Gestão de Frotas

Frotas de Veículos: 5 dicas para evitar problemas em frota leve

Escrito por: Equipe Younder

Problemas como riscos de acidentes fazem parte da rotina de quem precisa realizar o controle da frota de veículos.

E isto acontece para qualquer tipo de frota e, principalmente, em frota leve que é composta por carros e motos.

Estes veículos estão em circulação nas cidades brasileiras, onde em sua maioria deixam a desejar na infraestrutura das vias, ocasionando problemas mecânicos, elétricos ou de qualquer outra natureza, além dos eventuais acidentes.

No final das contas, todos esses imprevistos geram gastos ou atrapalham o planejamento da operação, comprometendo os resultados e a qualidade de entrega do seu serviço.

Porém, você pode implementar estratégias que vão te ajudar na prevenção desses problemas e também na redução de custos da frota.

Confira a seguir 5 dicas que listamos para você fazer uma boa gestão e evitar os problemas em frota leve no dia a dia. Continue lendo!

1) Realize a manutenção preventiva das suas frotas de veículos

A manutenção preventiva é o principal recurso para evitar problemas maiores com os veículos. Esta prática garante uma rotina de revisão, checagem de todos os sistemas e eventual troca de peças para aumentar a vida útil dos veículos e garantir seu perfeito funcionamento.

Esta prática é capaz de prevenir problemas e falhas no sistema de freios, no motor, nos amortecedores ou nos pneus dos veículos da frota. Trata-se de uma revisão periódica planejada, por isso é importante manter tudo registrado para acompanhar as performances mensais.

Adotar a manutenção preventiva pode trazer benefícios como economia na gestão da frota, conservação do veículo por mais tempo e otimização do seu tempo produtivo, evitando que fique parado em manutenção.

Além disso, a manutenção preventiva auxilia a empresa a manter sua responsabilidade de garantir a segurança no ambiente do trabalho.

ebook tríade da gestão de frotas

2) Tenha a tecnologia como aliada

Para fazer uma boa gestão da frota leve, é possível contar com novas tecnologias para obter melhorias na eficiência.

Isso porque você pode contar com uma gama de soluções tecnológicas, como o serviço de startups e outras empresas, que oferecem softwares de gestão, diversos tipos de treinamento, sistemas integrados, simuladores de segurança e rastreamento de frotas.

Os softwares de gestão e sistemas integrados ajudam no controle completo da frota, desde a gestão financeira com gastos em combustíveis, multas e manutenção, bem como a gestão da documentação e geração de análises e relatórios.

Tudo isso ajuda a evitar problemas burocráticos para a gestão e a otimizar os processos.

Enquanto que os simuladores de segurança servem para fazer treinamentos imersivos que ajudam as empresas a melhorarem seus indicadores de segurança e melhorar o rendimento dos funcionários.

Por fim, as tecnologias de rastreamento de frotas possibilitam otimizar rotas, melhoram a experiência do cliente final, geram maior confiabilidade e aumentam a segurança dos motoristas.

3) Avalie a performance da frota

Se antes os motoristas da frota estavam completamente longe do controle do gestor quando saiam com os veículos, agora com a tecnologia dos sistemas de telemetria é possível avaliar o comportamento do seu condutor.

Na prática, adotar um sistema de telemetria serve para gerar avaliações de performance de motoristas e veículos. Esta prática ajuda a identificar problemas e criar soluções, como investimento em treinamento para trazer melhores resultados para a frota e a empresa.

Sabemos que um condutor com boas práticas é capaz de reduzir custos de manutenção e até mesmo de combustível, pois com um sistema de telemetria é possível ter acesso a informações como incidência de freadas bruscas e velocidade média.

Assim, você poderá cruzar esses dados com o diagnóstico de comportamento do motorista para indicar treinamento e suprir gaps de aprendizagem.

4) Otimize as rotas

É interessante perceber que as rotas impactam na segurança e no rendimento de suas frotas de veículos. Otimizar esses caminhos também pode reduzir custos e melhorar a produtividade da frota.

Fazer o rastreamento das rotas em tempo real também é uma oportunidade de reduzir os custos de trajetos, além de melhorar a segurança da frota e do motorista e possibilitar uma escolha planejada de trajeto que evite regiões mais perigosas.

Outro ponto relevante para a otimização de rotas é melhorar os indicadores de satisfação do cliente final. Planejar e otimizar as rotas das frotas de veículos pode evitar atrasos e problemas de entregas ou corridas agendadas, além de abrir a possibilidade de prestar serviços emergenciais com maior facilidade.

5) Qualifique sua equipe de motoristas

A última dica deste artigo é a mais importante. Quando estamos falando de frotas de veículos, sabemos que se trata de gestão de pessoas executando seus trabalhos.

Rotinas de treinamento e desenvolvimento de pessoas é essencial para evitar problemas, pois é importante prevenir erros no trânsito que prejudiquem o funcionamento das suas frotas de veículos e também a segurança dos seus profissionais.

Como um bom gestor de frotas de veículos, você sabe que precisa frequentemente qualificar seus funcionários para manter a qualidade do serviço e, principalmente, para reduzir os custos com acidentes, troca de peças e até mesmo com combustível.

Crie estratégias para evitar problemas em frotas de veículos

Prezar pela segurança e manutenção das frotas de veículos e pela qualificação dos seus funcionários é o que pode evitar os principais problemas.

É comum que muitos gestores se deparam com os mesmos problemas repetidas vezes, e só olhando para o histórico, necessidades e orçamento será possível definir estratégias para evitar que continuem se repetindo.

Uma boa gestão de frotas deve fazer o controle completo, para tal certifique-se de contar com novas tecnologias e parceiros para ter mais inteligência e otimizar seus resultados.

Quer saber como qualificar os motoristas da sua frota? Entre em contato com um dos nossos especialistas.