Curso de direção defensiva para frotas

Os motoristas profissionais são expostos cotidianamente a situações de perigo e a direção segura representa uma questão determinante para a vida desses trabalhadores, que correm mais riscos. Por isso, o curso de direção defensiva é pré-requisito para empresas que dispõem de frotas.

Mas em que o responsável pela frota deve ficar atento quando precisa capacitar os motoristas do seu time? 

Veja a seguir alguns aspectos que todas as empresas que têm frotas devem ficar atentas.

Afinal, o que é direção defensiva?

A direção defensiva é um conjunto de habilidades, técnicas e estratégias que ajudam o condutor a evitar acidentes protegendo a própria vida e as vidas das outras pessoas.

Além das técnicas para prevenir acidentes causados por lapsos, desatenções ou agressividade ao volante por parte de outros motoristas, a direção defensiva também compreende a observância das leis de trânsito e a prevenção às más condições das vias ou intempéries climáticas.

Faça o tese e descubra se os motoristas da sua frota adotam as melhores práticas

Obrigatoriedade do curso de direção defensiva

capítulo XIV – Art. 148 do Código de Trânsito Brasileiro, determina em seu parágrafo primeiro que “a formação de condutores deverá incluir, obrigatoriamente, curso de direção defensiva e de conceitos básicos de proteção ao meio ambiente relacionados ao trânsito”.

Já a Resolução nº 168 do CONTRAN de 2004 determina a obrigatoriedade do curso de direção defensiva em contextos específicos. Trata-se de um curso voltado a motoristas de transporte de passageiros e de carga, e tem por objetivo ensinar os condutores a dirigir de forma preventiva a fim de evitar acidentes. Com isso, a certificação desses cursos torna-se pré-requisito no processo de recrutamento e seleção de novos condutores de uma frota.

Quanto aos condutores que já estão na frota, é preciso reciclar o conhecimento do time com treinamentos de direção defensiva e direção econômica de forma a manter a eficiência e segurança da equipe.

É gestor de frota e está em busca de treinamento em direção defensiva para condutores de frota? Clique no botão abaixo para conhecer a Academia de Mobilidade.

Treinamento para Frota

Está procurando curso de direção defensiva para você? Será necessário encontrar uma autoescola, clique no botão abaixo e encontre um CFC mais próximo de você.

Encontre um CFC mais próximo!

Para quem é destinado o curso de direção defensiva 

O curso de direção defensiva é necessário para todos os motoristas por possibilitar uma direção segura, preventiva e corretiva. Entretanto, como vimos acima, ele é obrigatório para determinadas situações e públicos. 

Veja a seguir o que diz a Resolução nº 168 do Contran que detalha as regras e as formas de aplicação dos cursos de condutores (formação, especializados e reciclagem), exames e expedição da habilitação.

Curso de condutores de reciclagem

O curso de reciclagem possui uma carga horária total de 30 horas/aula das quais 8 horas/aula são teóricas e práticas.

Nas autoescolas

As autoescolas devem ministrar o curso de direção defensiva na formação de condutores de veículos de duas rodas ou mais, como carros, ônibus, caminhões e veículos de mineração, por exemplo. A direção defensiva é abordada nos módulos teóricos do curso e nos módulos práticos (via pública, urbana e rural e pilotagem defensiva).

Encontre uma CFC mais próximo de você.

Mudança ou adição de categoria da CNH

O curso de condutores para mudança de categoria também possui o curso de direção defensiva. Ele é abordado tanto teoricamente como na prática (via pública, urbana e rural e pilotagem defensiva).

Já o curso de condutores para adição de categoria possui o total de 20 horas/aula para a categoria “B” e 15 horas/aula para a categoria “A”. O curso é teórico e prático.

Curso de condutores de cursos especializados

São seis os cursos de condutores especializados disponibilizados pelos órgãos oficiais para profissionais de transporte:

  • Coletivo de passageiros;
  • Escolares; 
  • Produtos perigosos; 
  • Emergência;
  • Carga indivisível e outras cargas.

Em todos esses cursos há um total de 50 horas/aula e 15 horas/aula práticas e teóricas.

Curso de atualização para condutores especializados

O curso de condutores para atualização desses 6 cursos especializados possui um total de 16 horas/aula e desse total 5 horas/aula são de direção defensiva práticas e teóricas.

Para que serve o curso de direção defensiva para frotas?

A resposta simples desta pergunta é que o curso de direção defensiva pra frotas serve para preparar o condutor para prevenir acidentes e estar preparado para os riscos e intempéries que pode encontrar no trânsito. 

Mas existem muitos outros aspectos que devem ser mencionados quando tratamos deste assunto. Afinal, o objetivo do curso é prover ao condutor toda a teoria e as práticas para proporcionar a segurança do condutor e de todos à sua volta. 

A direção defensiva possui duas linhas de frente para propiciar uma postura defensiva do condutor, uma prevenindo problemas e acidentes e a outra corrigindo problemas e acidentes.

Assista ao vídeo do treinamento de direção defensiva para frota da Comgás

Veja como trabalhamos, junto com a Comgás, para reduzir eventos de telemetria em seus veículos de frota. O DESAFIO A Comgás realiza um controle interno sobre os incidentes ocorridos na empresa de forma anual e, a partir disso, mitiga as possibilidades de acidentes.

No segundo semestre de 2019, a empresa identificou a necessidade de reduzir eventos de telemetria por conta de aceleração, frenagem e excesso de velocidade nos carros de frota da empresa.

Assista ao vídeo e veja como foi.

https://youtube.com/watch?v=BV2_G9_qs7s%3Ffeature%3Doembed

Curso direção defensiva EAD para frotas

Para você que é gestor de frota e precisa capacitar os colaboradores da empresa e, quer proporcionar uma jornada de aprendizagem completa de capacitação, conscientização e desenvolvimento de habilidades de condutores profissionais de frota em todo o Brasil, a Younder EdTech criou um curso 100% online de direção defensiva para frotas, dentro da Academia de Mobilidade.

O curso é uma solução oferecida para que empresas que têm frotas possam oferecer aos seus colaboradores uma capacitação adequada, de acordo com as necessidades da empresa. De forma simples e escalável para promover aprendizado dos motoristas que estão espalhados em diversas regiões do Brasil.

A primeira providência é uma avaliação de diagnóstico voltada à equipe de motoristas da empresa. Nela o nível de conhecimento técnico e comportamental do condutor é avaliado e, então, cada colaborador é direcionado para uma trilha de aprendizagem ideal.

plataforma digital da Younder foi desenvolvida para facilitar a aplicação dos treinamentos e a gestão dos resultados.

Os cursos teóricos são disponibilizados em uma plataforma digital de educação e cada colaborador da empresa recebe um login individual de acesso. Assim ele pode acessar o curso pelo computador, smartphone, tablet ou qualquer outro dispositivo de acesso à internet.

eBook Tríade da Gestão de Frotas

Curso direção defensiva moto 

O curso de condução defensiva é obrigatório para os motociclistas profissionais. Já na autoescola o aprendiz passa por um curso que contém a disciplina de direção defensiva. Alguns órgãos estão disponibilizando o conteúdo sobre a direção defensiva devido ao alto número de acidentes envolvendo motos. 

Os motociclistas devem estar preparados técnica e psicologicamente para enfrentar as mais diversas condições no trânsito. O curso de direção defensiva ajuda o motociclista a se tornar capaz de antecipar as ações e imprudências por parte de outros motoristas.

Existem também orientações específicas sobre técnicas de pilotagem e a correta posição na moto, mesmo quando transportando passageiro ou baú.

Abaixo preparamos um vídeo que fornece dicas de boas práticas para os motociclistas.

https://youtube.com/watch?v=W02OrMKXSxo%3Ffeature%3Doembed

Diferença entre direção defensiva, evasiva, ofensiva e tática

Veja abaixo as principais diferenças entre as direções defensiva, evasiva, ofensiva e tática:

Direção Defensiva

É a direção comum em que dirigimos atentos a tudo para evitar riscos de acidentes. Esse tipo de direção pressupõe o conhecimento e respeito às normas de trânsito, e a capacidade de se antecipar a possíveis situações perigosas para evitá-las.

Direção Evasiva

É o tipo de direção em que as ações têm o propósito de evitar uma situação inesperada. Podemos exemplificar com acidentes, tentativas de assalto ou sequestro ou mesmo animais na pista. Este tipo de direção é usado em casos em que o condutor precisa fugir de alguma ameaça e manter seguras as pessoas que estão no veículo.

Direção Ofensiva

A direção tática apresenta também a utilização do veículo para manobras  mais agressivas. Na prática, ela se dá com o impacto deliberado de determinados pontos do outro veículo para que assim se consiga vantagem na direção.

Conclusão

As empresas de alta performance que possuem frotas, sabem da importância de aplicar treinamentos constantes com objetivo de reciclar conhecimento e manter a equipe sempre atenta aos riscos.

Os gestores de frota que buscam melhor desempenho e eficiência na operação entendem que uma direção segura também é uma direção econômica.

Deste modo, a Younder proporciona uma metodologia e um sistema para facilitar a aplicação de treinamentos para frota.

Saiba mais como podemos ajudar. Clique no botão abaixo e fale com um especialista.

Fale com um especialista

Posts Relacionados