Você sabe como funciona o carro elétrico e por quais motivos ele tem tomado mais espaço dentro do mercado?
Os carros elétricos ficaram ainda mais famosos no mercado atual, onde sustentabilidade e economia são as palavras de peso, mas muitos ainda têm dúvidas sobre esse tipo de veículo: como funcionam? Eles são realmente uma alternativa melhor do que o carro a combustível?
Se você ainda está no dilema “carro elétrico ou carro a combustível?”, hoje nós estamos aqui para te ajudar! Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de optar por esse modelo.
Boa leitura!
Como funciona o carro elétrico?
“Sustentabilidade” é uma palavra de muita força nos últimos anos, e nesse cenário o carro elétrico surgiu como uma melhor opção para o meio ambiente, diminuindo a utilização dos combustíveis feitos de recursos não renováveis.
O veículo elétrico é “ecologicamente correto” porque não utiliza combustíveis fósseis (petróleo, gás ou carvão), funcionando por meio de corrente elétrica. Assim, o carro não gera poluentes, é muito mais econômico e não emite ruídos, sendo que a energia é melhor aproveitada e a condução é mais leve e prática.
Atualmente, existem três tipos de veículos elétricos:
- Plug-in electric: carros 100% elétricos.
- Plug-in hybrid: funcionam com eletricidade e com combustível.
- Hybrid electric: predomina o combustível, mas também funciona com energia elétrica.
Nos últimos anos, os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço nos países de todos continentes, e no Brasil não poderia ser diferente.
Qual é a diferença do motor para carros a combustível?
O carro a combustível funciona a base de combustível injetado numa câmara de combustão. Esse combustível é misturado com ar e a mistura é comprimida pelo pistão até provocar uma faísca e uma explosão.
Assim, o pistão causa o movimento das manivelas, que, agora em movimento rotacional, giram o eixo que controla as rodas.
Por isso, o motor a combustão não é sustentável porque a explosão gera poluentes, que são expelidos no meio ambiente.
Entenda os componentes do motor elétrico
Agora que que você já entende sobre o básico do motor a combustível, é hora de entender melhor como funciona o motor elétrico para facilitar sua comparação:
As quatro bases do carro elétrico são:
- Bateria recarregável;
- Inversor para que a corrente elétrica vire corrente alternada;
- Motor de indução;
- Sistemas de recuperação de energia.
A bateria do veículo elétrico tem um funcionamento parecido com o de uma pilha comum. Na realidade, pode ser composto por essas pilhas em série, gerando energia para rodar o carro.
O carro elétrico pode ser abastecido com energia por meio de uma tomada. Além de recarregável, a bateria tem um sistema de armazenamento e recuperação de corrente elétrica, que é convertida em corrente alternada pelo inversor.
Como acontece a conversão de energia para o motor
A energia contínua convertida em corrente alternada gera um campo magnético. Assim é feita a conversão para o motor: a energia caminha até o motor de indução, acionando os mecanismos necessários e fazendo as rodas girarem.
O motor do carro elétrico é composto por um estator e um rotor. Com o campo magnético funcionando como em ímãs, o rotor gira em círculos: um campo magnético rotacional.
O motor é movido apenas pela eletricidade. Inclusive, o carro elétrico pode ter mais de um motor, e todos dependem da energia armazenada nas baterias para funcionar.
No caso de como funciona o carro elétrico, é o inversor que determina a amplitude da corrente, de acordo com a pressão aplicada sobre o pedal do acelerador. Quando o motorista pede por mais potência, a frequência e amplitude da corrente ficam maiores, acelerando o movimento rotacional e fazendo o rotor girar mais rápido.
Entenda o freio regenerador do carro elétrico
O sistema de recuperação de energia deixa esse carro ainda mais vantajoso para você, pois é econômico, não desperdiça a energia enquanto se move. No caso do carro a combustível, energia é perdida até na hora de frear.
Os elétricos têm um sistema que aproveita as desacelerações do carro para gerar energia a partir do movimento das rodas. Quando o motorista para de acelerar, o freio regenerativo começa a funcionar, deixando de consumir energia e passando a gerar eletricidade.
Por sistema de recuperação de energia, queremos dizer também que, nos veículos elétricos, essa energia retorna para a bateria como eletricidade, e esse é um dos motivos pelos quais esse carro é tão econômico, já que nenhuma energia é perdida.
Afinal, carro elétrico é realmente mais eficiente que o carro a combustão?
Você já conferiu acima como funciona o carro elétrico e como ele consegue ser mais sustentável, eficiente e com baixo custo de manutenção. Além de mais silencioso e, claro, gastar menos com combustível.
Porém, infelizmente, o veículo elétrico ainda tem um valor acima do carro a combustível no Brasil, e tem o grande empecilho da dificuldade em percorrer longas distâncias por precisar de recargas na bateria.
Optar por uma frota elétrica no Brasil pode ainda parecer um desafio, mas o mercado está se adaptando cada vez mais e o preço tende a cair. Inclusive, já existem ônibus elétricos no território brasileiro.
Está interessado e quer entender mais sobre carros elétricos? Nós temos um artigo só sobre esse tema. É só clicar e conferir!
A Younder quer te ajudar a capacitar sua frota com treinamentos eficientes, modernos e inovadores. Fazemos treinamentos teóricos, práticos e personalizados para frotas.
Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas!