Mobilidade

Dia do caminhoneiro: Saiba qual é a data e como valorizar essa categoria na empresa

Escrito por: Gabriela Oliveira

O Dia do Caminhoneiro é sim um dia relevante. A economia brasileira é basicamente transportada em caminhões, afinal, é pelas rodovias que a maior parte do Produto Interno Bruto do país chega do ponto A ao B, todos os dias.

Por esse e outros motivos, é claro que não poderia faltar um dia para homenagear a categoria que torna tudo isso possível. No caso do Dia do Caminhoneiro, no entanto, nos deparamos com três datas diferentes marcadas no calendário.

Os dias 30 de junho, 25 de julho e 16 de setembro são, todos, assinalados como o dia do caminhoneiro – por motivos diferentes. Entenda qual a data do dia do caminhoneiro e confira algumas dicas de ações para valorizar e mostrar seu reconhecimento para essa categoria dentro da empresa. Confira a seguir!

Afinal, qual o verdadeiro dia do caminhoneiro?

Então, qual o dia do caminhoneiro oficial? Bem, as três datas são oficiais, mas carregam origens e significados diferentes.

O dia 30 de junho é o dia do caminhoneiro no estado de São Paulo, criado pela Lei nº 5.487, de 1986, pelo então governador Franco Montoro. Essa data vale apenas para o estado paulista, e não tem popularidade no restante do país.

Vale também aproveitar a data para destacar mulheres que também exercem a profissão, uma vez que tradicionalmente é vista como masculina. O mundo está mudando e se tornando cada vez mais inclusivo. Por isso, as mulheres desta categoria também merecem visibilidade e respeito nesta data.

Faça o tese e descubra se os motoristas da sua frota adotam as melhores práticas

O Dia do Caminhoneiro mais popular: 25 de julho

O dia 25 de julho é, provavelmente, o dia do caminhoneiro mais popular. A data é, na verdade, o Dia de São Cristóvão, que é conhecido como o santo padroeiro dos motoristas em geral.

Segundo a história cristã, no século III o jovem Reprobus, um homem muito forte, aceitou o desafio de ajudar um grupo de pessoas a atravessar um rio perigoso.

Na travessia, enquanto carregava um menino no colo, Reprobus sentia que a criança ficava cada vez mais pesada, dizendo que sentia “como se o mundo inteiro estivesse sobre seus ombros”.

Ao conseguir cruzar o rio, o menino revelou ser, na verdade, Jesus. Mais tarde, ao ser canonizado, Reprobus recebeu o nome de São Cristóvão. O nome significa, literalmente, “aquele que carrega Cristo”.

É por isso que ele tornou-se o padroeiro dos condutores, motoristas e, claro, dos caminhoneiros. Por associação, o dia do caminhoneiro é celebrado no mesmo dia do de São Cristóvão.

O Dia do Caminhoneiro Oficial: 16 de setembro

Apesar do dia de São Cristóvão ser a data escolhida pela maioria dos caminhoneiros e caminhoneiras para celebrar o seu dia, não é ele o dia oficial da categoria.

Criado em 2009 pela Lei nº 11.927, assinada pelo vice-presidente José de Alencar, o dia 16 de setembro é, oficialmente, o Dia Nacional do Caminhoneiro no Brasil.

A escolha parece arbitrária, já que ignora as duas datas já existentes para a celebração, mas o dia 16 de setembro provavelmente foi escolhido por ser a véspera do Dia do Transportador, celebrado em 17 de setembro.

De todo modo, mesmo com a data oficial instituída, a maioria dos caminhoneiros comemora o dia 25 de julho como a data principal de celebração da categoria.

Valorize os motoristas: como criar ações de desenvolvimento para os profissionais da categoria

Seja em 25 de julho ou 16 de setembro, aproveitar a data para homenagear e celebrar essa classe tão importante para o funcionamento do nosso país é essencial.

Durante todo o ano, a sua empresa pode e deve promover ações que ajudem esses profissionais a buscarem o desenvolvimento e evolução pessoal e profissional que merecem.

Treinamentos corporativos são indispensáveis para criar um ambiente de trabalho mais saudável e sustentável.

Além de melhorarem o humor e satisfação dos funcionários, treinamentos e ações internas que promovem o desenvolvimento de habilidades pessoais criam equipes mais eficazes e com melhores resultados. Bom para os funcionários, para as empresas e para os negócios.

