Gestão de Frotas

Dia do motociclista: quando comemorar e 3 dicas para valorizar seu funcionário

Escrito por: Equipe Younder

O dia do motociclista é comemorado no Brasil desde 1998 e é essencial para a valorização dos motociclistas que atuam profissionalmente.

O dia do motociclista é comemorado no Brasil desde 1998, quando a ABRAM unificou e oficializou a data.

Inclusive, vale destacar que a atuação da Associação é essencial para a valorização dos motociclistas que atuam profissionalmente.

É claro que aqueles que são motociclistas por hobby ou que usam a motocicleta como transporte também devem comemorar, mas o dia do motociclista tem um gosto ainda mais especial para aqueles que atuam profissionalmente e merecem ser valorizados.

Então, se você trabalha ou possui uma empresa com funcionários motociclistas, é importante conhecer a origem desta data e dar destaque a esse profissional.

E, para te ajudar com ideias de como valorizar os seus colaboradores no dia do motociclista, separamos 3 dicas de ações para você inserir no seu calendário anual nesta data ou ao longo do ano. Confira a seguir!

Afinal, quando é comemorado o dia do motociclista?

O dia do motociclista é 27 de julho oficialmente, mas não foi sempre assim. Antes da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) determinar em 1998 a data oficial, grupos e instituições de cada parte do Brasil comemoravam de forma arbitrária.

É muito comum existir grupos de motociclistas, por exemplo, e eles, por muito tempo, escolhiam quando comemorar o dia do motociclista em variadas datas.

Em busca de unificar as comemorações no Brasil, a ABRAM escolheu a data 27 de julho como dia do motociclista. Não foi uma decisão aleatória, essa era a data que São Paulo comemorava o dia do motociclista desde 1984.

Infográfico Cultura do Grau

Entenda a origem da data

A origem desta data é uma homenagem, como a maioria das datas comemorativas. O deputado Alcides Franciscatto sugeriu o dia 27 de julho para as comemorações no Estado de São Paulo em 1984.

Na época era aniversário de 10 anos da morte de Marcus Bernardi, mecânico da Concessionária Honda de Sorocaba (SP), que faleceu no dia 27 de julho de 1974.

Marcus Bernardi era um motociclista e um mecânico muito querido da concessionária. Por esta razão, o então proprietário desta unidade da concessionária, Rogério Gonçalves, pediu ao deputado Alcides Franciscatto que o dia do motociclista fosse em homenagem ao motociclista.

Esse pedido foi levado em conta também pela ABRAM, que unificou as comemorações em 1998 definindo a data como dia nacional do motociclista.

Anote essas 3 dicas para valorizar seu funcionário motociclista

A valorização do profissional não pode se dar apenas no dia do motociclista, é importante cultivar boas práticas de gestão para continuar investindo no desenvolvimento da sua equipe e incentivando o crescimento desses profissionais.

1) Pratique a educação corporativa

Uma cultura de treinamentos constante é peça-chave para a valorização dos funcionários.

Além disso, investir na capacitação dos seus funcionários permite que a empresa esteja mais preparada para desafios e consiga melhorar sua eficiência e seu resultado.

Para investir mais na educação comportamental e evitar problemas com a sua equipe de motociclistas, garanta que eles tenham acesso a treinamentos no campo de segurança do trabalho e desenvolvimento pessoal, além de outros institucionais sobre a cultura da empresa, por exemplo.

2) Tenha uma cultura de participação

A motivação dos funcionários é importante para que o serviço seja feito com qualidade, por isso é essencial incentivar a participação deles em atividades coletivas, assim cada um se sente parte valorizada e essencial para o funcionamento da empresa como um todo.

Algumas atividades para incentivar a participação é incluir encontros, treinamentos de equipe e eventos na agenda, além de oferecer momentos de confraternização para a equipe de forma recorrente.

Inclusive, uma ótima oportunidade é usar datas comemorativas como o dia do motociclista para realizar alguma ação que valorize a categoria e incentive sua participação nessas atividades institucionais.

Esse tipo de atividade melhora o entrosamento da equipe, é capaz de aliviar climas de tensões e também é uma ótima forma de dar visibilidade aos pontos positivos da equipe e da empresa.

3) Incentive seu funcionário com política de reconhecimento

Nada pior para o bem-estar de um funcionário do que sentir que está dando o seu melhor, mas que não tem o reconhecimento por parte dos gestores, colegas e diretores da empresa.

É muito importante garantir uma rotina de feedback individual, e, em paralelo, as políticas de reconhecimento são uma forma efetiva de incentivar os funcionários a continuarem empenhados e a baterem as metas da empresa.

Inclusive, no dia do motociclista pode ser interessante também dar visibilidade e reconhecimento aos esforços da equipe, destacando os resultados alcançados e a importância do trabalho destes profissionais para o sucesso da empresa.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Vá além da data comemorativa

As pessoas percebem quando as ações são feitas apenas para cumprir protocolos, mas não carregam uma coerência para além da data comemorativa.

E para manter bons funcionários empenhados dentro da empresa, é essencial fazer uma boa gestão.

Se você deseja garantir a satisfação dos seus melhores funcionários, é essencial criar ações que incentivem o desenvolvimento profissional, como treinamentos ou a implementação de iniciativas de valorização do funcionário dentro da cultura da empresa.

Quer entender mais sobre treinamento de equipes e seus benefícios para os resultados da sua empresa? Clique no botão abaixo e fale com um especialista.