imgheight="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=368964349309808&ev=PageView&noscript=1" /

Faixa refletiva: saiba como sinalizar corretamente a sua frota

Para quem dirige à noite, a falta de sinalização representa um dano ainda mais grave. Devido à baixa visibilidade, todos os itens são essenciais para manter a segurança no trânsito durante o período noturno de trabalho da frota, incluindo o uso de faixas refletivas nos veículos da frota.

Para que você tire suas dúvidas sobre o uso da faixa refletiva, sua importância e para que aprenda a sinalizar a frota de acordo com o que pede a legislação, continue a leitura!

Entenda o que é a faixa refletiva 

A faixa refletiva ou película retrorrefletiva é desenvolvida com um material que se destaca, com o objetivo de promover melhores condições de visibilidade diurna e noturna, o que proporciona retorno de luz quando iluminadas por uma fonte luminosa, como o farol de um veículo.

Isso acontece porque são formadas por microprismas visualizáveis por diversos ângulos – estes podem estar presentes nas laterais de veículos, em placas ou, até mesmo, em roupas.

A NBR 15292 regulamenta o objetivo dos uniformes com faixa refletiva. A visibilidade denominada 360º evita acidentes que podem ser fatais.

As peças não são usadas apenas em trabalhos ao ar livre, como muitas pessoas pensam. Em fábricas e lugares nos quais as condições de iluminação são ruins, o uniforme de alta visibilidade é essencial. Para os veículos, a Resolução nº 643/2016 do Contran regulamenta como a faixa deve ser usada.

Só assim, quem está dirigindo o veículo conseguirá visualizar a sinalização e manter uma distância apropriada.

Em locais com boa iluminação ou quando estão presentes na luz do dia, essas faixas devem ter uma cor diferente da roupa do profissional, de modo que tenha bastante destaque; ou seja, a faixa não irá refletir, mas ainda assim deixará o profissional em evidência.

A faixa refletiva deve fazer parte do seu gerenciamento de riscos. Se quiser saber mais quais práticas adotar para evitar acidentes e prejuízos na frota, confira mais aqui sobre o tema.

faixa-refletiva

Saiba qual a função e a importância para a frota 

A faixa refletiva é um equipamento normalmente usado para profissionais que trabalham onde há movimento de veículos, como margens de rodovias ou obras em BRs. Nesses casos, é considerado um dispositivo essencial. 

As faixas refletivas nas roupas alertam para a presença de colaboradores no local, já que refletem a luz dos carros, o que acaba prevenindo acidentes.

O mesmo se aplica à faixa refletiva usada nos próprios veículos: permitem que os veículos maiores sejam vistos na estrada, mesmo em condições adversas que dificultam a visão, como tempestade, neblina, fumaça e baixa iluminação.

Conheça o que diz a legislação sobre o uso da faixa refletiva

As faixas refletivas são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) por meio da Resolução nº 643/2016

De acordo com a regulamentação, caminhões de pequeno, médio e grande porte devem aplicar essas faixas. É de uso obrigatório em veículos com peso bruto total superior a 4.536 kg. Em caso de descumprimento da regra, haverá multa para a empresa, além da consideração de infração de trânsito do tipo grave (5 pontos na CNH). 

É possível até que haja o recolhimento do veículo, caso seja flagrado sem as faixas refletivas e sem a possibilidade de resolver a questão imediatamente. Os documentos serão retidos, e o caminhão não poderá voltar para as vias. 

Em caso de multas na frota, nós te ajudamos! Confira aqui como fazer essa gestão. Lembre-se de que, para que não haja problemas, é preciso que a faixa refletiva apresente o selo “Aprovado Denatran”, além do logotipo da fabricante. Siga a leitura para mais regras de utilização. 

Afinal, quem deve usar e onde deve ser aplicada a faixa 

Há faixas refletivas para roupas e, também, para veículos, como caminhões ou motocicletas. Todos esses tipos possuem metodologias específicas de uso.Como falamos, todos os caminhões, independentemente do porte, devem utilizar as faixas.

Quando o assunto é faixa refletiva para caminhão, as regras continuam:

A faixa amarela e preta serve para caminhões com carga superior a 3,5 toneladas e que foram fabricados ou importados antes de 1º de julho de 2004. Já a faixa vermelha e branca serve para veículos fabricados ou importados após a data assinalada e com peso bruto superior a 4,6 toneladas. Também servem para veículos de anos anteriores que tiveram características da carroceria modificadas.

Elas podem ser colocadas:

  • Na borda da traseira do caminhão, contorno ou como a faixa refletiva do parachoque.
  • Já a faixa refletiva lateral deve ir nas laterais, no contorno do veículo, seguindo suas bordas e com espaço de uma faixa para dois espaços vazios.
faixa-recletiva

Entenda como devem ser aplicadas as faixas refletivas 

Hoje, a maioria das faixas refletivas é feita de material adesivo, então podem facilmente ser instaladas pelos motoristas. No entanto, para que funcionem bem, precisam seguir regras instituídas pelo Contran e pela portaria do Detran.

Algumas regras:

  • Os caminhões com carroceria do tipo baú devem usar faixas refletivas nas bordas verticais até o topo. 
  • Para carroceria do tipo tanque, as faixas devem estar dispostas na borda inferior ou horizontal, no alinhamento central. 
  • Nas carrocerias tipo siders, as faixas refletivas devem estar nas bordas inferiores laterais ou no bandô e na traseira.

As faixas refletivas devem ter, no mínimo, um terço da extensão do comprimento do veículo e 80% de sua largura. Caso sejam aplicadas na lateral, suas cores devem ser alternadas, enquanto na parte traseira deve-se inverter a ordem das cores. Seus lados devem ser espelhos do outro.

Além disso, as faixas refletivas devem ter 5 centímetros de altura e, pelo menos, 30 cm de comprimento, sendo 15 cm de cor branca e 15 cm de cor vermelha ou 15 cm de cor amarela e 15 cm de cor preta.

Saiba quais cuidados tomar para manter as faixas visíveis 

As faixas precisam ser visíveis, ou seja, precisam ter determinada quantidade de luminosidade. Por isso, é preciso tomar certos cuidados.

Para garantir o máximo desempenho das faixas refletivas, recomenda-se fazer a limpeza periódica, ou sempre que necessário, de duas formas.

  • Lavagem manual: usando esponja, pano macio ou outro material não abrasivo, além de detergente neutro ou apenas água.
  • Lavagem com equipamentos de alta pressão: deve ser com temperatura máxima de 60 °C. Os jatos de água devem estar, no mínimo, 30 cm distantes da faixa refletiva. Também devem ser utilizados materiais não abrasivos.

Para garantir a vida útil das faixas, que pode chegar a sete anos, os cuidados começam na aplicação.

As faixas refletivas devem ser aplicadas sobre uma superfície limpa e seca, livre de resíduos de detergente, graxa, óleo, piche ou quaisquer outros contaminantes, a fim de garantir a máxima adesão do produto.

A aplicação deve ser feita utilizando uma espátula plástica para pressionar toda a extensão da superfície da faixa refletiva – em especial, as bordas e os cantos.

Tirou suas dúvidas sobre o uso das faixas refletivas? Manter a segurança da frota é essencial para uma operação otimizada e de sucesso. 

Caso você tenha mais dúvidas sobre como gerenciar o risco da frota e evitar acidentes, clique no botão abaixo e solicite contato com os nossos especialistas!

Posts Relacionados