Como funcionam os treinamentos corporativos?

Treinamentos corporativos são aulas, cursos ou palestras, que podem acontecer à distância ou presencialmente, sobre temas que visam ajudar os funcionários e membros da equipe a desenvolverem habilidades pessoais.

Essas habilidades não precisam ser diretamente ligadas à atividade que exercem no trabalho, e sim desenvolvimento pessoal para promover um ambiente de trabalho melhor ou a própria satisfação pessoal do colaborador.

Assista abaixo o case e treinamento com os motoristas da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Crie um sistema de bonificação

Outra medida para promover a valorização dos motoristas que pode ser bastante vantajosa é estabelecer um sistema de bonificação.

Seja por bom desempenho, agilidade ou por participar dos treinamentos e dinâmicas da empresa, determinar alguns parâmetros para recompensas extras é uma excelente maneira de manter seu pessoal engajado e satisfeito.

Confira 6 ideias de temas para treinamentos corporativos que a sua empresa pode oferecer

Criatividade

Praticar uma atividade que exerça a criatividade tem potencial para melhorar o humor, a capacidade de comunicação interpessoal e até a saúde. Que tal realizar um workshop ou palestra sobre a importância de exercer a criatividade?

Gestão do tempo

O tempo é nosso bem mais precioso. Saber gerir suas atividades diárias parece uma tarefa simples, mas a maioria das pessoas sofre em balancear trabalho, lazer, saúde, responsabilidades familiares e pessoais.

Promover um treinamento sobre gestão do tempo pode ajudar imensamente seus funcionários a terem vidas mais equilibradas – e jornadas de trabalho mais produtivas.

Ética

Trabalhar o tema da ética entre sua equipe é uma excelente ideia. A temática pode ser abordada de diversas maneiras, lúdicas ou não, e ajuda a esclarecer e pontuar a importância de uma postura honesta nas relações de trabalho.

Seminários sobre Ética podem ajudar a coibir e diminuir, por exemplo, casos de suborno e assédio por parte de funcionários, difundir a importância de zelar e preservar o patrimônio da empresa (caminhões, EPIs, equipamentos de modo geral), respeito às leis e normas de segurança, entre várias outras situações.

Para caminhoneiros, as estradas podem apresentar diversas circunstâncias que colocam a prova a postura ética dos envolvidos, e falar sobre o tema só pode trazer benefícios.

Intraempreendedorismo

O conceito de intraempreendedorismo significa que todos os funcionários podem encarar a empresa como um empreendimento, vestindo a camisa da empresa e encarando os objetivos como metas em comum a todos os envolvidos.

Esse tema faz sentido dentro de uma agenda de Dia do Caminhoneiro porque você pode dar aos seus funcionários a oportunidade de se sentirem empoderados dentro da empresa e fazer com que tenham suas habilidades reconhecidas.

A ideia de promover o intraempreendedorismo é cada vez mais comum em grandes corporações, pois um time intraempreendedor geralmente é mais motivado e engajado com os valores da empresa e se sente mais à vontade para contribuir com ideias.

Motivação

A motivação é um dos temas mais comuns em treinamentos corporativos, e não é por acaso: todos os setores podem se beneficiar de um pouco de motivação para aumentar seu engajamento e produtividade.

Para os caminhoneiros, que passam tanto tempo sozinhos e longe de casa, conseguir manter o espírito positivo e a motivação em alta é muito importante. Convide um palestrante especializado ou monte uma ação descontraída que ajude a promover momentos legais entre a equipe, e promova um momento de reflexão e incentivo.

Comunicação

Uma equipe que se comunica bem vai muito mais longe!

Funcionários que têm habilidades de comunicação bem desenvolvidas e sabem transmitir informações de maneira clara podem evitar muitos prejuízos e garantir mais agilidade a todo o processo.

Investir em treinamentos, dinâmicas e ferramentas de trabalho que facilitem a comunicação é essencial.

Não deixe de agradecer!

Um “obrigado” sincero vale muito. Não deixe de aproveitar a oportunidade do dia do caminhoneiro para agradecer e homenagear essa categoria de profissionais tão importantes para o funcionamento do nosso país.

E se você quer conhecer mais opções de treinamentos para motoristas para desenvolver o potencial da sua frota, clique no botão abaixo e converse com um dos nossos especialistas.