os treinamentos que envolvam tecnologia são ainda mais atrativos para o desenvolvimento dos condutores e, para isso, você deve conhecer as soluções oferecidas pela Younder.A Younder é sua parceira, oferecendo treinamentos em um ambiente digital e tecnológico para sua empresa alcançar maiores resultados com a redução de custos e uma logística urbana inteligente. Conheça as nossas soluções!