Treinamento e Desenvolvimento

LMS: afinal, qual a vantagem de usar essa plataforma no treinamento corporativo?

Escrito por: Edemaike Silva

O LMS é a sigla para Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em tradução livre. Na prática, é uma plataforma de ensino online muito útil para gestores, pois pode ser personalizada e gerida facilmente para o ensino à distância dos colaboradores.

Você sabia que o LMS tem melhorado a experiência de aprendizagem de colaboradores em treinamentos corporativos?

É importante oferecer capacitação aos colaboradores, mas criar treinamentos engajadores não é sempre fácil.

Além disso, com a popularização do ensino à distância, barreiras na educação foram quebradas, tornando o aprendizado mais acessível e democrático.

E para aproveitar esses benefícios, é preciso diversificar processos de aprendizagem tradicionais com o auxílio das novas tecnologias, como é o caso do LMS.

Por isso, hoje vamos te ajudar a entender o que são os LMS (Sistemas de Gestão de Aprendizagem) e como eles podem te ajudar a engajar mais colaboradores através de treinamentos dinâmicos e participativos. Boa leitura!

Entenda o que é o LMS (Learning Management System)

O LMS é a sigla para Learning Management System, ou Sistema de Gestão de Aprendizagem em tradução livre. Na prática, é uma plataforma de ensino online muito útil para gestores, pois pode ser personalizada e gerida facilmente para o ensino à distância dos colaboradores. 

Cada vez mais, o LMS pode ser usado em contexto educacional ou corporativo, até por grandes instituições de ensino.

Afinal, ela também serve em formato híbrido, tanto como suporte a cursos presenciais quanto e principalmente para cursos totalmente online.

Entenda a diferença entre LMS e LCMS

O LMS é o software de gerenciamento de aprendizagem que vai te ajudar a disponibilizar os seus materiais de treinamento online. A ideia do LMS apareceu em 1924, mas só foi introduzida no mercado na década de 90.

Com o tempo, a plataforma evoluiu, incluindo novos recursos, como o LCMS.

O LCMS é a sigla para Learning Content Management System, que traz mais liberdade para os criadores de cursos.

Além de gerenciar, mantendo os recursos do LMS, o novo software também possibilita criar, editar e publicar os materiais para os treinamentos. Assim, permite ainda mais personalização e acessibilidade para as aulas.

Modelo de Briefing para Treinamento

Qual é a sua importância para a educação corporativa?

O LMS foi um grande passo para o ensino à distância. As vantagens são várias, pois esse tipo de plataforma oferece ferramentas para criação de treinamentos mais dinâmicos para engajar cada vez mais os profissionais envolvidos.

Com o aumento do número de adeptos ao EAD, muitas empresas passaram a treinar as suas equipes a partir da plataforma LMS.

Para entender essa importância na prática, basta imaginar que estar presencialmente nas aulas de capacitação e cumprir com as demandas da formação pode se tornar muito mais difícil para um colaborador que possui uma rotina corrida e cheia de tarefas.

Portanto, o EAD veio para facilitar esse acesso, desde o estudo até a emissão do certificado, uma vez que o colaborador consegue realizar o treinamento no momento mais oportuno.

Você conhece os benefícios do Blended Learning (ou ensino híbrido)? Entenda mais vantagens aqui.

Saiba como o LMS pode contribuir para os treinamentos corporativos

Em um treinamento, o colaborador recebe muitas informações. Por isso, longas aulas, pós-laborais ou durante o trabalho, podem ser muito cansativas, com fácil distração por parte do time. 

O LMS deve facilitar a didática, pois o colaborador pode ter seu próprio tempo para absorver o tema do treinamento, no seu melhor horário, evitando que o cansaço ou o tédio atrapalhem o resultado final.

Mas, como o LMS pode de fato beneficiar os treinamentos na sua empresa? Confira!

Benefícios do LMS para os treinamentos:

O LMS possui uma ótima interface para os usuários, pois permite acessar diferentes materiais para o treinamento, seja em áudio, vídeo e até mesmo outros formatos.

Também entrega facilidade para o treinamento, já que é possível logar para assistir as aulas de qualquer navegador web (inclusive mobile) e em qualquer horário.

Além do mais, a equipe pode ter o seu próprio ritmo de aprendizagem, com acesso irrestrito às aulas. E no fim, o colaborador terá o seu certificado com uma imensa redução de custos com deslocamento e outros obstáculos.

Benefícios do LMS para gestores: 

No LMS, o gestor tem grande liberdade para organizar e personalizar os conteúdos. Na interface da plataforma, é possível criar, gerenciar, editar e mover livremente todos os materiais disponibilizados. 

O gestor também pode enviar notificações e compartilhar informações com os usuários que preferir, além de acompanhar os resultados dos alunos para entender como anda o aprendizado.

