imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Growth Mindset: entenda o que é e como aplicá-lo para estimular a produtividade na empresa

V

ocê sabia que o Growth Mindset é uma ferramenta que pode te ajudar a estimular o potencial dos seus colaboradores, assim como a produtividade deles?

Toda empresa quer engajar a equipe para alcançar bons resultados e manter um ambiente de trabalho estimulante e saudável. E existem algumas maneiras de fazer isso, utilizando ferramentas eficientes e inovadoras, como é o caso do conceito de Mindset Growth.

Siga a leitura do nosso artigo para entender mais sobre esse conceito, como funciona, e como ele pode contribuir para engajar melhor seus colaboradores.

Saiba o que é o Growth Mindset

O conceito do Mindset Growth começou quando a professora Carol Dweck, formada em psicologia, percebeu diferenças de comportamento nos alunos: alguns se abalavam com obstáculos, enquanto outros facilmente superavam as situações de fracasso. 

Carol estudou esses perfis, construindo a teoria de dois tipos de mentalidades: Growth Mindset x Fixed Mindset

O conceito do Growth Mindset defende a melhor mentalidade para o sucesso, de forma prática, produtiva, com base numa boa interpretação da realidade para gerar boas ações. 

O Growth Mindset é o entendimento da própria inteligência, da própria capacidade de evolução para a aprendizagem e o esforço que leva ao caminho do sucesso. É a crença na habilidade de desenvolvimento e melhoria. 

Qual é a importância desse conceito para as empresas?

A mentalidade de crescimento estuda características cerebrais para compor a sua teoria. A neurociência explica que o cérebro é maleável, conectado com as nossas experiências, que podem mudar com o desenvolvimento das nossas capacidades.

Ou seja, nós estimulamos o nosso cérebro a partir das nossas ações, dessa forma, conseguimos aprender novas habilidades e nos aperfeiçoar. Esse estímulo pode ser feito a partir de bons hábitos, como uma noite saudável de sono e boa alimentação.

O Growth Mindset é interessante não só para cargos de liderança, mas para toda a equipe. Afinal, incentivar uma cultura de crescimento ajuda muitos profissionais a saírem da estagnação.

Levar essa mentalidade para o dia a dia é um ótimo passo para ser um profissional de sucesso e ter uma equipe de altos resultados. 

Com um líder que ajuda a desenvolver no seu time uma mentalidade de superação, todos trabalham com engajamento para o crescimento empresarial coletivo e para o desenvolvimento profissional individual.

Entenda a diferença entre Mentalidade Fixa x Mentalidade de Crescimento

A Carol Dweck dividiu as teorias das mentalidades em duas: Growth Mindset x Fixed Mindset, que são muito diferentes entre si.

A Growth Mindset ou Mentalidade de Crescimento acredita na capacidade de melhoria, aprendizagem, esforço e evolução.

Já as pessoas com Mentalidade Fixa acreditam que não irão mudar e encaram falhas como algo insuportável, um obstáculo que não será superado.

Além disso, não se sentem estimuladas por novas experiências ou aprendizagens e, assim, acabam por evitar desafios e até cessar o desenvolvimento das suas habilidades profissionais.

Por que estimular o Lifelong Learning?

Um ótimo conceito para sair da caixinha do Fixed Mindset é o Lifelong Learning.

Em tradução livre, podemos dizer que significa que “o aprendizado não tem fim”, é para a vida toda. É um conceito com muita força atualmente, pois estimula novas descobertas e o desenvolvimento de habilidades, combinando perfeitamente com o Growth Mindset

O Lifelong Learning não fala apenas de tirar diplomas, mas de aprender novas ferramentas, estratégias, especializações, metodologias. Tudo o que auxilia e aprimora o nosso trabalho é um aprendizado eficiente.

Quer usar o Lifelong Learning aliado ao Growth Mindset para estimular talentos dentro da sua empresa? Confira dicas com o nosso artigo.

3 maneiras de usar o Growth Mindset para estimular talentos

Com tantos benefícios, é ideal que líderes usem o Growth Mindset.

Funcionários desengajados têm custos elevados para as empresas e um alto índice de Turnover também, afinal, o orçamento para processos demissionais e admissionais acabam gerando grandes despesas para o setor. 

O ideal é engajar a equipe e estimular o potencial dos colaboradores que estão na sua empresa. Então, conheça as nossas dicas:

1) Mantenha a equipe engajada

O engajamento deve ser diário. Capacitações, formação de plano de carreira, a simples troca de ideias, reuniões para insights, compartilhar conhecimentos, eventos para manter o time unido… As possibilidades são várias, mas todas devem envolver a valorização do profissional.

Quando você engaja e valoriza o seu colaborador, aproveita o melhor do seu potencial para sua empresa e cria um ambiente de bons resultados, inclusive, um bom clima organizacional na empresa. 

Planos de ações, estudo de desempenho de funcionários e treinamentos dinâmicos, como a gamificação, por exemplo, também são ferramentas que auxiliam a manter o colaborador engajado. Se quiser mais dicas práticas, confira o nosso artigo.

2) Defina metas e mude-as de acordo com a evolução

Ter metas irá impulsionar a equipe a se desenvolver, principalmente quando inclui benefícios e um plano de carreira bem estabelecido. 

Além disso, sempre que o time alcançar uma meta, defina outra. Divida os processos a serem alcançados em etapas, envolvendo a equipe para que todos se sintam estimulados. 

As metas devem ser ousadas, mas realistas, pois metas inalcançáveis apenas desestimulam os colaboradores.

Também é importante lembrar que o esforço é mais significativo do que o talento, e o compromisso e responsabilidade dos profissionais devem ser notados.

O essencial é valorizar o processo até o cumprimento da meta para que a aprendizagem ocorra. Afinal, é nesse momento que você pode aproveitar para receber e fornecer feedbacks construtivos a fim de melhorar cada vez mais as ações dentro da empresa.

3) Estimule o crescimento a partir dos erros

 É normal sofrer quando se comete um erro, mas a pessoa pode aprender com as falhas e usá-las para seu aprimoramento pessoal e profissional. Afinal, erros são oportunidades de crescimento.

É essa a ideia que a equipe deve ter: se o resultado não supriu as expectativas da empresa, a próxima etapa é analisar quais foram os pontos afetados para corrigir e melhorar o processo.

Por isso, esteja sempre promovendo espaços para o feedback tanto de colaboradores quanto de clientes.

Dessa forma, você consegue promover um ambiente saudável para a equipe, que não irá se sentir inferiorizada por suas falhas, mas terá oportunidades para se desenvolver sugerindo melhorias internas para isso.

A Younder quer te ajudar a capacitar o seu time numa Mentalidade de Crescimento! Promovemos treinamentos criativos, para inteligência educacional, teóricos, práticos e personalizados. 

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas para estimular os melhores resultados na sua equipe!

Fale com um especialista

Posts Relacionados