Também é possível ter acesso a relatórios sobre os usuários ou sobre grupos de usuários.

E, por fim, os custos são muito mais reduzidos do que manter os colaboradores em sala de aula.

Entenda as funcionalidades da plataforma

Um dos maiores benefícios do LMS é o seu funcionamento em mobile ou desktop. A plataforma é totalmente responsiva, o que facilita ainda mais o seu acesso.

Muitas opções para distribuição de conteúdo

O LMS oferece diferentes opções para que você disponibilize conteúdos atrativos para os alunos: vídeos, áudios, imagens, apresentações, e-books e até fóruns de discussão são possíveis. Há ainda o benefício das web-conferências ou chats, para reuniões em tempo real. 

Inovação que gera engajamento

Muitas plataformas LMS contam até com pesquisas e testes em formatos mais inovadores, utilizando jogos (gamificação) para engajar os alunos. Essa variedade deixa o curso mais atrativo e engajador para os colaboradores.

Fácil interação 

Mesmo longe do presencial, o colaborador ainda consegue interagir em sala de aula.

Isso porque através do LMS, as conferências, chats e fóruns facilitam o debate e ajudam a absorção do conteúdo do treinamento pelo aluno, que inclusive pode tirar dúvidas e compartilhar informações.

Fácil acompanhamento de resultados

Você também pode acompanhar os participantes com feedbacks, posts, monitoramento de resultados, checklist de tarefas e mais.

Os dados são gerados pela plataforma digital para que a performance dos alunos seja acompanhada, com indicadores automatizados, o que é menos cansativo para os treinadores.

Assim, o tutor acompanha o aluno de perto, como acontece em uma sala de aula, mesmo estando online. Quer entender mais sobre como fazer a avaliação periódica de desempenho da equipe? Confira aqui.

Muita personalização

Para deixar o curso ainda mais atrativo, você pode escolher cores, ícones e até personalizar o LMS com o design thinking para treinamentos corporativos.

3 maneiras de usar o LMS e inovar nos treinamentos

Agora você deve estar se perguntando como utilizar o LMS para melhorar os seus treinamentos. Então vamos às dicas práticas:

1) Gamificação

As plataformas LMS permitem engajar os colaboradores em seus treinamentos a partir de formas de interação mais criativas, entre elas a gamificação. 

A gamificação é uma forma de engajar a partir da técnica de jogos, fazendo com que os colaboradores se sintam mais inseridos e incentivados a aprender as lições ensinadas pelo game.

Essa ferramenta pode ser aplicada ao LMS para treinamentos, com sistemas de pontuações, desafios, narrativas que estimulam as equipes, bônus e recompensas.

Assim, as lições podem ser melhor absorvidas pelos usuários, especialmente se os games envolverem cenários da rotina da empresa. 

Quer conhecer melhor a técnica da gamificação para a educação? Nós falamos mais sobre aqui.

2) Trilhas de aprendizagem personalizadas

Plataformas LMS permitem muito mais personalização para o aprendizado, o que anda lado a lado com a trilha de aprendizagem, que se trata de projetar treinamentos adaptados à realidade da empresa.

Ou seja, estimular treinamentos com mais atividades práticas, discussões em fóruns e tarefas que facilitem a absorção de acordo com a pirâmide de aprendizagem. 

Com a plataforma digital, o gestor terá mais possibilidade de projetar tarefas que engajem os alunos, transformando a experiência do aprendizado nos treinamentos da empresa.

Você quer entender e aplicar a Trilha de Aprendizagem? Nós explicamos tudo aqui, com 5 dicas para que você crie o seu treinamento eficiente.

3) Podcasts

O Podcast é uma grande ferramenta educacional. Dado que todos os indivíduos possuem a sua própria forma de aprendizagem, o Podcast pode ser um aliado dos gestores e professores.

Isso porque o Podcast também é uma grande ajuda para os alunos, que podem escutar as aulas enquanto fazem outras atividades automáticas do dia, poupando tempo e absorvendo o conteúdo. 

Principalmente se os colaboradores forem “alunos auditivos”, que digerem muito mais o conhecimento que escutam e aproveitam a liberdade para repetir, acelerar e parar o áudio sempre que quiserem.

Portanto, o Podcast é uma ótima pedida para treinamentos corporativos e pode ser disponibilizado na plataforma LMS.

Nós já falamos sobre Plataformas de Treinamento online antes, então, se ainda tiver dúvidas, é só conferir mais conteúdos sobre os benefícios dessa ferramenta para a empresa. Queremos tirar todas as suas dúvidas! Leia mais aqui.

Gostou das dicas? A Younder promove capacitações com uma metodologia própria, original e acessível para o treinamento dos colaboradores nas partes teóricas e práticas do ensino. Nós podemos definir com você quais são as melhores estratégias para o aprendizado da equipe, seja presencialmente, híbrida ou no formato digital. Fale conosco!